Ensino das leis de Newton na perspectiva de estudantes com deficiência visual e a instrução por pares como metodologia potencializadora para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Pedro Gouvêa de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31581
Resumo: A partir dos avanços nas políticas educacionais brasileira em prol da inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) nas escolas da rede regular de ensino e do consequente crescente número de matrículas de estudantes com Deficiência Visual (DV) nas escolas brasileiras de Educação Básica (EB), têm sido encontradas barreiras à inclusão em decorrência de diversos fatores, dentre os quais, uma visão predominante de ensino que homogeniza os e as discentes, independente de suas especificidades nos processos de apropriação do conhecimento. Tendo em vista a importância da ação do docente no processo de consolidação de escolas inclusivas, pesquisas geradas a partir do relato de docentes, têm exposto suas opiniões e experiências acerca de alguns pontos cruciais para que de fato ocorra a inclusão dos e das estudantes com DV e que a qualidade do ensino seja relevante para a formação de todos os discentes. Nesse sentido, esta pesquisa volta-se para o aprofundamento deste tema, com o objetivo de ouvir professores e professoras de Física da EB e contribuir para um ensino de Física na perspectiva da inclusão de estudantes com e sem DV, voltado ao estudo das Leis de Newton. Para tanto, além da produção e/ou seleção de arranjos experimentais e realização de processo de validação por um DV (adequação, manuseio, autonomia no uso e percepção dos efeitos), buscamos em Vigotski e na Instrução por Pares (IP) o respaldo metodológico para a elaboração de uma sequência de ensino inclusivo, levando em conta que para a melhoria da qualidade da aprendizagem, no sentido da apropriação do conhecimento científico pelos estudantes para além do tempo e espaço escolar, a inserção de recursos didáticos não é suficiente. Apesar da nossa impossibilidade de aplicação da sequência de ensino, a nosso ver, os resultados alcançados têm potencial para se aliar aos de outras pesquisas sobre o tema inclusão de estudantes com DV em aulas de Física no Ensino Médio, oportunizando aos docentes a familiaridade com sugestões de práticas educacionais inclusivas. Sobre essa contribuição da pesquisa, evidenciamos que na interação com os docentes tornou-se perceptível que são reduzidas as iniciativas de ações docentes inclusivas no ensino de Física, fato confirmado pelo avaliador dos arranjos experimentais. Por fim, os principais resultados alcançados na pesquisa foram utilizados na elaboração e apresentação do produto educacional: Caderno de Atividades sobre as três Leis de Newton: rompendo barreiras para a inclusão de estudantes com DV.
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Tendo em vista a importância da ação do docente no processo de consolidação de escolas inclusivas, pesquisas geradas a partir do relato de docentes, têm exposto suas opiniões e experiências acerca de alguns pontos cruciais para que de fato ocorra a inclusão dos e das estudantes com DV e que a qualidade do ensino seja relevante para a formação de todos os discentes. Nesse sentido, esta pesquisa volta-se para o aprofundamento deste tema, com o objetivo de ouvir professores e professoras de Física da EB e contribuir para um ensino de Física na perspectiva da inclusão de estudantes com e sem DV, voltado ao estudo das Leis de Newton. Para tanto, além da produção e/ou seleção de arranjos experimentais e realização de processo de validação por um DV (adequação, manuseio, autonomia no uso e percepção dos efeitos), buscamos em Vigotski e na Instrução por Pares (IP) o respaldo metodológico para a elaboração de uma sequência de ensino inclusivo, levando em conta que para a melhoria da qualidade da aprendizagem, no sentido da apropriação do conhecimento científico pelos estudantes para além do tempo e espaço escolar, a inserção de recursos didáticos não é suficiente. Apesar da nossa impossibilidade de aplicação da sequência de ensino, a nosso ver, os resultados alcançados têm potencial para se aliar aos de outras pesquisas sobre o tema inclusão de estudantes com DV em aulas de Física no Ensino Médio, oportunizando aos docentes a familiaridade com sugestões de práticas educacionais inclusivas. Sobre essa contribuição da pesquisa, evidenciamos que na interação com os docentes tornou-se perceptível que são reduzidas as iniciativas de ações docentes inclusivas no ensino de Física, fato confirmado pelo avaliador dos arranjos experimentais. Por fim, os principais resultados alcançados na pesquisa foram utilizados na elaboração e apresentação do produto educacional: Caderno de Atividades sobre as três Leis de Newton: rompendo barreiras para a inclusão de estudantes com DV.From the advances in the Brazilian educational policies towards the inclusion of students with specific educational needs (SEN) in schools of the regular education network and the consequent growing number of enrollments of students with visual impairment (VI) in Brazilian Basic Education (EB) schools, barriers to inclusion have been found due to several factors, among which, a predominant view of teaching that homogenizes students, regardless of their specificities in the processes of knowledge appropriation. Bearing in mind the importance of the teacher's action in the process of consolidating inclusive schools, research, based on teachers' reports, has exposed their opinions and experiences about some crucial points for the inclusion of students with VI to actually occur and that the quality of education is relevant to the education of all students. In this sense, this research focuses on deepening this theme, with theobjective of listening to teachers of Physics leacturing at EB school sand contributing to teaching Physics from the perspective of including students with and without VI, focused on the study of the Laws of Newton. For this purpose, in addition to the production and/or selection of experimental arrangements and carrying out a validation process by a VI (adequacy, handling, autonomy in use and perception of effects), we sought methodological support in Vigotski and in Peer Instruction (IP) for the elaboration of an inclusive teaching sequence, taking into account that for the improvement of the quality of learning, in the sense of the appropriation of scientific knowledge by the students beyond the time and school space, the insertion of didactic resources is not enough. Despite our impossibility of applying the teaching sequence, in our view, the results achieved have the potential to combine with those of other research on the subject of inclusion of students with VI in Physics classes in High School, providing opportunities for teachers to become familiar with suggestions for inclusive educational practices. About this contribution of the research, we evidenced that in the interaction with the professors it became noticeable that the initiatives of inclusive professors' actions in the teaching of Physics are reduced, a fact confirmed by the evaluator of the experimental arrangements. Finally, the main results achieved in the research were used in the elaboration and presentation of the educational product: Activity book on Newton's three Laws: breaking barriers for the inclusion of visually impaired students.155 f.Almeida, Lucia da Cruz deCid, Alberto SilvaNogueira, Erica CristinaRamalho, Pedro Gouvêa de Carvalho2023-12-19T17:47:45Z2023-12-19T17:47:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRAMALHO, Pedro Gouvêa de Carvalho. Ensino das leis de Newton na perspectiva de estudantes com deficiência visual e a instrução por pares como metodologia potencializadora para a inclusão. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31581CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T17:47:49Zoai:app.uff.br:1/31581Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:23.965377Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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