O cotidiano escolar em cartas que se narram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sueli de Paula Laranja dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15833
Resumo: A presente dissertação intitulada O Cotidiano Escolar em Cartas Que se Narram, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular e tem como premissa refletir e discutir as infâncias e as crianças à partir das nossas experiências (das crianças e minhas), dentro e fora da escola pública. Para isso mergulho no cotidiano escolar. O estranhamento da enunciação de uma palavra em um texto científico serviu de dispositivo para o mergulho que transbordou na possibilidade de experimentação do pensamento. Essa é uma experiência que marca a minha história de professora e a experiência aqui é pensada na perspectiva foucaultiana, que de tudo o que nos acontece, somente aquilo que não nos permitir ser do mesmo modo que éramos pode ser chamado assim. O encontro com esse pensamento me permitiu dialogar com professores e professoras através de cartas. Elas permitem que o cotidiano se narre, tomando a complexidade como fio condutor. Situações da rotina diária como a leitura, a escrita, a metodologia fazem parte dos assuntos postos em diálogo. O erro, a vadiagem como metodologia, o amor, o aprendizado e a história individual criam a paisagem dessa tessitura. Há na encarnação de cada palavra diálogos com músicos, poetas, dançarinos, e autores como Paulo Freire, Regina Garcia, Denise Tardan, Walter Kohan, Rubem Alves, Machado de Assis, Renato Russo
id UFF-2_7b0baf4874775cfac68821299c629f99
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15833
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O cotidiano escolar em cartas que se narramInfânciasCriançasExperiênciasInfânciaCriançaExperiênciaChildhoodChildrenExperiencesA presente dissertação intitulada O Cotidiano Escolar em Cartas Que se Narram, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular e tem como premissa refletir e discutir as infâncias e as crianças à partir das nossas experiências (das crianças e minhas), dentro e fora da escola pública. Para isso mergulho no cotidiano escolar. O estranhamento da enunciação de uma palavra em um texto científico serviu de dispositivo para o mergulho que transbordou na possibilidade de experimentação do pensamento. Essa é uma experiência que marca a minha história de professora e a experiência aqui é pensada na perspectiva foucaultiana, que de tudo o que nos acontece, somente aquilo que não nos permitir ser do mesmo modo que éramos pode ser chamado assim. O encontro com esse pensamento me permitiu dialogar com professores e professoras através de cartas. Elas permitem que o cotidiano se narre, tomando a complexidade como fio condutor. Situações da rotina diária como a leitura, a escrita, a metodologia fazem parte dos assuntos postos em diálogo. O erro, a vadiagem como metodologia, o amor, o aprendizado e a história individual criam a paisagem dessa tessitura. Há na encarnação de cada palavra diálogos com músicos, poetas, dançarinos, e autores como Paulo Freire, Regina Garcia, Denise Tardan, Walter Kohan, Rubem Alves, Machado de Assis, Renato RussoThe present dissertation entitled The Scholar Daily Life in Letters That Narrates Themselves is inscribed in the Field of Studies of the Daily Life of Popular Education and its premise is to reflect and discuss the childhoods and the children from our experiences (of the children and mine), inside and out of public school. For that, it was necessary to dive into the school everyday. The strangeness of a word pronunciation in a scientific text served as a starter that guided to diving that overflowed in the possibility of experimentation of thoughts. This is an experience that marks my history as a teacher and the experience here is thought of in the foucaultian perspective, that everything that happens to us, only that which does not allow us to be the same we were in the past can be called that way. The encounter with this thought allowed me to dialogue with teachers through letters. They allow everyday life to be told, taking complexity as the guiding thread. Situations of daily routine such as reading, writing, and methodology are part of the dialogue. Error, vagrancy as methodology, love, learning and individual history create the landscape of this fabric. There are in the incarnation of each word dialogues with musicians, poets, dancers, and authors as with Paulo Freire, Regina Garcia, Denise Tardan, Walter Kohan, Rubem Alves, Machado de Assis, Renato Russo127 f.Pérez, Carmen Lúcia VidalFreitas, Patrícia Oliveira deMello, Marisol Barenco deAlves, Luciana Pireshttp://lattes.cnpq.br/8997578665336947http://lattes.cnpq.br/0646181238100482http://lattes.cnpq.br/0661505225339423http://lattes.cnpq.br/5491565846910379http://lattes.cnpq.br/1905146156271147Santos, Sueli de Paula Laranja dos2020-11-09T18:04:42Z2020-11-09T18:04:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Sueli de Paula Laranja dos. O cotidiano escolar em cartas que se narram. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15833http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T19:19:49Zoai:app.uff.br:1/15833Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:28.759759Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano escolar em cartas que se narram
title O cotidiano escolar em cartas que se narram
spellingShingle O cotidiano escolar em cartas que se narram
Santos, Sueli de Paula Laranja dos
Infâncias
Crianças
Experiências
Infância
Criança
Experiência
Childhood
Children
Experiences
title_short O cotidiano escolar em cartas que se narram
title_full O cotidiano escolar em cartas que se narram
title_fullStr O cotidiano escolar em cartas que se narram
title_full_unstemmed O cotidiano escolar em cartas que se narram
title_sort O cotidiano escolar em cartas que se narram
author Santos, Sueli de Paula Laranja dos
author_facet Santos, Sueli de Paula Laranja dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez, Carmen Lúcia Vidal
Freitas, Patrícia Oliveira de
Mello, Marisol Barenco de
Alves, Luciana Pires
http://lattes.cnpq.br/8997578665336947
http://lattes.cnpq.br/0646181238100482
http://lattes.cnpq.br/0661505225339423
http://lattes.cnpq.br/5491565846910379
http://lattes.cnpq.br/1905146156271147
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sueli de Paula Laranja dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias
Crianças
Experiências
Infância
Criança
Experiência
Childhood
Children
Experiences
topic Infâncias
Crianças
Experiências
Infância
Criança
Experiência
Childhood
Children
Experiences
description A presente dissertação intitulada O Cotidiano Escolar em Cartas Que se Narram, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular e tem como premissa refletir e discutir as infâncias e as crianças à partir das nossas experiências (das crianças e minhas), dentro e fora da escola pública. Para isso mergulho no cotidiano escolar. O estranhamento da enunciação de uma palavra em um texto científico serviu de dispositivo para o mergulho que transbordou na possibilidade de experimentação do pensamento. Essa é uma experiência que marca a minha história de professora e a experiência aqui é pensada na perspectiva foucaultiana, que de tudo o que nos acontece, somente aquilo que não nos permitir ser do mesmo modo que éramos pode ser chamado assim. O encontro com esse pensamento me permitiu dialogar com professores e professoras através de cartas. Elas permitem que o cotidiano se narre, tomando a complexidade como fio condutor. Situações da rotina diária como a leitura, a escrita, a metodologia fazem parte dos assuntos postos em diálogo. O erro, a vadiagem como metodologia, o amor, o aprendizado e a história individual criam a paisagem dessa tessitura. Há na encarnação de cada palavra diálogos com músicos, poetas, dançarinos, e autores como Paulo Freire, Regina Garcia, Denise Tardan, Walter Kohan, Rubem Alves, Machado de Assis, Renato Russo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-09T18:04:42Z
2020-11-09T18:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Sueli de Paula Laranja dos. O cotidiano escolar em cartas que se narram. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15833
identifier_str_mv SANTOS, Sueli de Paula Laranja dos. O cotidiano escolar em cartas que se narram. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823599318728704