Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nilcelio Sacramento de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26816
Resumo: O textotese (des)tece resultados de uma pesquisaviagem sobre formação de professoras/es na perspectiva do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais, desenvolvido na Bacia do Jacuípe, mais especificamente em Mairi, Bahia. Textotese alinhavado por fios narrativos, assumindo as narrativas como singularesplurais e individuaiscoletivas, registradas por meios das conversas com professoras e equipe gestora que atuaram como cursistas e coordenadoras da formação. Conversas entendidas como um dispositivo de pesquisaviagem que se configurou como uma possibilidade contra-hegemônica para pensarpraticar a produção de conhecimento científico mais rizomática e ecológica ao mesmo tempo em que possibilitou a escuta, a presença, o reconhecimento dos “eus” e dos “nós” como indispensáveis no processo da pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa como método de investigação possibilitou compreender as narrativas como um movimento de investigaçãoformação, podendo ser tanto um acontecimento como um método. A narrativa é o acontecimento em movimento. Nessa direção, a pesquisa narrativa contribui com a ruptura da visão reducionista do processo e percursos de (re)construção do conhecimento e nos aproxima das primícias de pensarviversentir a vida e a profissão. Método como traçado, feito ao caminhar, por isso, capaz de apontar novos-outros caminhos sempre (re)inventados e (re)criados nas experiências, nas multiplicidades, nas singularidades, nas relações cotidianas e no ato de pesquisarviajar. Desse modo, trabalhar com conversas e narrativas, como dispositivo da pesquisaviagem, é um convite à produção de outros processos de (des)formação docente experienciados pelas professoras no Curso Ensino e Gênero: perspectivas transversais. A presente pesquisaviagem tem como objetivo central trazer à cena os modos como os saberesfazeres do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais interpelaram as professoras cursistas, (des)construindo verdades e as (re)posicionando cotidianamente em suas práticas pedagógicas. Não me propus, ao chegar ao porto, dar a pesquisaviagem como encerrada e elaborar uma consideração final, mas apontar pistas e indícios de fios narrativos que sinalizam para processos de (des)formação como espaçotempo de possiblidades, de desmantelamentos e de desenquadramentos de uma visão monocultural de produzir conhecimentos, saberes, de perceber e valorizar corposvidas que em suas multiplicidades e diferenças se recusam a assumir uma identidade-forma única como modos de serestar no/com o mundo. Corposvidas que se insinuam entre tessituras, disputas, conexões e tramas múltiplas potencializadas nas negociações, hibridizações, no entre, nos intermezzos onde pulsam devires e (re)existências. As pistas resultados do estudo apontam ainda para escapes, linhas de fugas, negociação, transformando e (re)inventando corposvidas vão se produzindo as potências da vida sempre em devir, em estado de inacabamento, em aberto, ou seja, corposvidas performances que (re)existem e operam a partir de novas hibridizações e que mudam com o mundo e com os devires das (des)arrumações do território existencial que vão constituindo nossa maneira de serestar no mundo, de vivê-lo e problematizá-lo.
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Conversas entendidas como um dispositivo de pesquisaviagem que se configurou como uma possibilidade contra-hegemônica para pensarpraticar a produção de conhecimento científico mais rizomática e ecológica ao mesmo tempo em que possibilitou a escuta, a presença, o reconhecimento dos “eus” e dos “nós” como indispensáveis no processo da pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa como método de investigação possibilitou compreender as narrativas como um movimento de investigaçãoformação, podendo ser tanto um acontecimento como um método. A narrativa é o acontecimento em movimento. Nessa direção, a pesquisa narrativa contribui com a ruptura da visão reducionista do processo e percursos de (re)construção do conhecimento e nos aproxima das primícias de pensarviversentir a vida e a profissão. Método como traçado, feito ao caminhar, por isso, capaz de apontar novos-outros caminhos sempre (re)inventados e (re)criados nas experiências, nas multiplicidades, nas singularidades, nas relações cotidianas e no ato de pesquisarviajar. Desse modo, trabalhar com conversas e narrativas, como dispositivo da pesquisaviagem, é um convite à produção de outros processos de (des)formação docente experienciados pelas professoras no Curso Ensino e Gênero: perspectivas transversais. A presente pesquisaviagem tem como objetivo central trazer à cena os modos como os saberesfazeres do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais interpelaram as professoras cursistas, (des)construindo verdades e as (re)posicionando cotidianamente em suas práticas pedagógicas. Não me propus, ao chegar ao porto, dar a pesquisaviagem como encerrada e elaborar uma consideração final, mas apontar pistas e indícios de fios narrativos que sinalizam para processos de (des)formação como espaçotempo de possiblidades, de desmantelamentos e de desenquadramentos de uma visão monocultural de produzir conhecimentos, saberes, de perceber e valorizar corposvidas que em suas multiplicidades e diferenças se recusam a assumir uma identidade-forma única como modos de serestar no/com o mundo. Corposvidas que se insinuam entre tessituras, disputas, conexões e tramas múltiplas potencializadas nas negociações, hibridizações, no entre, nos intermezzos onde pulsam devires e (re)existências. As pistas resultados do estudo apontam ainda para escapes, linhas de fugas, negociação, transformando e (re)inventando corposvidas vão se produzindo as potências da vida sempre em devir, em estado de inacabamento, em aberto, ou seja, corposvidas performances que (re)existem e operam a partir de novas hibridizações e que mudam com o mundo e com os devires das (des)arrumações do território existencial que vão constituindo nossa maneira de serestar no mundo, de vivê-lo e problematizá-lo.The text-thesis (un)weaves the results of a ‘research trip’ on teacher training in the perspective of the course ‘Teaching and gender: transversal perspectives’, developed in the Jacuípe Basin, more specifically in Mairi, Bahia. Text-thesis tacked by narrative threads, assuming the narratives as singulars-plural and individual-collective, recorded through conversations with teachers and management team who acted as course participants and coordinators of training. Conversations understood as a research-trip device that was configured as a counter-hegemonic possibility to think and practice the production of scientific knowledge more rhizomatic and ecological at the same time that it made possible the listening, the presence, the recognition of the “self” and the “us” as indispensable in the process of narrative research. Narrative research as a method of investigation made it possible to understand narratives as a movement of investigation-formation, which can be both an event and a method. The narrative is the event in motion. In this direction, the narrative research contributes to the rupture of the reductionist vision of the process and paths of (re)construction of knowledge and brings us closer to the beginnings of thinking about living and feeling life and the profession. A method as a trace, made while walking, therefore, capable of pointing out new-other paths that are always (re)invented and (re)created in experiences, in multiplicities, in singularities, in everyday relationships and in the act of researching and traveling. In this way, working with conversations and narratives, as a research-travel device, is an invitation to produce other processes of teacher (de)training experienced by teachers in the Teaching and Gender Course: transversal perspectives. The main objective of this research trip is to bring to the scene the ways in which the know-how of the course Teaching and Gender: transversal perspectives challenged the course teachers, (de)constructing truths and (re)positioning them daily in their pedagogical practices. Upon arriving at the port, I did not propose to end the research-trip and elaborate a final consideration, but to point out clues and indications of narrative threads that point to processes of (dis)formation as a space-time of possibilities, dismantling and disframing of a vision monocultural way of producing knowledge, knowledge, perceiving and valuing bodies-lives that, in their multiplicities and differences, refuse to assume a unique identity-form as ways of being in/with the world. Bodies-lives that insinuate themselves between weavings, disputes, connections and multiple plots potentiated in negotiations, hybridizations, in between, in the intermezzos where becomings and (re)existences pulsate. The clues resulting from the study also point to escapes, lines of escape, negotiation, transforming and (re)inventing bodies- lives, the potencies of life are produced, always in becoming, in a state of unfinished, open, that is, bodies-lived performances that (re-) exist and operate from new hybridizations that change with the world and with the becomings of the (dis)arrangements of the existential territory that constitute our way of being in the world, of living it and problematizing it.311 p.Rangel, Mary TherezinhaPérez, Carmen Lúcia VidalCaetano, MarcioSilva, Ana Lúcia Gomes daSilva Junior, Jonas Alves daAndrade, Nivea Maria da SilvaSepúlveda, Denize de Aguiar XavierSchueler, Alessandra Frota MartinezSousa, Nilcelio Sacramento de2022-11-07T12:02:47Z2022-11-07T12:02:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Nilcelio Sacramento de. Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós. 2022. 311f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26816CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-07T12:02:51Zoai:app.uff.br:1/26816Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-07T12:02:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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