Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Estevao Macedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26387
Resumo: Atualmente o Ensino de Física enfrenta diversos problemas, dentre estes notam-se: estudantes desinteressados devido à cultura do “Física é muito difícil de entender”, a falta de elementos que tragam os conceitos teóricos para o contexto social e cultural dos educandos e até mesmo a alta taxa de reprovação que a disciplina apresenta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física no contexto escolar, apresentando atividades avaliativas que se utilizam de memes, produzindo assim um material que está mais próximo do contexto social da maioria dos estudantes. Para isso foi feita uma retrospectiva do Ensino de Física, procurando correlações entre o humor, o riso e a aprendizagem. Investigamos como são entendidos os processos de ensino e de aprendizagem através da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, realizando uma revisão teórica de artigos a respeito da utilização de memes no contexto da sala de aula. Com intuito de compreender os tipos de avaliação da aprendizagem, fizemos um estudo acerca do tema. Por fim, foram apresentadas sugestões de atividades avaliativas com a utilização de memes como estratégia na avaliação da aprendizagem no Ensino de Física.
id UFF-2_77642a7ef1ca24f447ad095c26e3f137
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26387
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagemEnsino de FísicaAprendizagem Significativa CríticaMemesAvaliação da AprendizagemEnsino de FísicaAvaliação educacionalMemeAprendizagem significativaProdução intelectualPhysics TeachingCritical Meaningful LearningMemesLearning AssessmentAtualmente o Ensino de Física enfrenta diversos problemas, dentre estes notam-se: estudantes desinteressados devido à cultura do “Física é muito difícil de entender”, a falta de elementos que tragam os conceitos teóricos para o contexto social e cultural dos educandos e até mesmo a alta taxa de reprovação que a disciplina apresenta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física no contexto escolar, apresentando atividades avaliativas que se utilizam de memes, produzindo assim um material que está mais próximo do contexto social da maioria dos estudantes. Para isso foi feita uma retrospectiva do Ensino de Física, procurando correlações entre o humor, o riso e a aprendizagem. Investigamos como são entendidos os processos de ensino e de aprendizagem através da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, realizando uma revisão teórica de artigos a respeito da utilização de memes no contexto da sala de aula. Com intuito de compreender os tipos de avaliação da aprendizagem, fizemos um estudo acerca do tema. Por fim, foram apresentadas sugestões de atividades avaliativas com a utilização de memes como estratégia na avaliação da aprendizagem no Ensino de Física.Currently, Physics Teaching faces several problems, among which are: disinterested students due to the culture of "Physics is very difficult to understand", the lack of elements that bring the theoretical concepts to the social and cultural context of the students and even the high failure rate that the subject presents. In this sense, the aim of this work is to contribute to the improvement of Physics learning in the school context, presenting evaluative activities that use memes, thus producing a material that is closer to the social context of most students. For this, a retrospective of Physics Teaching was made, looking for correlations among humor, laughter and learning. It was investigated how we understand the teaching and learning processes through the Meaningful Learning Theory and the Critical Meaningful Learning Theory, carrying out a theoretical review of articles about the use of memes in the classroom context. In order to understand the types of learning assessment, a study was carried out on the subject. Finally, suggestions for evaluative activities were presented with the use of memes as a strategy in the evaluation of learning in Physics Teaching.60 pSathler, Karla Silene Oliveira MarinhoAlmeida, Lucia da Cruz deSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deCosta, IsaBandeira, Estevao Macedo2022-10-05T17:40:35Z2022-10-05T17:40:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBANDEIRA, Estevao Macedo. Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26387CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:40:39Zoai:app.uff.br:1/26387Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:53.989075Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
title Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
spellingShingle Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
Bandeira, Estevao Macedo
Ensino de Física
Aprendizagem Significativa Crítica
Memes
Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Física
Avaliação educacional
Meme
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Physics Teaching
Critical Meaningful Learning
Memes
Learning Assessment
title_short Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
title_full Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
title_fullStr Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
title_sort Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem
author Bandeira, Estevao Macedo
author_facet Bandeira, Estevao Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sathler, Karla Silene Oliveira Marinho
Almeida, Lucia da Cruz de
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de
Costa, Isa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Estevao Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Aprendizagem Significativa Crítica
Memes
Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Física
Avaliação educacional
Meme
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Physics Teaching
Critical Meaningful Learning
Memes
Learning Assessment
topic Ensino de Física
Aprendizagem Significativa Crítica
Memes
Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Física
Avaliação educacional
Meme
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Physics Teaching
Critical Meaningful Learning
Memes
Learning Assessment
description Atualmente o Ensino de Física enfrenta diversos problemas, dentre estes notam-se: estudantes desinteressados devido à cultura do “Física é muito difícil de entender”, a falta de elementos que tragam os conceitos teóricos para o contexto social e cultural dos educandos e até mesmo a alta taxa de reprovação que a disciplina apresenta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física no contexto escolar, apresentando atividades avaliativas que se utilizam de memes, produzindo assim um material que está mais próximo do contexto social da maioria dos estudantes. Para isso foi feita uma retrospectiva do Ensino de Física, procurando correlações entre o humor, o riso e a aprendizagem. Investigamos como são entendidos os processos de ensino e de aprendizagem através da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, realizando uma revisão teórica de artigos a respeito da utilização de memes no contexto da sala de aula. Com intuito de compreender os tipos de avaliação da aprendizagem, fizemos um estudo acerca do tema. Por fim, foram apresentadas sugestões de atividades avaliativas com a utilização de memes como estratégia na avaliação da aprendizagem no Ensino de Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T17:40:35Z
2022-10-05T17:40:35Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BANDEIRA, Estevao Macedo. Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26387
identifier_str_mv BANDEIRA, Estevao Macedo. Humor no ensino de física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823563518246912