Ensino por investigação a partir do enfoque CTS em uma controvérsia simulada: o celular pode fazer mal a saúde?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Jorge Felipe Campos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5979
Resumo: Utilizando-se como principal elemento motivador o crescente uso da telefonia celular em nossa sociedade e, sobretudo entre os nossos estudantes, elaboramos uma sequencia de ensino que aborda alguns fenômenos ondulatórios relacionados principalmente a produção e transmissão das ondas eletromagnéticas e propõe uma reflexão sobre os possíveis riscos que os celulares e suas antenas de transmissão podem provocar à nossa saúde. Esta sequência didática encontra-se referenciada nos pressupostos de uma abordagem CTS e do movimento da Alfabetização Cientifica que buscam formar cidadãos capazes de refletir, avaliar, criticar e tomar decisões relacionadas a inserção de novas tecnologias na nossa sociedade. Todo o material desenvolvido para os estudantes foi elaborado sob os pressupostos teóricos do Ensino por Investigação. Deste modo, priorizou-se a utilização de uma abordagem dialógica para estruturação das atividades teóricas e práticas, além de simulações computacionais, leitura de textos e projeção de vídeos. O elemento motivador central desta proposta é a realização da encenação de uma controvérsia real ocorrida no Colégio de Aplicação da UFRJ sobre a instalação de uma antena de telefonia móvel e os possíveis efeitos nocivos que esse tipo de radiação poderia provocar à saúde dos estudantes. Nesta atividade os estudantes divididos em grupo atuam como atores sociais com interesses pré-estabelecidos em duas atividades de debates simulados sobre a possibilidade de instalação de uma antena nas dependências do colégio. Além do texto destinado aos estudantes elaboramos também um capítulo contendo orientação para os professores com sugestões e estratégias para utilização desse material em sala de aula
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