Sobre as águas da Guanabara: transporte e trabalho no Rio de Janeiro do século XIX (1835-1845)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14343 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o mundo do trabalho dos remadores e dos barqueiros que exerciam suas atividades no litoral da cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX, entre os anos de 1835 a 1845. Analisa, também, as relações desses trabalhadores com a Câmara Municipal e com as outras instituições, imperiais ou leigas, que normatizavam e controlavam o mundo do trabalho durante o Oitocentos e como essas mesmas instituições serviram aos trabalhadores marítimos nas suas estratégias de defesa de direitos e na luta diária por cidadania e pela sobrevivência. As instituições municipais e imperiais vinham, gradativamente, agindo no sentido de aumentar o controle sobre os cidadãos e, principalmente, regular e submeter a força de trabalho disponível, fosse escravizada ou “livre”. É objeto desta pesquisa, outrossim, investigar a introdução do vapor nos transportes marítimos e demonstrar como esse processo não foi automático e dicotômico, rompendo com a ideia de transição ainda persistente na história dos transportes carioca. |
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Sobre as águas da Guanabara: transporte e trabalho no Rio de Janeiro do século XIX (1835-1845)Navegação - aspecto históricoRio de Janeiro (RJ) - Século XIXEsta pesquisa analisa o mundo do trabalho dos remadores e dos barqueiros que exerciam suas atividades no litoral da cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX, entre os anos de 1835 a 1845. Analisa, também, as relações desses trabalhadores com a Câmara Municipal e com as outras instituições, imperiais ou leigas, que normatizavam e controlavam o mundo do trabalho durante o Oitocentos e como essas mesmas instituições serviram aos trabalhadores marítimos nas suas estratégias de defesa de direitos e na luta diária por cidadania e pela sobrevivência. As instituições municipais e imperiais vinham, gradativamente, agindo no sentido de aumentar o controle sobre os cidadãos e, principalmente, regular e submeter a força de trabalho disponível, fosse escravizada ou “livre”. É objeto desta pesquisa, outrossim, investigar a introdução do vapor nos transportes marítimos e demonstrar como esse processo não foi automático e dicotômico, rompendo com a ideia de transição ainda persistente na história dos transportes carioca.190 p.NiteróiRibeiro, Gladys SabinaPopinigis, FabianeTerra, Paulo CruzSantos Junior, Edilson Nunes dos2020-07-15T14:22:05Z2020-07-15T14:22:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14343Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-02T14:29:07Zoai:app.uff.br:1/14343Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:42.556980Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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