Formação profissional para o cuidado de pessoas com deficiência na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fábia Barros Barcelos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22925
Resumo: Essa pesquisa foi proposta para fazer um levantamento sobre a formação dos profissionais que atuam em uma unidade de saúde de atenção primária do município do Rio de Janeiro no atendimento e cuidado de usuários com deficiência no sistema público de saúde. Objetivou identificar se os profissionais de saúde que trabalham na atenção primária adquiriram conhecimento para o cuidado em saúde de Pessoas com Deficiência (PCD); Conhecer as fontes de aquisição desses conhecimentos; e Identificar as dificuldades enfrentadas no cuidado de PCD. Foi desenvolvida através de vinte e uma entrevistas com questionário semiestruturado com trabalhadores de diferentes categorias profissionais, atuantes há mais de três meses. Foi identificado que a formação profissional está aquém da necessidade e a dificuldade comunicacional foi a barreira mais encontrada (todos os profissionais não fluentes em LIBRAS). Mas cabe valorizar que não foram identificadas barreiras sociais e atitudinais com o grupo pesquisado. Esta pesquisa resultou como constructo científico dois fatos em maior relevância: profissionais da saúde da atenção primária desejam maior formação econhecimentos para lidar com cuidado em saúde de pessoas com deficiência e a oferta de serviços de saúde no setor público está aquém do necessário. No caso específico do cuidado em saúde de PCD, as exigências sobre conhecimentos, habilidades e atitudes não diferem muito das exigências para o cuidado da população em geral, embora existam saberes específicos para atendimento e cuidado adequados. Mas todo esse conjunto tem que ser respeitado, jamais pode ser negligenciado
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