Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9862
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrara importância da aplicação dos jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia. Ao se considerar a disciplina sociologia, que passou por intermitências ao longo da história, se tem como consequência, uma carência considerável de materiais que auxiliem na construção do planejamento de aula em comparação às outras disciplinas. As questões norteadoras desse trabalho são: De que forma se pode utilizar os jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia? E, como os novos dispositivos de ensino aprendizagem podem servir de material para o ensino da sociologia? A discussão teórica se sustenta em autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget, além de outros estudiosos sobre o tema como Tizuko Morchida Kishimoto e Gilson Schwartz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada numa análise do emprego de jogos com turmas do ensino médio no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Além disso, há também o resultado de uma breve analise de outras produções bibliográficas acerca do mesmo tema, com o objetivo de ampliar as percepções acerca dessa proposta. Nessa perspectiva, busca se demonstrar os jogos como ferramenta relevante, em que a sua ludicidade pode ser utilizada como estratégia no ensino aprendizagem, além da possibilidade de olhar a competição como aliada do aprendizado
id UFF-2_772f6ab123dd83befde8123b1b1db3c6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9862
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de SociologiaJogos-didáticosTransposição didáticaSociologiaPráticas metodológicasSociologia escolarJogo educativoProcesso de ensino-aprendizagemPrática pedagógicaGames-didacticDidactic transpositionSociologyMethodological practicesO objetivo deste trabalho é demonstrara importância da aplicação dos jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia. Ao se considerar a disciplina sociologia, que passou por intermitências ao longo da história, se tem como consequência, uma carência considerável de materiais que auxiliem na construção do planejamento de aula em comparação às outras disciplinas. As questões norteadoras desse trabalho são: De que forma se pode utilizar os jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia? E, como os novos dispositivos de ensino aprendizagem podem servir de material para o ensino da sociologia? A discussão teórica se sustenta em autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget, além de outros estudiosos sobre o tema como Tizuko Morchida Kishimoto e Gilson Schwartz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada numa análise do emprego de jogos com turmas do ensino médio no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Além disso, há também o resultado de uma breve analise de outras produções bibliográficas acerca do mesmo tema, com o objetivo de ampliar as percepções acerca dessa proposta. Nessa perspectiva, busca se demonstrar os jogos como ferramenta relevante, em que a sua ludicidade pode ser utilizada como estratégia no ensino aprendizagem, além da possibilidade de olhar a competição como aliada do aprendizadoThe objective of this study is to demonstrate the importance of the application of the games as a resource for the didactic transposition in the teaching of sociology. When considering the discipline sociology, which went through flashes throughout history, it has as a consequence, a considerable lack of material to assist in the construction of lesson planning compared to other disciplines. The guiding questions of this study are: How you can use the games as a resource for the didactic transposition in the teaching of sociology? And as the new teaching and learning devices can serve as material for the teaching of sociology? The theoretical discussion is based on authors such as Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget and other scholars on the subject as Tizuko Morchida Kishimoto and Gilson Schwartz.This is a qualitative research, based on an analysis of the use of games with high school classes in the State College Lyceum Nile. In addition, there is also the result of a brief analysis of other bibliographical productions about the same theme, with the aim of expanding the perceptions about this proposal. In this perspective, seeks to demonstrate the games as an important tool in that its truth can be used as a strategy for teaching and learning, and the opportunity to look at the competition as an ally of learningCruvello, ElisabeteTeixeira, Rosana da CâmaraMarendino, RosaneMoura, Gabriela da Silva2019-06-06T19:26:22Z2019-06-06T19:26:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9862Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T18:50:43Zoai:app.uff.br:1/9862Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:07.427969Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
title Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
spellingShingle Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
Moura, Gabriela da Silva
Jogos-didáticos
Transposição didática
Sociologia
Práticas metodológicas
Sociologia escolar
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Games-didactic
Didactic transposition
Sociology
Methodological practices
title_short Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
title_full Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
title_fullStr Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
title_full_unstemmed Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
title_sort Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
author Moura, Gabriela da Silva
author_facet Moura, Gabriela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruvello, Elisabete
Teixeira, Rosana da Câmara
Marendino, Rosane
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos-didáticos
Transposição didática
Sociologia
Práticas metodológicas
Sociologia escolar
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Games-didactic
Didactic transposition
Sociology
Methodological practices
topic Jogos-didáticos
Transposição didática
Sociologia
Práticas metodológicas
Sociologia escolar
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Games-didactic
Didactic transposition
Sociology
Methodological practices
description O objetivo deste trabalho é demonstrara importância da aplicação dos jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia. Ao se considerar a disciplina sociologia, que passou por intermitências ao longo da história, se tem como consequência, uma carência considerável de materiais que auxiliem na construção do planejamento de aula em comparação às outras disciplinas. As questões norteadoras desse trabalho são: De que forma se pode utilizar os jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia? E, como os novos dispositivos de ensino aprendizagem podem servir de material para o ensino da sociologia? A discussão teórica se sustenta em autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget, além de outros estudiosos sobre o tema como Tizuko Morchida Kishimoto e Gilson Schwartz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada numa análise do emprego de jogos com turmas do ensino médio no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Além disso, há também o resultado de uma breve analise de outras produções bibliográficas acerca do mesmo tema, com o objetivo de ampliar as percepções acerca dessa proposta. Nessa perspectiva, busca se demonstrar os jogos como ferramenta relevante, em que a sua ludicidade pode ser utilizada como estratégia no ensino aprendizagem, além da possibilidade de olhar a competição como aliada do aprendizado
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-06T19:26:22Z
2019-06-06T19:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9862
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9862
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823726430257152