A Escritura do Sertão: construção e derivas da imagem- sertão em obras paradigmas da sertanidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guelman, Leonardo Caravana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/19356
Resumo: O presente trabalho se lança a uma cartografia de uma escritura do sertão, procurando percorrer, em suas tramas textuais, os diversos sentidos que a força expressiva da imagem-sertão foi suscitando em relatos, impressões e narrativas, no entretecer de uma urdidura. A escritura, em sua condição instauradora do sentido, aparece-nos como um transfundo, dinâmico e atravessado por diversas escritas, que, em parte, emergem de seu movimento, mas que, também, lhe conferem novos desdobramentos. A partir dessa condição, o trabalho se propõe a uma descrição interpretativa, construída em camadas, como forma de estabelecer domínios distintos dessa escritura, na construção de uma imagem-sertão. Uma primeira destas se volta para um esboço genealógico do desígnio sertão; uma segunda, procura estabelecer traços recorrentes universais em sua textualidade na conformação de uma planificação literária a envolver o sertão; um terceiro plano descritivo busca reconhecer inflexões sobre os planos anteriores, na abordagem de três obras-paradigmas, como modalidades distintas de envolver e conceber o sertão. Seguimos, então, o enfoque de Os Sertões, de Euclides da Cunha, examinado como uma instauração arqueológica do sertão; do Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, apreendido como deriva ontológica; e d A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, reconhecida como uma inflexão alegórica. O curso dessas descrições, em sucessivas camadas, a partir das questões tratadas, nos leva a considerar, no escopo maior deste trabalho, a proposição de uma matriz descritiva e interpretativa do sertão.
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