Reestruturação societária em empresas de educação: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11102 |
Resumo: | Neste trabalho são discutidos os aspectos da reestruturação societária por fusões, aquisições, cisões e incorporações tendo por base sua gestão estratégica de mercado. Parte-se da premissa de que o corpo de estudo genericamente denominado de ―fusão, cisão, aquisição e incorporação‖ desdobra-se, na realidade, em atividades estratégicas bastante distintas. Desta maneira, procura-se ao mesmo tempo determinar tal pluralidade e correlacionar suas diferenças a luz dos preceitos fundamentais de gestão no ramo da educação. A análise está estruturada em duas partes. Primeiramente, é apresentada uma visão panorâmica, conceitual de cada modalidade de reestruturação vigente na legislação brasileira, destacando suas peculiaridades e semelhanças. A seguir, é apresentado o estudo de caso da aquisição da Universidade Estácio de Sá pela Kroton Educacional, maior empresa privada atualmente no segmento de educação. Serão analisados os requisitos apresentados pelas empresas para a realização da aquisição, bem como os fundamentos para o indeferimento realizado pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e o posicionamento estratégico após o processo |
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Reestruturação societária em empresas de educação: um estudo de casoReestruturação societáriaFusãoCisãoAquisição e incorporaçãoEmpresas de EducaçãoEstudo de CasoAdministraçãoCorporate restructuringMergerSpin-offAcquisition and mergerEducation CompaniesCase StudyNeste trabalho são discutidos os aspectos da reestruturação societária por fusões, aquisições, cisões e incorporações tendo por base sua gestão estratégica de mercado. Parte-se da premissa de que o corpo de estudo genericamente denominado de ―fusão, cisão, aquisição e incorporação‖ desdobra-se, na realidade, em atividades estratégicas bastante distintas. Desta maneira, procura-se ao mesmo tempo determinar tal pluralidade e correlacionar suas diferenças a luz dos preceitos fundamentais de gestão no ramo da educação. A análise está estruturada em duas partes. Primeiramente, é apresentada uma visão panorâmica, conceitual de cada modalidade de reestruturação vigente na legislação brasileira, destacando suas peculiaridades e semelhanças. A seguir, é apresentado o estudo de caso da aquisição da Universidade Estácio de Sá pela Kroton Educacional, maior empresa privada atualmente no segmento de educação. Serão analisados os requisitos apresentados pelas empresas para a realização da aquisição, bem como os fundamentos para o indeferimento realizado pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e o posicionamento estratégico após o processoThe aspects of corporate restructuring through mergers, acquisitions, and spin-offs are discussed, based on their strategic market management. It starts from the premise that the study body generically termed "merger, division, acquisition, and incorporation" actually unfolds into quite distinct strategic activities. In this way, it is sought at the same time to determine such plurality and to correlate their differences in light of the fundamental precepts of management in the field of education. The analysis is structured in two parts. Firstly, a panoramic, conceptual view of each modality of restructuring in force in Brazilian legislation is presented, highlighting its peculiarities and similarities. The following is a case study of the acquisition of Estácio de Sá University by Kroton Educacional, the largest private company currently in the education segment. It will analyze the requirements presented by the companies to carry out the acquisition, as well as the grounds for the rejection made by Cade, Administrative Council of Economic Defense, and the strategic positioning after the processNiteróiSilva, Antônio Ranha daFontanillas, Carlos NavarroRosa, Jorge Ribeiro dos PassosPacheco, Carolina de Castro Menezes2019-09-04T18:45:01Z2019-09-04T18:45:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPacheco, Carolina de Castro Menezes. Reestruturação societária em empresas de educação: um estudo de caso / Carolina de Castro Menezes Pacheco ; Antonio Ranha, orientador; Carlos Navarro, coorientador. Niterói, 2019. 51 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11102Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-20T22:04:37Zoai:app.uff.br:1/11102Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-20T22:04:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Neste trabalho são discutidos os aspectos da reestruturação societária por fusões, aquisições, cisões e incorporações tendo por base sua gestão estratégica de mercado. Parte-se da premissa de que o corpo de estudo genericamente denominado de ―fusão, cisão, aquisição e incorporação‖ desdobra-se, na realidade, em atividades estratégicas bastante distintas. Desta maneira, procura-se ao mesmo tempo determinar tal pluralidade e correlacionar suas diferenças a luz dos preceitos fundamentais de gestão no ramo da educação. A análise está estruturada em duas partes. Primeiramente, é apresentada uma visão panorâmica, conceitual de cada modalidade de reestruturação vigente na legislação brasileira, destacando suas peculiaridades e semelhanças. A seguir, é apresentado o estudo de caso da aquisição da Universidade Estácio de Sá pela Kroton Educacional, maior empresa privada atualmente no segmento de educação. Serão analisados os requisitos apresentados pelas empresas para a realização da aquisição, bem como os fundamentos para o indeferimento realizado pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e o posicionamento estratégico após o processo |
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