“Abelha no mel”: uma análise cognitivo-discursiva de metáforas de animais na construção idiomática (subs. animal) + (esp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Leandro Leiroz Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22846
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar uma construção idiomática metafórica, estruturada por um sintagma nominal formado por um substantivo que designa um animal, seguido de uma especificação. A construção pode ser representada pelo esquema SN = (Subs. animal) + (Esp.), que estrutura um grande número de expressões linguísticas metafóricas como, por exemplo, “abelha no mel”, “bode expiatório” e “pinto no lixo”. O estudo tem como fundamentação teórica a Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), proposta por Lakoff e Johnson (1980), e a Semântica de Frames (FILLMORE, 2006), ambas articuladas a conceitos da Linguística de Corpus, como chunks e collocations. Observou-se que as metáforas formadas por expressões contendo nomes de animais são licenciadas pela metáfora conceptual SER HUMANO É ANIMAL, em que o domínio-alvo é um indivíduo da espécie humana, e o domínio-fonte é um animal ou qualquer palavra associada ao reino animal. A metodologia adotada seguiu procedimentos semelhantes àqueles da linguística de corpus, sendo organizada em sete etapas: 1) levantamento de expressões por meio de formulário; 2) verificação da frequência das expressões com base em ocorrências na internet; 3) verificação da convencionalidade e da metaforicidade das expressões por meio de formulário; 4) verificação de registro das expressões em dicionários; 5) coleta de corpus autêntico; 6) verificação da proporção entre ocorrências metafóricas e literais por amostragem; 7) análise dos dados. Concluiu-se que: a) parte das expressões analisadas ativa frames dinâmicos (cenas); outra ativa frames predicadores, ou de especificações de animais; e a terceira seria híbrida, uma vez que ativaria um ou outro frame, dependendo do contexto em que ocorre; b) a conceptualização dos termos com animais, presentes nas expressões, nem sempre cumpre um papel relevante em sua compreensão, o que aponta para o fato de que cada expressão, como é o caso da maior parte dos chunks, funciona como uma unidade, e não como uma mera soma das palavras que a compõem
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Observou-se que as metáforas formadas por expressões contendo nomes de animais são licenciadas pela metáfora conceptual SER HUMANO É ANIMAL, em que o domínio-alvo é um indivíduo da espécie humana, e o domínio-fonte é um animal ou qualquer palavra associada ao reino animal. A metodologia adotada seguiu procedimentos semelhantes àqueles da linguística de corpus, sendo organizada em sete etapas: 1) levantamento de expressões por meio de formulário; 2) verificação da frequência das expressões com base em ocorrências na internet; 3) verificação da convencionalidade e da metaforicidade das expressões por meio de formulário; 4) verificação de registro das expressões em dicionários; 5) coleta de corpus autêntico; 6) verificação da proporção entre ocorrências metafóricas e literais por amostragem; 7) análise dos dados. Concluiu-se que: a) parte das expressões analisadas ativa frames dinâmicos (cenas); outra ativa frames predicadores, ou de especificações de animais; e a terceira seria híbrida, uma vez que ativaria um ou outro frame, dependendo do contexto em que ocorre; b) a conceptualização dos termos com animais, presentes nas expressões, nem sempre cumpre um papel relevante em sua compreensão, o que aponta para o fato de que cada expressão, como é o caso da maior parte dos chunks, funciona como uma unidade, e não como uma mera soma das palavras que a compõemConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThis research aims to investigate a metaphorical idiomatic construction, structured by a noun phrase formed by a noun that designates an animal, followed by a specification. The construction can be represented by the SN = (Animal subs.) + (Esp.) scheme, which structures a large number of metaphorical linguistic expressions, such as “abelha no mel”, “bode expiatório” and “pinto no lixo”. The study will have as theoretical basis the Conceptual Metaphor Theory (CMT), proposed by Lakoff and Johnson (1980), and Frame Semantics (FILLMORE, 2006), both articulated to concepts of Corpus Linguistics, such as chunks and collocations. It is observed that the metaphors formed by expressions containing animal names are licensed by the conceptual metaphor HUMAN BEING IS ANIMAL, in which the target domain is an individual of the human species, and the source domain is an animal, or any word associated with the animal kingdom. The methodology to be adopted follows some procedures similar to those of corpus linguistics, being organized in seven stages: 1) collection of expressions by means of a form to be filled in ; 2) checking the frequency of expressions based on their occurrences on the Internet; 3) verification of conventionality and metaphoricity of expressions using a form to be filled in; 4) checking the registration of expressions in dictionaries; 5) collection of authentic corpora; 6) verification of the proportion between metaphorical and literal occurrences by sampling; 7) data analysis. It was concluded that: a) only a part of the analyzed expressions seems to activate dynamic frames (scenes); another activates predicator frames, or frames of animal specifications; and the third would be hybrid, since it would activate either frame, depending on the context in which it occurs; b) the conceptualization of terms with animals, present in the expressions, does not always play a relevant role in their understanding, which points to the fact that each expression, as is the case with most chunks, functions as a unit, and not as a mere sum of the words that compose it133 f.Vereza, Solange CoelhoSiqueira, MaityCavalcanti, Fernanda CarneiroAzevedo, Leandro Leiroz Rodrigues de2021-08-06T17:48:58Z2021-08-06T17:48:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO, Leandro Leiroz Rodrigues de. “Abelha no mel”: uma análise cognitivo-discursiva de metáforas de animais na construção idiomática (subs. animal) + (esp.). 2021. 133 f. 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description Esta pesquisa tem como objetivo investigar uma construção idiomática metafórica, estruturada por um sintagma nominal formado por um substantivo que designa um animal, seguido de uma especificação. A construção pode ser representada pelo esquema SN = (Subs. animal) + (Esp.), que estrutura um grande número de expressões linguísticas metafóricas como, por exemplo, “abelha no mel”, “bode expiatório” e “pinto no lixo”. O estudo tem como fundamentação teórica a Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), proposta por Lakoff e Johnson (1980), e a Semântica de Frames (FILLMORE, 2006), ambas articuladas a conceitos da Linguística de Corpus, como chunks e collocations. Observou-se que as metáforas formadas por expressões contendo nomes de animais são licenciadas pela metáfora conceptual SER HUMANO É ANIMAL, em que o domínio-alvo é um indivíduo da espécie humana, e o domínio-fonte é um animal ou qualquer palavra associada ao reino animal. A metodologia adotada seguiu procedimentos semelhantes àqueles da linguística de corpus, sendo organizada em sete etapas: 1) levantamento de expressões por meio de formulário; 2) verificação da frequência das expressões com base em ocorrências na internet; 3) verificação da convencionalidade e da metaforicidade das expressões por meio de formulário; 4) verificação de registro das expressões em dicionários; 5) coleta de corpus autêntico; 6) verificação da proporção entre ocorrências metafóricas e literais por amostragem; 7) análise dos dados. Concluiu-se que: a) parte das expressões analisadas ativa frames dinâmicos (cenas); outra ativa frames predicadores, ou de especificações de animais; e a terceira seria híbrida, uma vez que ativaria um ou outro frame, dependendo do contexto em que ocorre; b) a conceptualização dos termos com animais, presentes nas expressões, nem sempre cumpre um papel relevante em sua compreensão, o que aponta para o fato de que cada expressão, como é o caso da maior parte dos chunks, funciona como uma unidade, e não como uma mera soma das palavras que a compõem
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