Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Kássia de Paula Rangel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21866
Resumo: O artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi analisada a legislação que instituiu o Pronatec e, por fim, foram apontadas contradições discursivas do partido político que engendrou esta política pública. A metodologia utilizada foi análise documental e levantamento bibliográfico, a fim de verificar se o material ofertado ressaltava e estimulava a construção de uma subjetividade neoliberal entre os jovens.
id UFF-2_764dc826a00251f33b134e2b8515c29f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21866
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolarPronatec EmpreendedorEmpreendedorismoEducação profissionalEducação profissionalMaterial didáticoEmpreendedorismoPRONATECEntrepreneur PronatecEntrepreneurshipProfessional EducationO artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi analisada a legislação que instituiu o Pronatec e, por fim, foram apontadas contradições discursivas do partido político que engendrou esta política pública. A metodologia utilizada foi análise documental e levantamento bibliográfico, a fim de verificar se o material ofertado ressaltava e estimulava a construção de uma subjetividade neoliberal entre os jovens.The following article propose a discussion about the courseware offered by the government program Pronatec Empreendedor. To start the investigation of this research, was discussed the historical context of Professional Education in Brazil, then was analysed the law that instituted Pronatec and, in the end, were pointed the discursive contradictions of the political party that engendered this public policy. The methodology used was document analysis and bibliography survey in order to verify if the courseware offered emphasized and stimulated the construction of a neoliberal subjectivity among the young.Monteiro, Cristiano FonsecaGomes, Eduardo RodriguesAugusto, Cláudio de FariasPedrosa, Kássia de Paula Rangel2021-05-04T17:24:24Z2021-05-04T17:24:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEDROSA, Kássia de Paula Rangel. Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21866Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T02:50:07Zoai:app.uff.br:1/21866Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:19.309251Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
title Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
spellingShingle Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
Pedrosa, Kássia de Paula Rangel
Pronatec Empreendedor
Empreendedorismo
Educação profissional
Educação profissional
Material didático
Empreendedorismo
PRONATEC
Entrepreneur Pronatec
Entrepreneurship
Professional Education
title_short Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
title_full Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
title_fullStr Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
title_full_unstemmed Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
title_sort Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
author Pedrosa, Kássia de Paula Rangel
author_facet Pedrosa, Kássia de Paula Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Cristiano Fonseca
Gomes, Eduardo Rodrigues
Augusto, Cláudio de Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Kássia de Paula Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Pronatec Empreendedor
Empreendedorismo
Educação profissional
Educação profissional
Material didático
Empreendedorismo
PRONATEC
Entrepreneur Pronatec
Entrepreneurship
Professional Education
topic Pronatec Empreendedor
Empreendedorismo
Educação profissional
Educação profissional
Material didático
Empreendedorismo
PRONATEC
Entrepreneur Pronatec
Entrepreneurship
Professional Education
description O artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi analisada a legislação que instituiu o Pronatec e, por fim, foram apontadas contradições discursivas do partido político que engendrou esta política pública. A metodologia utilizada foi análise documental e levantamento bibliográfico, a fim de verificar se o material ofertado ressaltava e estimulava a construção de uma subjetividade neoliberal entre os jovens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T17:24:24Z
2021-05-04T17:24:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDROSA, Kássia de Paula Rangel. Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21866
Aluno de Graduação
identifier_str_mv PEDROSA, Kássia de Paula Rangel. Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823618346188800