Proposição de um procedimento para avaliação da eficiência de cursos técnicos nas escolas federais
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13249 http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08487802648 |
Resumo: | A expansão da Rede Federal de Educação Profissional teve início em 2009 e desde então cresce o protagonismo do ensino técnico, chegando a representar 76% dos cursos ofertados nas escolas federais, 41% deles na modalidade concomitante e subsequente. Ao contrário do que acontece no ensino superior, entretanto, há carência de mecanismos governamentais e da literatura que promovam o acompanhamento do desempenho dos cursos técnicos. No atual cenário recessivo brasileiro, faz-se imprescindível acompanhar os resultados advindos dos recursos investidos, de forma a melhorar sua aplicação. Diante dessa lacuna metodológica num horizonte de contingenciamento orçamentário, a presente pesquisa propõe um procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes oferecidos por escolas federais. A fim de propor o procedimento e demonstrar sua aplicabilidade, foi feita a análise de eficiência das turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes presenciais do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo foi conduzido em oito etapas sequenciais: 1) revisão bibliográfica e contextualização, com a finalidade de enunciar o papel e a importância do ensino técnico no sistema educacional brasileiro, entender o contexto do campus no qual o procedimento foi aplicado, além de apresentar o que a literatura nacional e o Governo Federal já desenvolveram sobre a avaliação da eficiência do ensino técnico; 2) escolha da técnica para avaliar a eficiência das turmas de forma a selecionar a técnica mais adequada ao procedimento, com base na literatura e no contexto investigado; 3) definição das unidades para selecionar as turmas que foram objeto da análise; 4) definição das variáveis de entrada e de saída do procedimento, a partir de um processo de comparação entre os indicadores usados pela literatura e pelos órgãos governamentais, a compreensão do papel das escolas técnicas federais no país e o contexto investigado; 5) coleta dos dados por meio de levantamento em documentos institucionais, sistemas de gestão acadêmica e contato com os alunos formados; 6) definição do modelo da técnica a ser aplicado, com intuito de tratar os dados sobre sua lógica e verificar os resultados aplicados na prática; 7) proposição do procedimento de avaliação de eficiência, a partir da apresentação de um fluxo genérico da aplicação prática realizada; 8) verificação do procedimento proposto a partir de questionário aplicado ao Diretor Geral do campus Juiz de Fora. Resultados: Foram identificados como apropriadas ao contexto institucional as seguintes variáveis: ‘Ingressantes’, ‘Vagas não ocupadas’, ‘Evasão %’, ‘Formados %’, ‘Índice de Sucesso da Turma’, ‘Coeficiente de rendimento acadêmico médio dos formados’. Também se identificou que a técnica mais adequada é a Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo CCR orientado a output com tratamento de outputs indesejáveis e restrição de pesos, que foi aplicada aos cursos técnicos do campus Juiz de Fora. Sendo assim, foi proposto um procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes de escolas federais por meio de um fluxo genérico e da descrição de suas etapas. O procedimento proposto aplicado ao campus Juiz de Fora analisou 82 turmas de onze cursos técnicos, com entradas entre 2009 e 2016. Seis turmas foram consideradas 100% eficientes e, por isso, devem servir de benchmarks ou referências para as outras turmas consideradas ineficientes. Por fim, o procedimento foi considerado viável para aplicação pelo Diretor Geral do campus. Implicações práticas: Caso seja implantado, o procedimento proposto tem potencial de implicar mudanças no ambiente do ensino técnico brasileiro, ao ser uma ferramenta de gestão da eficiência dos cursos e dos recursos investidos neles, que pode auxiliar a tomada de decisões gerenciais mais assertivas e fundamentadas. Esta produção impacta tanto a questão econômica e financeiramente a Instituição, ao racionalizar o uso dos recursos escassos, quanto socialmente, na medida em que a escola, a partir dos resultados obtidos, poderá trabalhar para melhorar a empregabilidade e a qualidade dos cursos, direcionando mais profissionais formados para o mercado de trabalho. Inclusive partindo de problemas institucionais previamente identificados como esse, o IF Sudeste MG estabeleceu convênio com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense para que seus servidores propusessem soluções para a instituição, como faz este trabalho. Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui com a gestão dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes no âmbito das unidades da Rede Federal, uma vez que há carência de trabalhos na literatura e de iniciativas institucionais e oficiais nesse sentido. Ao acompanhar os resultados produzidos pelas turmas dos cursos técnicos, a solução proposta pode colaborar para a melhoria da qualidade e do impacto econômico-social das escolas técnicas federais, em respeito aos princípios e diretrizes da Rede Federal, mesmo num momento de contingenciamento financeiro em virtude da crise econômica que atinge o país. A pesquisa possui aderência à linha de atuação científico-tecnológica LACT 2, de Estratégia e Operações e, portanto, vincula-se a projetos de apoio à decisão e avaliação de desempenho organizacional. Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento proposto para avaliar a eficiência de cursos técnicos concomitantes e subsequentes é o produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O modelo apresentado traz médio teor inovador, uma vez que combinou conhecimentos pré-estabelecidos, como o uso da Análise Envoltória de Dados, e propôs um procedimento novo, com criação de variável inédita, denominada ‘Índice de Sucesso da Turma’, capaz de refletir os principais objetivos da Rede Federal. Ademais, o resultado produzido pela pesquisa foi de média complexidade, já que resultou da associação de conhecimentos estáveis apreendidos no programa de mestrado e envolveu diferentes atores: o programa de mestrado foi o difusor do conhecimento enquanto o IF Sudeste MG foi o local de aplicação deste conhecimento. |
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Diante dessa lacuna metodológica num horizonte de contingenciamento orçamentário, a presente pesquisa propõe um procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes oferecidos por escolas federais. A fim de propor o procedimento e demonstrar sua aplicabilidade, foi feita a análise de eficiência das turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes presenciais do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo foi conduzido em oito etapas sequenciais: 1) revisão bibliográfica e contextualização, com a finalidade de enunciar o papel e a importância do ensino técnico no sistema educacional brasileiro, entender o contexto do campus no qual o procedimento foi aplicado, além de apresentar o que a literatura nacional e o Governo Federal já desenvolveram sobre a avaliação da eficiência do ensino técnico; 2) escolha da técnica para avaliar a eficiência das turmas de forma a selecionar a técnica mais adequada ao procedimento, com base na literatura e no contexto investigado; 3) definição das unidades para selecionar as turmas que foram objeto da análise; 4) definição das variáveis de entrada e de saída do procedimento, a partir de um processo de comparação entre os indicadores usados pela literatura e pelos órgãos governamentais, a compreensão do papel das escolas técnicas federais no país e o contexto investigado; 5) coleta dos dados por meio de levantamento em documentos institucionais, sistemas de gestão acadêmica e contato com os alunos formados; 6) definição do modelo da técnica a ser aplicado, com intuito de tratar os dados sobre sua lógica e verificar os resultados aplicados na prática; 7) proposição do procedimento de avaliação de eficiência, a partir da apresentação de um fluxo genérico da aplicação prática realizada; 8) verificação do procedimento proposto a partir de questionário aplicado ao Diretor Geral do campus Juiz de Fora. Resultados: Foram identificados como apropriadas ao contexto institucional as seguintes variáveis: ‘Ingressantes’, ‘Vagas não ocupadas’, ‘Evasão %’, ‘Formados %’, ‘Índice de Sucesso da Turma’, ‘Coeficiente de rendimento acadêmico médio dos formados’. Também se identificou que a técnica mais adequada é a Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo CCR orientado a output com tratamento de outputs indesejáveis e restrição de pesos, que foi aplicada aos cursos técnicos do campus Juiz de Fora. Sendo assim, foi proposto um procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes de escolas federais por meio de um fluxo genérico e da descrição de suas etapas. O procedimento proposto aplicado ao campus Juiz de Fora analisou 82 turmas de onze cursos técnicos, com entradas entre 2009 e 2016. Seis turmas foram consideradas 100% eficientes e, por isso, devem servir de benchmarks ou referências para as outras turmas consideradas ineficientes. Por fim, o procedimento foi considerado viável para aplicação pelo Diretor Geral do campus. Implicações práticas: Caso seja implantado, o procedimento proposto tem potencial de implicar mudanças no ambiente do ensino técnico brasileiro, ao ser uma ferramenta de gestão da eficiência dos cursos e dos recursos investidos neles, que pode auxiliar a tomada de decisões gerenciais mais assertivas e fundamentadas. Esta produção impacta tanto a questão econômica e financeiramente a Instituição, ao racionalizar o uso dos recursos escassos, quanto socialmente, na medida em que a escola, a partir dos resultados obtidos, poderá trabalhar para melhorar a empregabilidade e a qualidade dos cursos, direcionando mais profissionais formados para o mercado de trabalho. Inclusive partindo de problemas institucionais previamente identificados como esse, o IF Sudeste MG estabeleceu convênio com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense para que seus servidores propusessem soluções para a instituição, como faz este trabalho. Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui com a gestão dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes no âmbito das unidades da Rede Federal, uma vez que há carência de trabalhos na literatura e de iniciativas institucionais e oficiais nesse sentido. Ao acompanhar os resultados produzidos pelas turmas dos cursos técnicos, a solução proposta pode colaborar para a melhoria da qualidade e do impacto econômico-social das escolas técnicas federais, em respeito aos princípios e diretrizes da Rede Federal, mesmo num momento de contingenciamento financeiro em virtude da crise econômica que atinge o país. A pesquisa possui aderência à linha de atuação científico-tecnológica LACT 2, de Estratégia e Operações e, portanto, vincula-se a projetos de apoio à decisão e avaliação de desempenho organizacional. Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento proposto para avaliar a eficiência de cursos técnicos concomitantes e subsequentes é o produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O modelo apresentado traz médio teor inovador, uma vez que combinou conhecimentos pré-estabelecidos, como o uso da Análise Envoltória de Dados, e propôs um procedimento novo, com criação de variável inédita, denominada ‘Índice de Sucesso da Turma’, capaz de refletir os principais objetivos da Rede Federal. Ademais, o resultado produzido pela pesquisa foi de média complexidade, já que resultou da associação de conhecimentos estáveis apreendidos no programa de mestrado e envolveu diferentes atores: o programa de mestrado foi o difusor do conhecimento enquanto o IF Sudeste MG foi o local de aplicação deste conhecimento.The expansion of the Federal Network of Professional Education began in 2009 and since then the role of technical education has grown, representing 76% of the courses offered in federal schools, 41% of them in the concomitant and subsequent modality. In opposition to what happens in higher education, however, there is a lack of governmental and literature mechanisms to monitor the performance of technical courses. In the current recessive scenario that afflicts the country, it is essential to monitor the results from the scarce resources invested in order to improve their application. Given this methodology gap facing a budget contingency horizon, this research proposes an efficiency assessment procedure for the classes of concomitant and subsequent technical courses offered by federal schools. In order to demonstrate the applicability of the proposed model, it was made the efficiency analysis of the classes of the concurrent and subsequent presencial technical courses of the Juiz de Fora campus of IF Sudeste MG. Procedures / method for solving the problem: The study was conducted in eight sequential steps: 1) bibliographic review and contextualization with the purpose of stating the role and importance of technical education in the Brazilian educational system, understand the campus context in which the procedure was applied, besides presenting what the national literature and the Federal Government have already developed about the evaluation of the efficiency of technical education; 2) selection of technique to evaluate class efficiency to select the most appropriate technique for the procedure, based on the literature and the context investigated; 3) definition of the units in order to select the classes that were the object of analysis; 4) definition of the input and output variables of the technical courses efficiency evaluation procedure, based on a process of comparison between the indicators used by the literature and government agencies, the understanding of the role of federal technical schools in the country and the investigated context; 5) data collection through survey of institutional documents, academic management systems and contact with graduated students; 6) definition of the technique model to be applied, in order to process the data about its logic and verify the results applied in practice; 7) proposition of the efficiency assessment procedure, from the presentation of a generic flow of the practical application performed; 8) verification of the proposed procedure based on a questionnaire applied to the Headmaster of the Juiz de Fora campus. Results: The following variables were considered more appropriate: ‘Newcomers’, ‘Unoccupied vacancies’, ‘Dropout %’, ‘Graduated %’, ‘Class Success Rate’, ‘Gratuated’s average coefficient of academic performance’. It was also identified that the most appropriate technique is Data Envelopment Analysis (DEA) in the output-oriented CCR model with treatment of undesirable outputs and weight restriction, that was applied to the technical courses of the Juiz de Fora campus. Therefore, an efficiency assessment procedure was proposed for the classes of concomitant and subsequent to the classes of the technical courses of federal schools through a generic flow and description of their stages. The proposed model was applied to the Juiz de Fora campus, analyzing 82 classes from eleven technical courses, with entries between 2009 and 2016. It has been found that six classes are 100% efficient and therefore should be benchmarkings for other classes considered inefficient. Finally, the procedure was considered feasible for application by the Headmaster of the Juiz de Fora campus. Practical implications: If implemented, the proposed procedure has the potential to imply changes in the environment of Brazilian technical education, as it is a tool for managing the efficiency of the courses and the resources invested in them, in order to make more assertive and informed management decisions. This production impacts both the Institution’s economic-financial issue, by rationalizing the use of scarce resources, as well as the social area, as the institution, from the results obtained, can work to improve the employability and quality of the courses, directing more trained professionals to the job market. Starting from previously identified institutional problems such as this, IF Sudeste MG established an agreement with the Graduate Program in Administration of the Fluminense Federal University so that its employees could propose solutions for the institution, as this research does. Originality and contributions: This work is original and contributes to the management of concurrent and subsequent technical courses within the units of the Federal Network, since there is a lack of governmental and literature initiatives in this regard. By following the results produced by the classes of the technical courses, the proposed solution can contribute to the improvement of the quality and the economic-social impact of the federal technical schools, in compliance with the principles and guidelines of the Federal Network, even in a moment of financial contingency due to the country’s economic crisis. The research has adherence to the scientific-technological line of action LACT 2, of Strategy and Operations and, therefore, is linked to decision support projects and organizational performance evaluation. Technical / Technological Production: The proposed procedure to evaluate the efficiency of concurrent and subsequent technical courses is the technical / technological product derived from the study fits as Management Process, belonging to Axis 1 - Products and Processes. The presented model brings medium innovative content, since there was a combination of pre-established knowledge, such as the use of Data Envelopment Analysis, and the proposition of a new procedure, with creation of unpublished variable, called ‘Class Success Rate’, capable of reflecting the main objectives of the Federal Network. Moreover, the result produced by the research has medium complexity, since it resulted from the association of stable knowledge seized in the Master’s program and involved different actors: the Master’s Program was the diffuser of knowledge while the IF Sudeste MG was where this knowledge was apllied.179 f.Volta RedondaOliveira, Murilo AlvarengaLeal Junior, Ilton CurtyFerreira, Marcelo Saleshttp://lattes.cnpq.br/4773096091873934http://lattes.cnpq.br/1138897474101598http://lattes.cnpq.br/3016121702515974http://lattes.cnpq.br/8194523141613358Alves, Lays Bittencourt2020-04-06T13:50:08Z2020-04-06T13:50:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Lays Bittencourt. Proposição de um procedimento para avaliação da eficiência de cursos técnicos nas escolas federais. 2019.179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Admistração)- Univerdade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/13249Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08487802648http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-19T22:33:31Zoai:app.uff.br:1/13249Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:08.051739Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Resultados: Foram identificados como apropriadas ao contexto institucional as seguintes variáveis: ‘Ingressantes’, ‘Vagas não ocupadas’, ‘Evasão %’, ‘Formados %’, ‘Índice de Sucesso da Turma’, ‘Coeficiente de rendimento acadêmico médio dos formados’. Também se identificou que a técnica mais adequada é a Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo CCR orientado a output com tratamento de outputs indesejáveis e restrição de pesos, que foi aplicada aos cursos técnicos do campus Juiz de Fora. Sendo assim, foi proposto um procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes de escolas federais por meio de um fluxo genérico e da descrição de suas etapas. O procedimento proposto aplicado ao campus Juiz de Fora analisou 82 turmas de onze cursos técnicos, com entradas entre 2009 e 2016. Seis turmas foram consideradas 100% eficientes e, por isso, devem servir de benchmarks ou referências para as outras turmas consideradas ineficientes. Por fim, o procedimento foi considerado viável para aplicação pelo Diretor Geral do campus. Implicações práticas: Caso seja implantado, o procedimento proposto tem potencial de implicar mudanças no ambiente do ensino técnico brasileiro, ao ser uma ferramenta de gestão da eficiência dos cursos e dos recursos investidos neles, que pode auxiliar a tomada de decisões gerenciais mais assertivas e fundamentadas. Esta produção impacta tanto a questão econômica e financeiramente a Instituição, ao racionalizar o uso dos recursos escassos, quanto socialmente, na medida em que a escola, a partir dos resultados obtidos, poderá trabalhar para melhorar a empregabilidade e a qualidade dos cursos, direcionando mais profissionais formados para o mercado de trabalho. Inclusive partindo de problemas institucionais previamente identificados como esse, o IF Sudeste MG estabeleceu convênio com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense para que seus servidores propusessem soluções para a instituição, como faz este trabalho. Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui com a gestão dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes no âmbito das unidades da Rede Federal, uma vez que há carência de trabalhos na literatura e de iniciativas institucionais e oficiais nesse sentido. Ao acompanhar os resultados produzidos pelas turmas dos cursos técnicos, a solução proposta pode colaborar para a melhoria da qualidade e do impacto econômico-social das escolas técnicas federais, em respeito aos princípios e diretrizes da Rede Federal, mesmo num momento de contingenciamento financeiro em virtude da crise econômica que atinge o país. 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