A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farah, Anny Caroliny Franco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9836
Resumo: Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante dois anos de um projeto institucional de apoio à formação de futuros profissionais da área de educação, no qual este conta a importância de uma formação mais específica, cujo papel é feito pelo PIBID, que atende as demandas dessa formação onde a licenciatura não é protagonista. Entender que a prática, durante sua formação profissional, é importante para que o professor esteja preparado quando adentrar ao mercado de trabalho e levar consigo uma nova didática para as salas das escolas públicas, onde há grande carência de recursos a serem utilizados, é um aspecto fundamental discutido nesse estudo. A pesquisa foi feita durante os meses de fevereiro e março de 2016
id UFF-2_77ad6226b4b5a9c204936b403b5b72ca
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9836
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de casoSociologia escolarEscola básicaEnsinoFormação de professorSociologiaFormação de professorEstudo de casoEscola públicaDidáticaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante dois anos de um projeto institucional de apoio à formação de futuros profissionais da área de educação, no qual este conta a importância de uma formação mais específica, cujo papel é feito pelo PIBID, que atende as demandas dessa formação onde a licenciatura não é protagonista. Entender que a prática, durante sua formação profissional, é importante para que o professor esteja preparado quando adentrar ao mercado de trabalho e levar consigo uma nova didática para as salas das escolas públicas, onde há grande carência de recursos a serem utilizados, é um aspecto fundamental discutido nesse estudo. A pesquisa foi feita durante os meses de fevereiro e março de 2016Queiroz, Paulo Pires deCruvello, Elisabete Cristina Cruvello daPessôa, Wilma Lúcia RodriguesFarah, Anny Caroliny Franco2019-06-06T19:00:32Z2019-06-06T19:00:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9836Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T16:29:56Zoai:app.uff.br:1/9836Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:53.417814Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
title A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
spellingShingle A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
Farah, Anny Caroliny Franco
Sociologia escolar
Escola básica
Ensino
Formação de professor
Sociologia
Formação de professor
Estudo de caso
Escola pública
Didática
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
title_short A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
title_full A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
title_fullStr A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
title_sort A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
author Farah, Anny Caroliny Franco
author_facet Farah, Anny Caroliny Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Paulo Pires de
Cruvello, Elisabete Cristina Cruvello da
Pessôa, Wilma Lúcia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Farah, Anny Caroliny Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia escolar
Escola básica
Ensino
Formação de professor
Sociologia
Formação de professor
Estudo de caso
Escola pública
Didática
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic Sociologia escolar
Escola básica
Ensino
Formação de professor
Sociologia
Formação de professor
Estudo de caso
Escola pública
Didática
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
description Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante dois anos de um projeto institucional de apoio à formação de futuros profissionais da área de educação, no qual este conta a importância de uma formação mais específica, cujo papel é feito pelo PIBID, que atende as demandas dessa formação onde a licenciatura não é protagonista. Entender que a prática, durante sua formação profissional, é importante para que o professor esteja preparado quando adentrar ao mercado de trabalho e levar consigo uma nova didática para as salas das escolas públicas, onde há grande carência de recursos a serem utilizados, é um aspecto fundamental discutido nesse estudo. A pesquisa foi feita durante os meses de fevereiro e março de 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-06T19:00:32Z
2019-06-06T19:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9836
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9836
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823706652016640