Educação permanente em saúde e o procedimento operacional padrão: pesquisa convergente assistencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lidiane Peixoto de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5937
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação permanente como estratégia para implementação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) em serviço no Centro de Diálise. Seus objetivos foram verificar o conhecimento dos profissionais sobre a educação permanente em saúde e os POPs; identificar se a equipe utiliza os POPs no momento do cuidado prestado ao paciente em hemodiálise; descrever as possíveis dificuldades para implementação dos POPs pela equipe no contexto da hemodiálise e implementar a educação permanente para facilitar a utilização dos POPs pelos profissionais do Centro de Diálise. A metodologia utilizada foi a pesquisa convergente assistencial, por meio da problematização, onde é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. O cenário da pesquisa foi o setor de nefrologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado em Niterói, cidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa contou com três etapas e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: Na primeira etapa, observação participante, na segunda etapa, entrevista semiestruturada e na terceira etapa, grupos educativos; na primeira etapa, foi construído um problema e tema que seriam trabalhados a partir da necessidade do setor. Na segunda etapa, construíram-se quatro categorias, após análise de conteúdo de Bardin. São elas: 1)“A alegria não chega apenas no achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”; 2)“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”; 3)“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”; 4)“Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Na terceira etapa, os participantes foram convidados aos grupos educativos, local de diálogo, reflexão e elaboração de hipóteses de soluções, seguindo a proposta da metodologia da problematização. Nesses grupos, discutiu-se o que eram Educação Permanente em Saúde, Educação Continuada, e POPs, atualizou-se os principais POPs relacionados à hemodiálise, construiu-se fluxogramas resumos sobre cada POP atualizado, e a partir desses conhecimentos foi construído um aplicativo de celular onde os fluxogramas estavam presentes para que todos tivessem acesso onde quer que fossem. Concluiu-se que pouco conhecimento se tinha acerca da legislação vigente sobre educação permanente em saúde e que o desconhecimento do sentido pleno limitava às formas de contato com os POPs. Porém, as soluções encontradas pelo grupo, mesmo que este não tenha se constituído uniformemente ao longo dos encontros, foram um somatório de experiências reunidas, o que proporcionou o que Paulo Freire chama de “uma certa compreensão ético-crítico-política da educação” à pesquisa convergente assistencial, de despertar do pensamento crítico, à melhoria da qualidade do serviço de diálise e à política nacional de educação permanente em saúde como estratégia de empoderamento
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A metodologia utilizada foi a pesquisa convergente assistencial, por meio da problematização, onde é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. O cenário da pesquisa foi o setor de nefrologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado em Niterói, cidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa contou com três etapas e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: Na primeira etapa, observação participante, na segunda etapa, entrevista semiestruturada e na terceira etapa, grupos educativos; na primeira etapa, foi construído um problema e tema que seriam trabalhados a partir da necessidade do setor. Na segunda etapa, construíram-se quatro categorias, após análise de conteúdo de Bardin. São elas: 1)“A alegria não chega apenas no achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”; 2)“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”; 3)“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”; 4)“Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Na terceira etapa, os participantes foram convidados aos grupos educativos, local de diálogo, reflexão e elaboração de hipóteses de soluções, seguindo a proposta da metodologia da problematização. Nesses grupos, discutiu-se o que eram Educação Permanente em Saúde, Educação Continuada, e POPs, atualizou-se os principais POPs relacionados à hemodiálise, construiu-se fluxogramas resumos sobre cada POP atualizado, e a partir desses conhecimentos foi construído um aplicativo de celular onde os fluxogramas estavam presentes para que todos tivessem acesso onde quer que fossem. Concluiu-se que pouco conhecimento se tinha acerca da legislação vigente sobre educação permanente em saúde e que o desconhecimento do sentido pleno limitava às formas de contato com os POPs. Porém, as soluções encontradas pelo grupo, mesmo que este não tenha se constituído uniformemente ao longo dos encontros, foram um somatório de experiências reunidas, o que proporcionou o que Paulo Freire chama de “uma certa compreensão ético-crítico-política da educação” à pesquisa convergente assistencial, de despertar do pensamento crítico, à melhoria da qualidade do serviço de diálise e à política nacional de educação permanente em saúde como estratégia de empoderamentoThe present study has the objective of studying permanent education as a strategy for the implementation of Standard Operational Procedures (SOPs) in service at the Dialysis Center. Its objectives were to verify the knowledge of the professionals in terms of permanent education in health and the POPs; identify whether the team uses the SOPs at the moment of the care given to the hemodialysis patients; to describe the possible difficulties for the implementation of SOPs by the team in the context of hemodialysis and to implement permanent education to facilitate the use of SOPs by the professionals of the Dialysis Center. The methodology used was the convergent assistance research, through the problematization, where it is made from the problems faced in reality and takes into account the knowledge and experiences that people already have. The research scenario was the nephrology sector of the Antônio Pedro University Hospital, located in Niterói, a city in the State of Rio de Janeiro. The research had three stages and the instruments of data collection used were: In the first stage, participant observation; in the second stage, semi-structured interview and; in the third stage, educational groups. In the first stage, a problem and theme that would be worked out from the need of the sector was built. In the second stage, four categories were constructed, after Bardin’s content analysis. They are: 1) "Joy does not only come in the find, but it is part of the search process. And teaching and learning cannot be out of demand, out of good-naturedness and joy."; 2) "No one educates anyone, no one educates himself, men educate one another, mediated by the world."; 3) "If education alone does not transform society, without it neither does society change."; 4) "Teaching is not transmitting knowledge, but creating possibilities for its own production or its construction". In the third stage, the participants were invited to the educational groups, a place for dialogue, reflection and elaboration of hypotheses for solutions, following the proposal of the problematization methodology. In these groups, we discussed what Permanent Education in Health, Continuing Education, and SOPs were; the main SOPs related to hemodialysis were updated; summary flowcharts were constructed on each updated SOP; and from this knowledge a mobile application, where the flowcharts were present so that everyone had access wherever they went, was built. It was concluded that little knowledge was available about the current legislation on permanent health education and that the lack of full meaning was limited to the forms of contact with SOPs. However, the solutions found by the group, even if it did not form uniformly throughout the meetings, were a sum of experiences gathered, which provided what Paulo Freire calls "a certain ethical-critical-political understanding of education" for the convergent assistance research, for the awakening of critical thinking, the improvement of the quality of the dialysis service and the national policy of permanent education in health as an empowerment strategyCortez, Elaine AntunesDutra, Virgínia Faria DamásioValente, Geilsa Soraia CavalcantiAlmeida, Lidiane Peixoto de2018-03-13T18:49:27Z2018-03-13T18:49:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Lidiane Peixoto de. Educação permanente em saúde e o procedimento operacional padrão: pesquisa convergente assistencial. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/5937http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T17:41:33Zoai:app.uff.br:1/5937Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:43.337931Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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