Uma análise de acessibilidade de sistemas acadêmicos: o Google sala de aula
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Publication Date: | 2021 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Download full: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24217 |
Summary: | Com a pandemia de COVID-19 no ano de 2020, o mundo precisou adaptar todo o seu cotidiano para uma nova realidade. Isso não foi diferente dentro do contexto educacional que a Universidade Federal Fluminense se encontra. A fim de continuar atendendo seus alunos e seguir com os cursos ministrados, a UFF adotou o ensino remoto emergencial, e implementou a mudança de aulas presenciais para ambientes remotos. A sugestão adotada pela grande maioria dos professores foi a ferramenta Google Sala de Aula, desenvolvida pela empresa norte-americana Google. Porém, como uma instituição pública, é dever da faculdade prover acessibilidade e o acesso inclusivo para seus alunos em qualquer ambiente, seja presencial ou remoto. Tal aspecto é extremamente importante no que se refere a adesão e permanência de estudantes com deficiência na faculdade, visto que seus direitos são garantidos pela legislação brasileira através do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O presente trabalho buscou investigar se a ferramenta escolhida pela UFF é acessível ou não para pessoas com deficiência a partir de diretrizes e padrões internacionais, assim como recomendações do Governo Federal Brasileiro. Para isso, foram realizados alguns métodos para levantamento da dados, tais como observação, aplicação de questionário e entrevistas voltados para entender a vivência dos alunos com deficiência dentro do curso de Sistemas de Informação do \textsl{Campus} Niterói da UFF. Além disso, também foram realizadas análises automatizadas, usando ferramentas recomendadas pelo governo, e análise manual do Google Sala de Aula a fim de avaliar a acessibilidade da ferramenta. Como resultado das análises da ferramenta junto das análises dos dados recolhidos, foi obtido que, a ferramenta é considerada acessível para pessoas com deficiência auditiva, porém não é para pessoas com deficiências visuais, especialmente cegos. |
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Uma análise de acessibilidade de sistemas acadêmicos: o Google sala de aulaAcessibilidadeGoogle Sala de AulaUsabilidadeUsabilidade webEnsino remotoPessoa com deficiênciaGoogle ClassroomAccessibilityUsabilityCom a pandemia de COVID-19 no ano de 2020, o mundo precisou adaptar todo o seu cotidiano para uma nova realidade. Isso não foi diferente dentro do contexto educacional que a Universidade Federal Fluminense se encontra. A fim de continuar atendendo seus alunos e seguir com os cursos ministrados, a UFF adotou o ensino remoto emergencial, e implementou a mudança de aulas presenciais para ambientes remotos. A sugestão adotada pela grande maioria dos professores foi a ferramenta Google Sala de Aula, desenvolvida pela empresa norte-americana Google. Porém, como uma instituição pública, é dever da faculdade prover acessibilidade e o acesso inclusivo para seus alunos em qualquer ambiente, seja presencial ou remoto. Tal aspecto é extremamente importante no que se refere a adesão e permanência de estudantes com deficiência na faculdade, visto que seus direitos são garantidos pela legislação brasileira através do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O presente trabalho buscou investigar se a ferramenta escolhida pela UFF é acessível ou não para pessoas com deficiência a partir de diretrizes e padrões internacionais, assim como recomendações do Governo Federal Brasileiro. Para isso, foram realizados alguns métodos para levantamento da dados, tais como observação, aplicação de questionário e entrevistas voltados para entender a vivência dos alunos com deficiência dentro do curso de Sistemas de Informação do \textsl{Campus} Niterói da UFF. Além disso, também foram realizadas análises automatizadas, usando ferramentas recomendadas pelo governo, e análise manual do Google Sala de Aula a fim de avaliar a acessibilidade da ferramenta. Como resultado das análises da ferramenta junto das análises dos dados recolhidos, foi obtido que, a ferramenta é considerada acessível para pessoas com deficiência auditiva, porém não é para pessoas com deficiências visuais, especialmente cegos.Because of the COVID-19 pandemic in 2020, the world needed to adapt its daily life to a new reality. Likewise, the Federal Fluminense university was required to adjust your courses and internal processes. The students started to use distance learning environments to continue their undergraduate degree courses. Most of the teachers adopted Google Classroom, offered by Google. However, as a public institution, the university has to provide accessibility and even access for its students in face-to-face and remote environments. This aspect is essential concerning the adhesion and permanence of students with disabilities in colleges and universities, as guaranteed in the Brazilian Constitution and the Statute of People with Disabilities.Universidade Federal FluminenseNiteróiSeixas, Flávio LuizCafezeiro, Isabel LeiteViterbo Filho, JoséFornazin, MarceloRamos, Bárbara Aranha2022-01-18T13:58:09Z2022-01-18T13:58:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Bárbara Aranha. Uma análise de acessibilidade de sistemas acadêmicos: o Google Sala de Aula. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021http://app.uff.br/riuff/handle/1/24217Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T13:58:13Zoai:app.uff.br:1/24217Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T13:58:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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