Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7684 |
Resumo: | instalação dos equipamentos submarinos durante o desenvolvimento dos campos de petróleo e gás é realizada por embarcações de apoio ao lançamento de dutos. Essas embarcações especializadas devem buscar equipamentos no porto e realizar sua instalação no campo offshore. O objetivo desta dissertação é utilizar ferramentas de otimização visando encontrar uma sequencia de instalação de equipamentos que minimize a duração total do projeto buscando reduzir os tempos de trânsito entre os campos offshore e o porto de apoio. De modo a obter essa redução, uma heurística GRASP foi realizada utilizando a busca local 2-OPT os quais foram aplicados em um projeto concluído no ano de 2014. Os resultados mostraram uma redução de 2,5% no cronograma do projeto (app. 2,5 dias no estudo de caso aplicado) quando comparada ao cronograma desenvolvido apenas com o conhecimento dos especialistas na área. Essa otimização representa uma redução considerável no cronograma e finalmente no custo do projeto, já que cada dia adicional nesse tipo de projeto pode custar mais de $300k, incluindo a diária da embaração e o pessoal mobilizado. A aplicação regular de algoritmos de otimização no roteamento das embarcações durante todo o ano nos múltiplos projetos que ocorrem em paralelo tem o potencial de economizar milhões de dólares para a indústria |
id |
UFF-2_76a8b72080fce1059d79f4bf65a2f3c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7684 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industryPetróleo e gásOtimizaçãoRoteamento de veículosGrasp2-optPetróleoGásOtimizaçãoHeurísticaOil and gasOptimizationVehicle routinginstalação dos equipamentos submarinos durante o desenvolvimento dos campos de petróleo e gás é realizada por embarcações de apoio ao lançamento de dutos. Essas embarcações especializadas devem buscar equipamentos no porto e realizar sua instalação no campo offshore. O objetivo desta dissertação é utilizar ferramentas de otimização visando encontrar uma sequencia de instalação de equipamentos que minimize a duração total do projeto buscando reduzir os tempos de trânsito entre os campos offshore e o porto de apoio. De modo a obter essa redução, uma heurística GRASP foi realizada utilizando a busca local 2-OPT os quais foram aplicados em um projeto concluído no ano de 2014. Os resultados mostraram uma redução de 2,5% no cronograma do projeto (app. 2,5 dias no estudo de caso aplicado) quando comparada ao cronograma desenvolvido apenas com o conhecimento dos especialistas na área. Essa otimização representa uma redução considerável no cronograma e finalmente no custo do projeto, já que cada dia adicional nesse tipo de projeto pode custar mais de $300k, incluindo a diária da embaração e o pessoal mobilizado. A aplicação regular de algoritmos de otimização no roteamento das embarcações durante todo o ano nos múltiplos projetos que ocorrem em paralelo tem o potencial de economizar milhões de dólares para a indústriaThe installation of subsea equipment during the development of offshore oil and gas fields is performed by pipelay support vessels. These specialized vessels must load-out equipment in port locations and install them in the offshore field. The objective of this thesis is to use optimization tools to find a sequence of equipment installation that minimizes the total duration of the project, by reducing transit durations between offshore fields and the base port. To achieve this reduction, a GRASP heuristic with a 2-OPT local search was applied to a specific project concluded in 2014. The results showed a reduction of 2.5% in the project schedule (app. 2.5 days in the case studied) when compared to the schedule developed only with the knowledge of the experts in the area. This optimization represents a sizable reduction in the schedule and ultimately in the project cost, considering each additional day in this kind of project could cost more than $300k dollars, including the vessel daily rate and the personnel mobilized. The consistent application of optimization algorithms in the routing of the vessels throughout the year and multiple projects in parallel has the potential to save millions of dollars for the industryBarboza, Eduardo UchoaRoboredo, Marcos CostaAlvim, Adriana Cesário de FariaCallado, Gustavo Freitas Mendes2018-09-26T16:13:38Z2018-09-26T16:13:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALLADO, Gustavo Freitas Mendes. Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry. 2018. 63 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7684Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-11T14:34:33Zoai:app.uff.br:1/7684Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:15.368048Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
title |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
spellingShingle |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry Callado, Gustavo Freitas Mendes Petróleo e gás Otimização Roteamento de veículos Grasp 2-opt Petróleo Gás Otimização Heurística Oil and gas Optimization Vehicle routing |
title_short |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
title_full |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
title_fullStr |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
title_full_unstemmed |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
title_sort |
Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry |
author |
Callado, Gustavo Freitas Mendes |
author_facet |
Callado, Gustavo Freitas Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barboza, Eduardo Uchoa Roboredo, Marcos Costa Alvim, Adriana Cesário de Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Callado, Gustavo Freitas Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Petróleo e gás Otimização Roteamento de veículos Grasp 2-opt Petróleo Gás Otimização Heurística Oil and gas Optimization Vehicle routing |
topic |
Petróleo e gás Otimização Roteamento de veículos Grasp 2-opt Petróleo Gás Otimização Heurística Oil and gas Optimization Vehicle routing |
description |
instalação dos equipamentos submarinos durante o desenvolvimento dos campos de petróleo e gás é realizada por embarcações de apoio ao lançamento de dutos. Essas embarcações especializadas devem buscar equipamentos no porto e realizar sua instalação no campo offshore. O objetivo desta dissertação é utilizar ferramentas de otimização visando encontrar uma sequencia de instalação de equipamentos que minimize a duração total do projeto buscando reduzir os tempos de trânsito entre os campos offshore e o porto de apoio. De modo a obter essa redução, uma heurística GRASP foi realizada utilizando a busca local 2-OPT os quais foram aplicados em um projeto concluído no ano de 2014. Os resultados mostraram uma redução de 2,5% no cronograma do projeto (app. 2,5 dias no estudo de caso aplicado) quando comparada ao cronograma desenvolvido apenas com o conhecimento dos especialistas na área. Essa otimização representa uma redução considerável no cronograma e finalmente no custo do projeto, já que cada dia adicional nesse tipo de projeto pode custar mais de $300k, incluindo a diária da embaração e o pessoal mobilizado. A aplicação regular de algoritmos de otimização no roteamento das embarcações durante todo o ano nos múltiplos projetos que ocorrem em paralelo tem o potencial de economizar milhões de dólares para a indústria |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-26T16:13:38Z 2018-09-26T16:13:38Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALLADO, Gustavo Freitas Mendes. Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry. 2018. 63 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/7684 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
CALLADO, Gustavo Freitas Mendes. Optimizing the schedule of a subsea construction project for the oil and gas industry. 2018. 63 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823603758399488 |