O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199950 |
Resumo: | O presente estudo visa identificar se a utilização da ferramenta Google Sala de Aula ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos. Serão apresentadas as características das diferentes gerações, como elas aprendem, além da importância da resolução de problemas e da união das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos melhorem a intepretação de texto. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que os alunos justificam a dificuldade que possuem em compreender o que um problema matemático ou enunciado de um exercício matemático pede na má interpretação que fazem e por lerem poucas vezes o enunciado. Verificou-se também que é possível utilizar a ferramenta Google Sala de Aula, já que os esses alunos são nativos digitais e, por isso, possuem maior facilidade em ler na tela do computador do que no papel. |
id |
UFRGS-2_49fd46fe9b1ec493e10c6786dc691c71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199950 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Buckell, Débora PolidoroMehlecke, Querte Teresinha Conzi2019-10-03T03:45:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/199950001102621O presente estudo visa identificar se a utilização da ferramenta Google Sala de Aula ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos. Serão apresentadas as características das diferentes gerações, como elas aprendem, além da importância da resolução de problemas e da união das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos melhorem a intepretação de texto. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que os alunos justificam a dificuldade que possuem em compreender o que um problema matemático ou enunciado de um exercício matemático pede na má interpretação que fazem e por lerem poucas vezes o enunciado. Verificou-se também que é possível utilizar a ferramenta Google Sala de Aula, já que os esses alunos são nativos digitais e, por isso, possuem maior facilidade em ler na tela do computador do que no papel.The present study aims to identify whether the use of the Google Classroom tool helps students solve mathematical problems. The characteristics of the different generations will be presented, as they learn, as well as the importance of problem solving and the union of Portuguese and Mathematics disciplines, so that students improve text interpretation. After the application of the questionnaires, it was verified that the students justify their difficulty in understanding what a mathematical problem or statement of a mathematical exercise asks for in the misinterpretation they do and for reading the statement a few times. It was also found that it is possible to use the Google Classroom tool, since these students are digital natives and, therefore, are easier to read on the computer screen than on paper.application/pdfporProblemas matemáticosSala de aulaInterpretaçãoMathematical problemsGoogle ClassroomInterpretationO uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticosThe Use Of Google Classroom In Solving Mathematical Problems info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102621.pdf.txt001102621.pdf.txtExtracted Texttext/plain63726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/2/001102621.pdf.txt7b001f6ba31c207eeb3a3752d1388629MD52ORIGINAL001102621.pdfTexto completoapplication/pdf995450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/1/001102621.pdfceb6aab02634392d61b8177fbca73928MD5110183/1999502019-10-04 03:48:07.828906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Use Of Google Classroom In Solving Mathematical Problems |
title |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos Buckell, Débora Polidoro Problemas matemáticos Sala de aula Interpretação Mathematical problems Google Classroom Interpretation |
title_short |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
title_full |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
O uso do google sala de aula na resolução de problemas matemáticos |
author |
Buckell, Débora Polidoro |
author_facet |
Buckell, Débora Polidoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buckell, Débora Polidoro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
contributor_str_mv |
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas matemáticos Sala de aula Interpretação |
topic |
Problemas matemáticos Sala de aula Interpretação Mathematical problems Google Classroom Interpretation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical problems Google Classroom Interpretation |
description |
O presente estudo visa identificar se a utilização da ferramenta Google Sala de Aula ajuda os alunos na resolução de problemas matemáticos. Serão apresentadas as características das diferentes gerações, como elas aprendem, além da importância da resolução de problemas e da união das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos melhorem a intepretação de texto. Após a aplicação dos questionários, verificou-se que os alunos justificam a dificuldade que possuem em compreender o que um problema matemático ou enunciado de um exercício matemático pede na má interpretação que fazem e por lerem poucas vezes o enunciado. Verificou-se também que é possível utilizar a ferramenta Google Sala de Aula, já que os esses alunos são nativos digitais e, por isso, possuem maior facilidade em ler na tela do computador do que no papel. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:45:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199950 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102621 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199950 |
identifier_str_mv |
001102621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/2/001102621.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199950/1/001102621.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b001f6ba31c207eeb3a3752d1388629 ceb6aab02634392d61b8177fbca73928 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486933506097152 |