Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Tayana da Costa Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225
Resumo: O panorama da prática profissional em saúde aponta uma importante fragmentação do sistema e o predomínio da perspectiva da uniprofissionalidade, não sendo efetivas para suprir o panorama da saúde que é vivenciado nos dias de hoje devido o processo saúde-doença envolver diversos determinantes que extrapolam os limites anatomopatológicos. De acordo com O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa publicada pela Organização Mundial de Saúde em 2010 considera a colaboração interprofissional em educação como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na crise mundial na força de trabalho em saúde, reconhece a fragmentação dos sistemas de saúde no mundo e o desafio de prestar saúde frente a problemas cada vez mais complexos. Os objetivos desta pesquisa são discutir a prática formativa no grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na perspectiva da interprofissionalidade em saúde e identificar as ferramentas pedagógicas empregadas na formação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para construção da prática interprofissional. Trata-se de um estudo de investigação desenhado centrado nas narrativas, uma construção que está circunscrita no campo da investigação qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista aberta, a observação participante com foco na interação dos estudantes e professores e o material coletado foi anotado e registrado no diário institucional. Foram analisadas 10 narrativas produzidas e organizadas em três núcleos dos sentidos intitulados de: Aprendizagem da significação; Significação da vivencia e Os Encontros e Suas Implicações. Através deste estudo foi possível enfatizar que a produção de encontros entre usuários e acadêmicos da área de saúde se apresentou como um grande potencial de estabelecimento do território colaborativa apresentando como ferramentas e elementos para a construção de uma prática Interprofissional a produção de narrativas acerca desses encontros e suas implicações, o encontro entre profissões e entre os sujeitos.
id UFF-2_77848b1deb4e245ba2011c4f94027397
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27225
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativasNarrativaCuidado em saúdeFormação Interprofissional em SaúdeNarraçãoEducação interprofissionalPessoal de saúdeNarrativeHealth careInterprofessional health trainingO panorama da prática profissional em saúde aponta uma importante fragmentação do sistema e o predomínio da perspectiva da uniprofissionalidade, não sendo efetivas para suprir o panorama da saúde que é vivenciado nos dias de hoje devido o processo saúde-doença envolver diversos determinantes que extrapolam os limites anatomopatológicos. De acordo com O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa publicada pela Organização Mundial de Saúde em 2010 considera a colaboração interprofissional em educação como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na crise mundial na força de trabalho em saúde, reconhece a fragmentação dos sistemas de saúde no mundo e o desafio de prestar saúde frente a problemas cada vez mais complexos. Os objetivos desta pesquisa são discutir a prática formativa no grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na perspectiva da interprofissionalidade em saúde e identificar as ferramentas pedagógicas empregadas na formação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para construção da prática interprofissional. Trata-se de um estudo de investigação desenhado centrado nas narrativas, uma construção que está circunscrita no campo da investigação qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista aberta, a observação participante com foco na interação dos estudantes e professores e o material coletado foi anotado e registrado no diário institucional. Foram analisadas 10 narrativas produzidas e organizadas em três núcleos dos sentidos intitulados de: Aprendizagem da significação; Significação da vivencia e Os Encontros e Suas Implicações. Através deste estudo foi possível enfatizar que a produção de encontros entre usuários e acadêmicos da área de saúde se apresentou como um grande potencial de estabelecimento do território colaborativa apresentando como ferramentas e elementos para a construção de uma prática Interprofissional a produção de narrativas acerca desses encontros e suas implicações, o encontro entre profissões e entre os sujeitos.The panorama of health professional practice points to an important fragmentation of the system and the predominance of the perspective of uniprofessionality, not being effective to supply the panorama of health that is experienced today because the health-disease process involves several determinants that go beyond the limits. According to The Framework for Action on Interprofessional Education and Collaborative Practice published by the World Health Organization in 2010 considers interprofessional collaboration in education as an innovative strategy that will play an important role in the global crisis in the health workforce, recognizes the fragmentation of health systems in the world and the challenge of providing health in the face of increasingly complex problems. The objectives of this research are to discuss the formative practice in the PET-Health group from the perspective of interprofessionality in health and to identify the pedagogical tools used in the formation of the PET-Health group to construct interprofessional practice. It is a research study designed centered on narratives, a construction that is circumscribed in the field of qualitative research. The data collection techniques employed were open interview, participant observation focused on the interaction of students and teachers and the material collected was noted and recorded in the institutional journal. We analyzed 10 narratives produced and organized in three sense nuclei entitled: Learning of meaning; Meaning of the experience and the Encounters and their Implications. Through this study it was possible to emphasize that the production of meetings between users and academics of the health area presented as a great potential of establishing the collaborative territory presenting as tools and elements for the construction of an interprofessional practice the production of narratives about these meetings and implications, the encounter between professions and between subjects.56 p.Silva, Ana Lúcia Abrahão dahttp://lattes.cnpq.br/7027005675544329Souza, Ândrea Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/6380156627165808Figueiredo, Eluana Borges Leitão dehttp://lattes.cnpq.br/1587112444902060Muniz, Marcela Pimenta Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316http://lattes.cnpq.br/4754944082273735Messias, Tayana da Costa Marques2022-12-12T13:06:21Z2022-12-12T13:06:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMessias, Tayana da Costa Marques. Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-12T13:06:25Zoai:app.uff.br:1/27225Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:54.689352Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
title Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
spellingShingle Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
Messias, Tayana da Costa Marques
Narrativa
Cuidado em saúde
Formação Interprofissional em Saúde
Narração
Educação interprofissional
Pessoal de saúde
Narrative
Health care
Interprofessional health training
title_short Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
title_full Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
title_fullStr Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
title_full_unstemmed Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
title_sort Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
author Messias, Tayana da Costa Marques
author_facet Messias, Tayana da Costa Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Lúcia Abrahão da
http://lattes.cnpq.br/7027005675544329
Souza, Ândrea Cardoso de
http://lattes.cnpq.br/6380156627165808
Figueiredo, Eluana Borges Leitão de
http://lattes.cnpq.br/1587112444902060
Muniz, Marcela Pimenta Guimarães
http://lattes.cnpq.br/5519189341020316
http://lattes.cnpq.br/4754944082273735
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Tayana da Costa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Cuidado em saúde
Formação Interprofissional em Saúde
Narração
Educação interprofissional
Pessoal de saúde
Narrative
Health care
Interprofessional health training
topic Narrativa
Cuidado em saúde
Formação Interprofissional em Saúde
Narração
Educação interprofissional
Pessoal de saúde
Narrative
Health care
Interprofessional health training
description O panorama da prática profissional em saúde aponta uma importante fragmentação do sistema e o predomínio da perspectiva da uniprofissionalidade, não sendo efetivas para suprir o panorama da saúde que é vivenciado nos dias de hoje devido o processo saúde-doença envolver diversos determinantes que extrapolam os limites anatomopatológicos. De acordo com O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa publicada pela Organização Mundial de Saúde em 2010 considera a colaboração interprofissional em educação como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na crise mundial na força de trabalho em saúde, reconhece a fragmentação dos sistemas de saúde no mundo e o desafio de prestar saúde frente a problemas cada vez mais complexos. Os objetivos desta pesquisa são discutir a prática formativa no grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na perspectiva da interprofissionalidade em saúde e identificar as ferramentas pedagógicas empregadas na formação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para construção da prática interprofissional. Trata-se de um estudo de investigação desenhado centrado nas narrativas, uma construção que está circunscrita no campo da investigação qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista aberta, a observação participante com foco na interação dos estudantes e professores e o material coletado foi anotado e registrado no diário institucional. Foram analisadas 10 narrativas produzidas e organizadas em três núcleos dos sentidos intitulados de: Aprendizagem da significação; Significação da vivencia e Os Encontros e Suas Implicações. Através deste estudo foi possível enfatizar que a produção de encontros entre usuários e acadêmicos da área de saúde se apresentou como um grande potencial de estabelecimento do território colaborativa apresentando como ferramentas e elementos para a construção de uma prática Interprofissional a produção de narrativas acerca desses encontros e suas implicações, o encontro entre profissões e entre os sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T13:06:21Z
2022-12-12T13:06:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Messias, Tayana da Costa Marques. Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225
identifier_str_mv Messias, Tayana da Costa Marques. Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823563543412736