A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9836 |
Resumo: | Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante dois anos de um projeto institucional de apoio à formação de futuros profissionais da área de educação, no qual este conta a importância de uma formação mais específica, cujo papel é feito pelo PIBID, que atende as demandas dessa formação onde a licenciatura não é protagonista. Entender que a prática, durante sua formação profissional, é importante para que o professor esteja preparado quando adentrar ao mercado de trabalho e levar consigo uma nova didática para as salas das escolas públicas, onde há grande carência de recursos a serem utilizados, é um aspecto fundamental discutido nesse estudo. A pesquisa foi feita durante os meses de fevereiro e março de 2016 |
id |
UFF-2_77ad6226b4b5a9c204936b403b5b72ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9836 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de casoSociologia escolarEscola básicaEnsinoFormação de professorSociologiaFormação de professorEstudo de casoEscola públicaDidáticaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante dois anos de um projeto institucional de apoio à formação de futuros profissionais da área de educação, no qual este conta a importância de uma formação mais específica, cujo papel é feito pelo PIBID, que atende as demandas dessa formação onde a licenciatura não é protagonista. Entender que a prática, durante sua formação profissional, é importante para que o professor esteja preparado quando adentrar ao mercado de trabalho e levar consigo uma nova didática para as salas das escolas públicas, onde há grande carência de recursos a serem utilizados, é um aspecto fundamental discutido nesse estudo. A pesquisa foi feita durante os meses de fevereiro e março de 2016Queiroz, Paulo Pires deCruvello, Elisabete Cristina Cruvello daPessôa, Wilma Lúcia RodriguesFarah, Anny Caroliny Franco2019-06-06T19:00:32Z2019-06-06T19:00:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9836Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T16:29:56Zoai:app.uff.br:1/9836Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:53.417814Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
title |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
spellingShingle |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso Farah, Anny Caroliny Franco Sociologia escolar Escola básica Ensino Formação de professor Sociologia Formação de professor Estudo de caso Escola pública Didática Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
title_short |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
title_full |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
title_fullStr |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
title_sort |
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso |
author |
Farah, Anny Caroliny Franco |
author_facet |
Farah, Anny Caroliny Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Paulo Pires de Cruvello, Elisabete Cristina Cruvello da Pessôa, Wilma Lúcia Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farah, Anny Caroliny Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia escolar Escola básica Ensino Formação de professor Sociologia Formação de professor Estudo de caso Escola pública Didática Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
Sociologia escolar Escola básica Ensino Formação de professor Sociologia Formação de professor Estudo de caso Escola pública Didática Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
description |
Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante dois anos de um projeto institucional de apoio à formação de futuros profissionais da área de educação, no qual este conta a importância de uma formação mais específica, cujo papel é feito pelo PIBID, que atende as demandas dessa formação onde a licenciatura não é protagonista. Entender que a prática, durante sua formação profissional, é importante para que o professor esteja preparado quando adentrar ao mercado de trabalho e levar consigo uma nova didática para as salas das escolas públicas, onde há grande carência de recursos a serem utilizados, é um aspecto fundamental discutido nesse estudo. A pesquisa foi feita durante os meses de fevereiro e março de 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-06T19:00:32Z 2019-06-06T19:00:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9836 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9836 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823706652016640 |