Cidade e "dramas": entre a festa e o festival - jazz e blues em Guaramiranga - Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Márcio Luís Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29010
Resumo: O trabalho objetiva analisar a relação entre o festival Jazz e Blues e a pequena cidade de Guaramiranga, localizada na região do Maciço do Baturité, distante cerca de 100 quilômetros da capital do Estado, Fortaleza. A realização de eventos espetaculares, como expressão local da vigente fase de mercantilização da cultura, tem valorizado a pequena cidade enquanto centro de irradiação cultural, disseminando imagens e discursos que enaltecem as características naturais da cidade, aliadas à justificativa de seu passado vigoroso de intensa atividade econômica e desenvolvimento cultural, propiciado pelo cultivo de café na região onde está situada. Com isso, a pequena cidade tornou-se um destino turístico contumaz, porém distante de soluções de seus problemas urbanos mais imediatos, dentre eles, a perda de população, a poluição e a intensa especulação imobiliária, que produziu uma supervalorização da terra. A instalação de serviços por parte de não moradores parece estabelecer na cidade ritmos de vida diversos: uma cidade para a festa e uma cidade que se expressa num cotidiano simplório em dias não festivos. A pesquisa visa, então, analisar os aspectos que propiciam avanços e impactos no espaço urbano de Guaramiranga a partir desses eventos espetaculares, em especial o Festival Jazz e Blues, massivamente reconhecido como o promovente do lugar e um dos motores de desenvolvimento, à revelia das manifestações populares que o enaltecem, como os Dramas Cantados, expressão maior dos atores sociais de Guaramiranga. A análise se move na verificação dos discursos que visam validar as contribuições advindas do evento na produção do espaço em questão, bem como aferir a partir de dados oficiais que venham a comprovar tais benefícios. Buscamos, ainda, escutar agentes produtores da cultura, estudiosos do lugar e, principalmente, a população nativa acerca dos aspectos estudados. O fundamento teórico encontra-se balizado pela teoria do Materialismo Cultural de Raymond Williams, que elucida o fenômeno de mercantilização da arte e, consequentemente, de vendas dos lugares, e na teoria da produção espacial de Henri Lefebvre, quanto à abordagem analítica do espaço enquanto espaço percebido, concebido e vivido.
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Com isso, a pequena cidade tornou-se um destino turístico contumaz, porém distante de soluções de seus problemas urbanos mais imediatos, dentre eles, a perda de população, a poluição e a intensa especulação imobiliária, que produziu uma supervalorização da terra. A instalação de serviços por parte de não moradores parece estabelecer na cidade ritmos de vida diversos: uma cidade para a festa e uma cidade que se expressa num cotidiano simplório em dias não festivos. A pesquisa visa, então, analisar os aspectos que propiciam avanços e impactos no espaço urbano de Guaramiranga a partir desses eventos espetaculares, em especial o Festival Jazz e Blues, massivamente reconhecido como o promovente do lugar e um dos motores de desenvolvimento, à revelia das manifestações populares que o enaltecem, como os Dramas Cantados, expressão maior dos atores sociais de Guaramiranga. A análise se move na verificação dos discursos que visam validar as contribuições advindas do evento na produção do espaço em questão, bem como aferir a partir de dados oficiais que venham a comprovar tais benefícios. Buscamos, ainda, escutar agentes produtores da cultura, estudiosos do lugar e, principalmente, a população nativa acerca dos aspectos estudados. O fundamento teórico encontra-se balizado pela teoria do Materialismo Cultural de Raymond Williams, que elucida o fenômeno de mercantilização da arte e, consequentemente, de vendas dos lugares, e na teoria da produção espacial de Henri Lefebvre, quanto à abordagem analítica do espaço enquanto espaço percebido, concebido e vivido.The present work aims at analyzing the relation between the Jazz and Blues Festival and the city where it takes place, Guaramiranga, located in the hill region Baturité, 100 km away from the capital city of Ceará estate, Fortaleza. The realization of entertainment events as expression of the current phase of commodification of culture has valued the small city and deemed it as a center of cultural irradiation, disseminating images and discourses that praise the city’s natural characteristics, along with the justification of its vigorous past of intense economical activity and cultural development provided by the coffee farming present in the region. Therefore, the small city has become a common touristic destination, but it is still far from the solutions to its immediate urban problems. Among them, we may cite the loss of population, the pollution and the intense real estate speculation that produced an overvaluation of the land. The presence of services offered by non-residents of the city seems to stablish different paces of living: a city for partying and another one that express itself in a simple everyday life when festive days are not present. Thus, this work seeks to analyze the aspects that provide advances and impacts – resulting from these entertainment events - in the urban space of Guramiranga, in special the Jazz and Blues Festival, massively recognized as the promoting source of the place and one of the engines of development despite the popular demonstrations that praise the city, as the Sung Dramas, the most relevant social actor of Guaramiranga. The analysis follows the path of verifying the discourses that aim at validating the contributions that arise from the event in the production of the space at issue, as well as validating them based on official data that may come to ascertain such benefits. Moreover, we seek to listen the agents that promote culture, scholars from the place and, mainly, the native population about the studied aspects. The theoretical basis used is the Cultural Materialism of Raymon Williams, which elucidates the commercialization of art and, consequently, the sale of places; and the Henri Lefebvre’s production of space theory regarding the space analytic approach as perceived and lived space.181 p.Oliveira, Márcio Piñon deBezerra, Amélia Cristina AlvesMartins, Flávia Elaine da SilvaCorrêa, Aureanice de MelloAntunes, Charlles da FrançaPaiva, Márcio Luís Alves2023-05-29T16:26:27Z2023-05-29T16:26:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAIVA, Márcio Luís Alves. Cidade e "dramas": entre a festa e o festival - jazz e blues em Guaramiranga - Ceará. 2017. 181 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29010CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-29T16:26:31Zoai:app.uff.br:1/29010Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-29T16:26:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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