O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buckell, Débora Polidoro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199950
Resumo: O presente estudo visa identificar se a utilização da ferramenta Google Sala de Aula ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos. Serão apresentadas as características das diferentes gerações, como elas aprendem, além da importância da resolução de problemas e da união das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos melhorem a intepretação de texto. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que os alunos justificam a dificuldade que possuem em compreender o que um problema matemático ou enunciado de um exercício matemático pede na má interpretação que fazem e por lerem poucas vezes o enunciado. Verificou-se também que é possível utilizar a ferramenta Google Sala de Aula, já que os esses alunos são nativos digitais e, por isso, possuem maior facilidade em ler na tela do computador do que no papel.
id UFRGS-2_49fd46fe9b1ec493e10c6786dc691c71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199950
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Buckell, Débora PolidoroMehlecke, Querte Teresinha Conzi2019-10-03T03:45:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/199950001102621O presente estudo visa identificar se a utilização da ferramenta Google Sala de Aula ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos. Serão apresentadas as características das diferentes gerações, como elas aprendem, além da importância da resolução de problemas e da união das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos melhorem a intepretação de texto. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que os alunos justificam a dificuldade que possuem em compreender o que um problema matemático ou enunciado de um exercício matemático pede na má interpretação que fazem e por lerem poucas vezes o enunciado. Verificou-se também que é possível utilizar a ferramenta Google Sala de Aula, já que os esses alunos são nativos digitais e, por isso, possuem maior facilidade em ler na tela do computador do que no papel.The present study aims to identify whether the use of the Google Classroom tool helps students solve mathematical problems. The characteristics of the different generations will be presented, as they learn, as well as the importance of problem solving and the union of Portuguese and Mathematics disciplines, so that students improve text interpretation. After the application of the questionnaires, it was verified that the students justify their difficulty in understanding what a mathematical problem or statement of a mathematical exercise asks for in the misinterpretation they do and for reading the statement a few times. It was also found that it is possible to use the Google Classroom tool, since these students are digital natives and, therefore, are easier to read on the computer screen than on paper.application/pdfporProblemas matemáticosSala de aulaInterpretaçãoMathematical problemsGoogle ClassroomInterpretationO uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticosThe Use Of Google Classroom In Solving Mathematical Problems info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102621.pdf.txt001102621.pdf.txtExtracted Texttext/plain63726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/2/001102621.pdf.txt7b001f6ba31c207eeb3a3752d1388629MD52ORIGINAL001102621.pdfTexto completoapplication/pdf995450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/1/001102621.pdfceb6aab02634392d61b8177fbca73928MD5110183/1999502019-10-04 03:48:07.828906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Use Of Google Classroom In Solving Mathematical Problems
title O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
spellingShingle O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
Buckell, Débora Polidoro
Problemas matemáticos
Sala de aula
Interpretação
Mathematical problems
Google Classroom
Interpretation
title_short O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
title_full O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
title_fullStr O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
title_sort O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
author Buckell, Débora Polidoro
author_facet Buckell, Débora Polidoro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buckell, Débora Polidoro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
contributor_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas matemáticos
Sala de aula
Interpretação
topic Problemas matemáticos
Sala de aula
Interpretação
Mathematical problems
Google Classroom
Interpretation
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical problems
Google Classroom
Interpretation
description O presente estudo visa identificar se a utilização da ferramenta Google Sala de Aula ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos. Serão apresentadas as características das diferentes gerações, como elas aprendem, além da importância da resolução de problemas e da união das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos melhorem a intepretação de texto. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que os alunos justificam a dificuldade que possuem em compreender o que um problema matemático ou enunciado de um exercício matemático pede na má interpretação que fazem e por lerem poucas vezes o enunciado. Verificou-se também que é possível utilizar a ferramenta Google Sala de Aula, já que os esses alunos são nativos digitais e, por isso, possuem maior facilidade em ler na tela do computador do que no papel.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199950
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102621
url http://hdl.handle.net/10183/199950
identifier_str_mv 001102621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/2/001102621.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/1/001102621.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b001f6ba31c207eeb3a3752d1388629
ceb6aab02634392d61b8177fbca73928
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486933506097152