Reestruturação societária em empresas de educação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Carolina de Castro Menezes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11102
Resumo: Neste trabalho são discutidos os aspectos da reestruturação societária por fusões, aquisições, cisões e incorporações tendo por base sua gestão estratégica de mercado. Parte-se da premissa de que o corpo de estudo genericamente denominado de ―fusão, cisão, aquisição e incorporação‖ desdobra-se, na realidade, em atividades estratégicas bastante distintas. Desta maneira, procura-se ao mesmo tempo determinar tal pluralidade e correlacionar suas diferenças a luz dos preceitos fundamentais de gestão no ramo da educação. A análise está estruturada em duas partes. Primeiramente, é apresentada uma visão panorâmica, conceitual de cada modalidade de reestruturação vigente na legislação brasileira, destacando suas peculiaridades e semelhanças. A seguir, é apresentado o estudo de caso da aquisição da Universidade Estácio de Sá pela Kroton Educacional, maior empresa privada atualmente no segmento de educação. Serão analisados os requisitos apresentados pelas empresas para a realização da aquisição, bem como os fundamentos para o indeferimento realizado pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e o posicionamento estratégico após o processo
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