Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Silva dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5961
Resumo: Este trabalho tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia de ensino, o uso de atividades experimentais que devem ser realizadas antes da apresentação dos conteúdos aos alunos. Dessa forma, acreditamos que as atividades experimentais possam atuar como agente motivador, despertando a curiosidade do aluno através da observação direta do fenômeno, e como suporte (ancoragem) para a aprendizagem significativa dos conceitos relativos ao conteúdo que será aprendido. A sequência didática utilizada neste trabalho foi desenvolvida para a aprendizagem dos principais conceitos e teorias relacionados aos fenômenos da reflexão e da refração da luz, presentes na óptica geométrica e aplicados no desenvolvimento de diversos dispositivos usados no cotidiano das pessoas. Com essa finalidade, foi montado um kit de materiais de baixo custo, acompanhado dos roteiros de montagem e aplicação, que permite a realização dos experimentos propostos, diretamente em sala de aula, sem a necessidade de um ambiente exclusivo. Desse modo, acreditamos que, despertando a curiosidade do aluno para as aulas de física, por meio da experimentação, é possível criar as condições necessárias para que ele aprenda de forma mais prazerosa e significativa
id UFF-2_78b946e505a16796ca01c17418a59ce1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5961
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentaçãoÓptica geométricaAtividades experimentaisAprendizagem significativaÓptica geométricaAprendizagem significativaEnsino de físicaEnsino médioGeometric opticsExperimental activitiesMeaningful learningEste trabalho tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia de ensino, o uso de atividades experimentais que devem ser realizadas antes da apresentação dos conteúdos aos alunos. Dessa forma, acreditamos que as atividades experimentais possam atuar como agente motivador, despertando a curiosidade do aluno através da observação direta do fenômeno, e como suporte (ancoragem) para a aprendizagem significativa dos conceitos relativos ao conteúdo que será aprendido. A sequência didática utilizada neste trabalho foi desenvolvida para a aprendizagem dos principais conceitos e teorias relacionados aos fenômenos da reflexão e da refração da luz, presentes na óptica geométrica e aplicados no desenvolvimento de diversos dispositivos usados no cotidiano das pessoas. Com essa finalidade, foi montado um kit de materiais de baixo custo, acompanhado dos roteiros de montagem e aplicação, que permite a realização dos experimentos propostos, diretamente em sala de aula, sem a necessidade de um ambiente exclusivo. Desse modo, acreditamos que, despertando a curiosidade do aluno para as aulas de física, por meio da experimentação, é possível criar as condições necessárias para que ele aprenda de forma mais prazerosa e significativaThis work aims to awaken in the student the predisposition to learn in a meaningful way, in accordance with the theory of meaningful learning, from David P. Ausubel. For this, we propose as teaching strategy, the use of experimental activities that must be carried out before the presentation of the contents to the students. Thus, we believe that the experimental activities can act as a motivating agent, arousing the student's curiosity through direct observation of the phenomenon, and as support for meaningful learning of concepts related to the content to be learned. The didactic sequence used in this work was developed for the learning of the main concepts and theories related to the phenomena of reflection and light refraction, present in the geometric optics and applied in the development of various devices used in people's daily lives. For this purpose,was built a kit of low cost materials, together with the construction and application scripts, which allows the realization of the experiments proposed, directly in the classroom, without the need of an exclusive environment. In this way, we believe that by arousing curiosity of the students to physics classes, through experimentation, it is possible to create the conditions necessary for them to learn in a most pleasurable and meaningful wayFerreira, Douglas Santos RodriguesTort, Alexandre CarlosHuguenin, José Augusto OliveiraLara, Vitor de Oliveira MoraesSantos, José Silva dos2018-03-20T22:39:15Z2018-03-20T22:39:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5961Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:47:00Zoai:app.uff.br:1/5961Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:42.685506Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
title Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
spellingShingle Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
Santos, José Silva dos
Óptica geométrica
Atividades experimentais
Aprendizagem significativa
Óptica geométrica
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Geometric optics
Experimental activities
Meaningful learning
title_short Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
title_full Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
title_fullStr Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
title_full_unstemmed Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
title_sort Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
author Santos, José Silva dos
author_facet Santos, José Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
Tort, Alexandre Carlos
Huguenin, José Augusto Oliveira
Lara, Vitor de Oliveira Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Óptica geométrica
Atividades experimentais
Aprendizagem significativa
Óptica geométrica
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Geometric optics
Experimental activities
Meaningful learning
topic Óptica geométrica
Atividades experimentais
Aprendizagem significativa
Óptica geométrica
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Geometric optics
Experimental activities
Meaningful learning
description Este trabalho tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia de ensino, o uso de atividades experimentais que devem ser realizadas antes da apresentação dos conteúdos aos alunos. Dessa forma, acreditamos que as atividades experimentais possam atuar como agente motivador, despertando a curiosidade do aluno através da observação direta do fenômeno, e como suporte (ancoragem) para a aprendizagem significativa dos conceitos relativos ao conteúdo que será aprendido. A sequência didática utilizada neste trabalho foi desenvolvida para a aprendizagem dos principais conceitos e teorias relacionados aos fenômenos da reflexão e da refração da luz, presentes na óptica geométrica e aplicados no desenvolvimento de diversos dispositivos usados no cotidiano das pessoas. Com essa finalidade, foi montado um kit de materiais de baixo custo, acompanhado dos roteiros de montagem e aplicação, que permite a realização dos experimentos propostos, diretamente em sala de aula, sem a necessidade de um ambiente exclusivo. Desse modo, acreditamos que, despertando a curiosidade do aluno para as aulas de física, por meio da experimentação, é possível criar as condições necessárias para que ele aprenda de forma mais prazerosa e significativa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-03-20T22:39:15Z
2018-03-20T22:39:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5961
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5961
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823714964078592