Educação para o parto: o enfermeiro no preparo das mulheres durante o pré-natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Beatriz Mota
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4568
Resumo: Estudo desenvolvido como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que buscou adaptar estratégias que modificassem o modelo de assistência à saúde da mulher no serviço público de saúde do Brasil, que ainda não garante a gestante o direito de ser autora do seu processo de parir, uma vez que a coloca em posição passiva, recebedora de ordens, e sem autonomia no momento do trabalho de parto e parto. Diante dessas questões o objeto desse estudo foram as repercussões da intervenção de enfermagem, através da educação para o trabalho de parto e parto, na promoção da qualidade do parto normal. Como objetivos estabeleceu-se: conhecer os saberes das gestantes em relação ao parto vaginal e através de ações educativas para promoção da qualidade do parto natural; identificar e esclarecer as dúvidas das mulheres em relação ao trabalho de parto e parto; desenvolver ações de sensibilização e preparo para que elas se sintam aptas a experimentar diferentes formas de parir, até que descubram a que mais se adéqüe à sua fisiologia; discutir o papel da enfermagem na educação das gestantes visando favorecer o auto-conhecimento delas em relação ao seu corpo gravídico e sua tomada de decisão em relação aos procedimentos que serão realizados no trabalho de parto e parto e analisar os resultados das práticas educativas e seus impactos na perspectiva da mulher em relação ao trabalho de parto e parto. Para tal o método adotado foi pesquisa-ação, junto ao grupo de onze mulheres matriculadas na Policlínica Antonio Carlos no município de Niterói pertencente à Fundação Municipal de Saúde, cujas atividades educativas eram realizadas durante o pré-natal com filmes, rodas de conversas, demonstração de práticas de relaxamento e temas que emergiam do grupo. O enfoque foi preparo físico e emocional das mesmas, diminuindo o medo a tensão e dor para empoderá- las em seu auto cuidado. Apenas cinco mulheres foram avaliadas no pós-parto e os resultados apontam: não há adoção sistemática no serviço publico de práticas educativas de educação para o parto; as mulheres realizaram partos normais mesmo as que não desejavam fazê-lo anteriormente; há uma dicotomia entre o discurso do modelo assistencial e sua possibilidade efetiva de execução, já que a estrutura física das maternidades está muito aquém da ideal para um parto humanizado; não há integralidade de atenção á mulher que reforce sua autonomia no parto; elas apresentaram (dês) preparo de concepção sobre suas atuações sem planejamento para o parto. Tudo isto permite dizer que o processo de educação para o parto é intervenção básica do enfermeiro para melhoria da qualidade assistencial na atenção ao parto e nascimento.
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Como objetivos estabeleceu-se: conhecer os saberes das gestantes em relação ao parto vaginal e através de ações educativas para promoção da qualidade do parto natural; identificar e esclarecer as dúvidas das mulheres em relação ao trabalho de parto e parto; desenvolver ações de sensibilização e preparo para que elas se sintam aptas a experimentar diferentes formas de parir, até que descubram a que mais se adéqüe à sua fisiologia; discutir o papel da enfermagem na educação das gestantes visando favorecer o auto-conhecimento delas em relação ao seu corpo gravídico e sua tomada de decisão em relação aos procedimentos que serão realizados no trabalho de parto e parto e analisar os resultados das práticas educativas e seus impactos na perspectiva da mulher em relação ao trabalho de parto e parto. Para tal o método adotado foi pesquisa-ação, junto ao grupo de onze mulheres matriculadas na Policlínica Antonio Carlos no município de Niterói pertencente à Fundação Municipal de Saúde, cujas atividades educativas eram realizadas durante o pré-natal com filmes, rodas de conversas, demonstração de práticas de relaxamento e temas que emergiam do grupo. O enfoque foi preparo físico e emocional das mesmas, diminuindo o medo a tensão e dor para empoderá- las em seu auto cuidado. Apenas cinco mulheres foram avaliadas no pós-parto e os resultados apontam: não há adoção sistemática no serviço publico de práticas educativas de educação para o parto; as mulheres realizaram partos normais mesmo as que não desejavam fazê-lo anteriormente; há uma dicotomia entre o discurso do modelo assistencial e sua possibilidade efetiva de execução, já que a estrutura física das maternidades está muito aquém da ideal para um parto humanizado; não há integralidade de atenção á mulher que reforce sua autonomia no parto; elas apresentaram (dês) preparo de concepção sobre suas atuações sem planejamento para o parto. Tudo isto permite dizer que o processo de educação para o parto é intervenção básica do enfermeiro para melhoria da qualidade assistencial na atenção ao parto e nascimento.Study developed as field research, with qualitative approach, which sought to create strategies that would modify the model of health care to the woman in the public health service in Brazil, that still does not guarantee the right of the patient to be the author of your process of giving birth, once put in the passive position, receiving orders, and no autonomy at the time of labor and delivery. Face of these issues the subject of this study were the effects of nursing intervention, through education to labor and childbirth, in promoting quality of normal childbirth. The established objectives were: information about the knowledge of pregnant women in relation to vaginal labor and through educational activities to promote quality of natural childbirth; identify and clarify the doubts of women in relation to labor and childbirth; develop sensitization actions and preparation so that they feel able to try different ways of giving birth, until they discover that most suits your physiology; discuss the role of nursing education for self-knowledge of the woman's body and pregnancy status in their decision making regarding the procedures to be performed during labor and childbirth and analyze the results of educational practices and their impact on woman's perspective in relation to labor and childbirth. The method adopted was action research, with the group of eleven women enrolled in Carlos Antonio Polyclinic in Niterói belonging to Municipal Health Foundation, whose educational activities were held during the prenatal films, conversations wheels, demonstration of relaxation practices and themes that emerged from the group. The focus was physical and emotional preparation of the same, reducing fear and tension in their pain to empower self care. Only five women were evaluated postpartum and the results point: there is no systematic adoption in public service educational practices of education for childbirth; women made normal childbirth even unwilling to do so previously, there is a dichotomy between the discourse of care model and the possibility of effective implementation; there is no full attention to the woman that reinforces their autonomy in childbirth, they had (un) preparation of design on their performances without planning for childbirth. All this allows us to say that the process of education of childbirth is basic nursing intervention for improving quality of care on labor and childbirth.Ferreira, Helen CamposFerreira, Helen CamposBarbosa, Márcio SantosCosta, Simoni Furtado daAraújo, Beatriz Mota2017-09-19T20:06:27Z2017-09-19T20:06:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAraújo, Beatriz Mota. Educação para o parto : o enfermeiro no preparo das mulheres durante o pré-natal. 2012. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4568http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-29T20:07:37Zoai:app.uff.br:1/4568Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:59.721371Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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