Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225 |
Resumo: | O panorama da prática profissional em saúde aponta uma importante fragmentação do sistema e o predomínio da perspectiva da uniprofissionalidade, não sendo efetivas para suprir o panorama da saúde que é vivenciado nos dias de hoje devido o processo saúde-doença envolver diversos determinantes que extrapolam os limites anatomopatológicos. De acordo com O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa publicada pela Organização Mundial de Saúde em 2010 considera a colaboração interprofissional em educação como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na crise mundial na força de trabalho em saúde, reconhece a fragmentação dos sistemas de saúde no mundo e o desafio de prestar saúde frente a problemas cada vez mais complexos. Os objetivos desta pesquisa são discutir a prática formativa no grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na perspectiva da interprofissionalidade em saúde e identificar as ferramentas pedagógicas empregadas na formação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para construção da prática interprofissional. Trata-se de um estudo de investigação desenhado centrado nas narrativas, uma construção que está circunscrita no campo da investigação qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista aberta, a observação participante com foco na interação dos estudantes e professores e o material coletado foi anotado e registrado no diário institucional. Foram analisadas 10 narrativas produzidas e organizadas em três núcleos dos sentidos intitulados de: Aprendizagem da significação; Significação da vivencia e Os Encontros e Suas Implicações. Através deste estudo foi possível enfatizar que a produção de encontros entre usuários e acadêmicos da área de saúde se apresentou como um grande potencial de estabelecimento do território colaborativa apresentando como ferramentas e elementos para a construção de uma prática Interprofissional a produção de narrativas acerca desses encontros e suas implicações, o encontro entre profissões e entre os sujeitos. |
id |
UFF-2_77848b1deb4e245ba2011c4f94027397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27225 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativasNarrativaCuidado em saúdeFormação Interprofissional em SaúdeNarraçãoEducação interprofissionalPessoal de saúdeNarrativeHealth careInterprofessional health trainingO panorama da prática profissional em saúde aponta uma importante fragmentação do sistema e o predomínio da perspectiva da uniprofissionalidade, não sendo efetivas para suprir o panorama da saúde que é vivenciado nos dias de hoje devido o processo saúde-doença envolver diversos determinantes que extrapolam os limites anatomopatológicos. De acordo com O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa publicada pela Organização Mundial de Saúde em 2010 considera a colaboração interprofissional em educação como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na crise mundial na força de trabalho em saúde, reconhece a fragmentação dos sistemas de saúde no mundo e o desafio de prestar saúde frente a problemas cada vez mais complexos. Os objetivos desta pesquisa são discutir a prática formativa no grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na perspectiva da interprofissionalidade em saúde e identificar as ferramentas pedagógicas empregadas na formação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para construção da prática interprofissional. Trata-se de um estudo de investigação desenhado centrado nas narrativas, uma construção que está circunscrita no campo da investigação qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista aberta, a observação participante com foco na interação dos estudantes e professores e o material coletado foi anotado e registrado no diário institucional. Foram analisadas 10 narrativas produzidas e organizadas em três núcleos dos sentidos intitulados de: Aprendizagem da significação; Significação da vivencia e Os Encontros e Suas Implicações. Através deste estudo foi possível enfatizar que a produção de encontros entre usuários e acadêmicos da área de saúde se apresentou como um grande potencial de estabelecimento do território colaborativa apresentando como ferramentas e elementos para a construção de uma prática Interprofissional a produção de narrativas acerca desses encontros e suas implicações, o encontro entre profissões e entre os sujeitos.The panorama of health professional practice points to an important fragmentation of the system and the predominance of the perspective of uniprofessionality, not being effective to supply the panorama of health that is experienced today because the health-disease process involves several determinants that go beyond the limits. According to The Framework for Action on Interprofessional Education and Collaborative Practice published by the World Health Organization in 2010 considers interprofessional collaboration in education as an innovative strategy that will play an important role in the global crisis in the health workforce, recognizes the fragmentation of health systems in the world and the challenge of providing health in the face of increasingly complex problems. The objectives of this research are to discuss the formative practice in the PET-Health group from the perspective of interprofessionality in health and to identify the pedagogical tools used in the formation of the PET-Health group to construct interprofessional practice. It is a research study designed centered on narratives, a construction that is circumscribed in the field of qualitative research. The data collection techniques employed were open interview, participant observation focused on the interaction of students and teachers and the material collected was noted and recorded in the institutional journal. We analyzed 10 narratives produced and organized in three sense nuclei entitled: Learning of meaning; Meaning of the experience and the Encounters and their Implications. Through this study it was possible to emphasize that the production of meetings between users and academics of the health area presented as a great potential of establishing the collaborative territory presenting as tools and elements for the construction of an interprofessional practice the production of narratives about these meetings and implications, the encounter between professions and between subjects.56 p.Silva, Ana Lúcia Abrahão dahttp://lattes.cnpq.br/7027005675544329Souza, Ândrea Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/6380156627165808Figueiredo, Eluana Borges Leitão dehttp://lattes.cnpq.br/1587112444902060Muniz, Marcela Pimenta Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316http://lattes.cnpq.br/4754944082273735Messias, Tayana da Costa Marques2022-12-12T13:06:21Z2022-12-12T13:06:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMessias, Tayana da Costa Marques. Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-12T13:06:25Zoai:app.uff.br:1/27225Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:54.689352Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
title |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
spellingShingle |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas Messias, Tayana da Costa Marques Narrativa Cuidado em saúde Formação Interprofissional em Saúde Narração Educação interprofissional Pessoal de saúde Narrative Health care Interprofessional health training |
title_short |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
title_full |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
title_fullStr |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
title_full_unstemmed |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
title_sort |
Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas |
author |
Messias, Tayana da Costa Marques |
author_facet |
Messias, Tayana da Costa Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Lúcia Abrahão da http://lattes.cnpq.br/7027005675544329 Souza, Ândrea Cardoso de http://lattes.cnpq.br/6380156627165808 Figueiredo, Eluana Borges Leitão de http://lattes.cnpq.br/1587112444902060 Muniz, Marcela Pimenta Guimarães http://lattes.cnpq.br/5519189341020316 http://lattes.cnpq.br/4754944082273735 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messias, Tayana da Costa Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Cuidado em saúde Formação Interprofissional em Saúde Narração Educação interprofissional Pessoal de saúde Narrative Health care Interprofessional health training |
topic |
Narrativa Cuidado em saúde Formação Interprofissional em Saúde Narração Educação interprofissional Pessoal de saúde Narrative Health care Interprofessional health training |
description |
O panorama da prática profissional em saúde aponta uma importante fragmentação do sistema e o predomínio da perspectiva da uniprofissionalidade, não sendo efetivas para suprir o panorama da saúde que é vivenciado nos dias de hoje devido o processo saúde-doença envolver diversos determinantes que extrapolam os limites anatomopatológicos. De acordo com O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa publicada pela Organização Mundial de Saúde em 2010 considera a colaboração interprofissional em educação como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na crise mundial na força de trabalho em saúde, reconhece a fragmentação dos sistemas de saúde no mundo e o desafio de prestar saúde frente a problemas cada vez mais complexos. Os objetivos desta pesquisa são discutir a prática formativa no grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na perspectiva da interprofissionalidade em saúde e identificar as ferramentas pedagógicas empregadas na formação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para construção da prática interprofissional. Trata-se de um estudo de investigação desenhado centrado nas narrativas, uma construção que está circunscrita no campo da investigação qualitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista aberta, a observação participante com foco na interação dos estudantes e professores e o material coletado foi anotado e registrado no diário institucional. Foram analisadas 10 narrativas produzidas e organizadas em três núcleos dos sentidos intitulados de: Aprendizagem da significação; Significação da vivencia e Os Encontros e Suas Implicações. Através deste estudo foi possível enfatizar que a produção de encontros entre usuários e acadêmicos da área de saúde se apresentou como um grande potencial de estabelecimento do território colaborativa apresentando como ferramentas e elementos para a construção de uma prática Interprofissional a produção de narrativas acerca desses encontros e suas implicações, o encontro entre profissões e entre os sujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12T13:06:21Z 2022-12-12T13:06:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Messias, Tayana da Costa Marques. Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225 |
identifier_str_mv |
Messias, Tayana da Costa Marques. Formação interprofissional em saúde: uma pesquisa em narrativas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823563543412736 |