Tecnologias educativas: a percepção das puérperas frente à amamentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroza, Valéria Cristina Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22325
Resumo: Introdução: No Brasil, dados de prevalência de indicadores de aleitamento materno indicam crescimento e adesão à prática. Entretanto, apesar do crescimento significativo ao longo dos anos os indicadores ainda se encontram abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Sendo o profissional de saúde em especial o enfermeiro um motivador da prática de amamentação, este deve a partir de informações adequadas intervir proporcionando conhecimento a mulher sobre a prática da amamentação, melhorando assim os índices de adesão. Objetivos: Analisar a percepção de mulheres nutrizes sobre o uso de tecnologias educativas na promoção da amamentação, caracterizar o perfil das mulheres nutrizes; descrever as tecnologias educativas apontadas pelas mulheres nutrizes e identificar a percepção das mulheres nutrizes sobre o uso de tecnologias educativas na promoção da amamentação. Metodologia: O trabalho tem natureza descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo realizado em enfermaria de alojamento conjunto do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, com 10 mulheres nutrizes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online e os dados submetidos à análise embasada em manuais, protocolos, guidelines nacionais e internacionais e ainda em estudos de autores especialistas no assunto. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) sob o número de parecer 38.830.314. Resultados e Discussão: Diante da análise realizada, emergiram das respostas duas unidades temática: Tecnologias educativas: desafio para profissionais de saúde na promoção da amamentação e a percepção das mulheres quanto ao uso das tecnologias educativas no contexto da amamentação. Identificou-se que apesar da importância da utilização de tecnologias educativas para a orientação na amamentação ainda hoje há uma superficialidade tanto na utilização de diferentes abordagens quanto nas informações orientadas o que pode ser um fator negativo para a continuidade da amamentação. Conclusão: Conclui-se que há a necessidade de melhoria na assistência prestada às mulheres nutrizes e que apesar do aumento dos índices de amamentação no Brasil, a mudança faz-se necessária nas práticas educativas de modo a atravessar a barreira da superficialidade das orientações e a não utilização de diferentes abordagens, sejam elas realizadas no período gestacional ou puerperal visto que a conscientização das mulheres a partir da educação em saúde é um processo facilitador para a sensibilização quanto à importância da amamentação.
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Objetivos: Analisar a percepção de mulheres nutrizes sobre o uso de tecnologias educativas na promoção da amamentação, caracterizar o perfil das mulheres nutrizes; descrever as tecnologias educativas apontadas pelas mulheres nutrizes e identificar a percepção das mulheres nutrizes sobre o uso de tecnologias educativas na promoção da amamentação. Metodologia: O trabalho tem natureza descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo realizado em enfermaria de alojamento conjunto do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, com 10 mulheres nutrizes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online e os dados submetidos à análise embasada em manuais, protocolos, guidelines nacionais e internacionais e ainda em estudos de autores especialistas no assunto. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) sob o número de parecer 38.830.314. Resultados e Discussão: Diante da análise realizada, emergiram das respostas duas unidades temática: Tecnologias educativas: desafio para profissionais de saúde na promoção da amamentação e a percepção das mulheres quanto ao uso das tecnologias educativas no contexto da amamentação. Identificou-se que apesar da importância da utilização de tecnologias educativas para a orientação na amamentação ainda hoje há uma superficialidade tanto na utilização de diferentes abordagens quanto nas informações orientadas o que pode ser um fator negativo para a continuidade da amamentação. Conclusão: Conclui-se que há a necessidade de melhoria na assistência prestada às mulheres nutrizes e que apesar do aumento dos índices de amamentação no Brasil, a mudança faz-se necessária nas práticas educativas de modo a atravessar a barreira da superficialidade das orientações e a não utilização de diferentes abordagens, sejam elas realizadas no período gestacional ou puerperal visto que a conscientização das mulheres a partir da educação em saúde é um processo facilitador para a sensibilização quanto à importância da amamentação.Introduction: In Brazil, data on the prevalence of breastfeeding indicators indicate growth and adherence to the practice. However, despite the significant growth over the years, the indicators are still below that recommended by the World Health Organization. As the health professional, especially the nurse, being a motivator of breastfeeding practice, he must, based on adequate information, intervene providing knowledge women about the practice of breastfeeding, thus improving adherence rates. Objectives: To analyze the perception of nursing mothers about the use of educational technologies to promote breastfeeding, to characterize the profile of nursing mothers; describe the educational technologies pointed out by nursing mothers and identify the perception of nursing mothers about the use of educational technologies in promoting breastfeeding. Methodology: The work has a descriptive, exploratory nature, with a qualitative approach, such as field research carried out in a joint accommodation ward at Hospital Maternidade Fernando Magalhães, with 10 nursing mothers. Data collection was carried out through an online questionnaire and the data were submitted to analysis based on manuals, protocols, national and international guidelines and also in studies by authors specialized in the subject. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Municipal Health Secretariat of Rio de Janeiro (SMS / RJ) under the number 38.830.314. Results and Discussion: In view of the analysis carried out, two thematic units emerged from the responses: Educational technologies: challenge for health professionals in promoting breastfeeding and the perception of women regarding the use of educational technologies in the context of breastfeeding. It was identified that despite the importance of using educational technologies for breastfeeding guidance, today there is still a superficiality both in the use of different approaches and in oriented information, which can be a negative factor for encouraging breastfeeding. Conclusion: It is concluded that there is a need for improvement in the assistance provided to women nursing mothers and that despite the increase in breastfeeding rates in Brazil, the change is necessary in educational practices in order to cross the barrier of superficiality of the guidelines and the non-use of different approaches, be they carried out during the gestational or puerperal period, since women's awareness based on health education is a facilitating process for raising awareness about the importance of breastfeeding.Messias, Cláudia MariaMatos, Patrícia Salles Damasceno deSilva, Jorge Luiz Lima daAlves, Márcia Rocha da SilvaPedroza, Valéria Cristina Machado2021-06-11T19:17:57Z2021-06-11T19:17:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPedroza, Valéria Cristina Machado. Tecnologias educativas: a percepção das puérperas frente à amamentação. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22325http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-05T17:42:03Zoai:app.uff.br:1/22325Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-05T17:42:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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