Formação profissional para o cuidado de pessoas com deficiência na atenção primária à saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22925 |
Resumo: | Essa pesquisa foi proposta para fazer um levantamento sobre a formação dos profissionais que atuam em uma unidade de saúde de atenção primária do município do Rio de Janeiro no atendimento e cuidado de usuários com deficiência no sistema público de saúde. Objetivou identificar se os profissionais de saúde que trabalham na atenção primária adquiriram conhecimento para o cuidado em saúde de Pessoas com Deficiência (PCD); Conhecer as fontes de aquisição desses conhecimentos; e Identificar as dificuldades enfrentadas no cuidado de PCD. Foi desenvolvida através de vinte e uma entrevistas com questionário semiestruturado com trabalhadores de diferentes categorias profissionais, atuantes há mais de três meses. Foi identificado que a formação profissional está aquém da necessidade e a dificuldade comunicacional foi a barreira mais encontrada (todos os profissionais não fluentes em LIBRAS). Mas cabe valorizar que não foram identificadas barreiras sociais e atitudinais com o grupo pesquisado. Esta pesquisa resultou como constructo científico dois fatos em maior relevância: profissionais da saúde da atenção primária desejam maior formação econhecimentos para lidar com cuidado em saúde de pessoas com deficiência e a oferta de serviços de saúde no setor público está aquém do necessário. No caso específico do cuidado em saúde de PCD, as exigências sobre conhecimentos, habilidades e atitudes não diferem muito das exigências para o cuidado da população em geral, embora existam saberes específicos para atendimento e cuidado adequados. Mas todo esse conjunto tem que ser respeitado, jamais pode ser negligenciado |
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Formação profissional para o cuidado de pessoas com deficiência na atenção primária à saúdeCapacitação de recursos humanos em saúdePessoas com deficiênciaAtenção primária à saúdeEssa pesquisa foi proposta para fazer um levantamento sobre a formação dos profissionais que atuam em uma unidade de saúde de atenção primária do município do Rio de Janeiro no atendimento e cuidado de usuários com deficiência no sistema público de saúde. Objetivou identificar se os profissionais de saúde que trabalham na atenção primária adquiriram conhecimento para o cuidado em saúde de Pessoas com Deficiência (PCD); Conhecer as fontes de aquisição desses conhecimentos; e Identificar as dificuldades enfrentadas no cuidado de PCD. Foi desenvolvida através de vinte e uma entrevistas com questionário semiestruturado com trabalhadores de diferentes categorias profissionais, atuantes há mais de três meses. Foi identificado que a formação profissional está aquém da necessidade e a dificuldade comunicacional foi a barreira mais encontrada (todos os profissionais não fluentes em LIBRAS). Mas cabe valorizar que não foram identificadas barreiras sociais e atitudinais com o grupo pesquisado. Esta pesquisa resultou como constructo científico dois fatos em maior relevância: profissionais da saúde da atenção primária desejam maior formação econhecimentos para lidar com cuidado em saúde de pessoas com deficiência e a oferta de serviços de saúde no setor público está aquém do necessário. No caso específico do cuidado em saúde de PCD, as exigências sobre conhecimentos, habilidades e atitudes não diferem muito das exigências para o cuidado da população em geral, embora existam saberes específicos para atendimento e cuidado adequados. Mas todo esse conjunto tem que ser respeitado, jamais pode ser negligenciadoThis research was proposed to survey the training of professionals working in a primary care health unit in the city of Rio de Janeiro in the attendance and care of users with disabilities in the public health system. It aimed to identify if health professionals who work in primary care acquired knowledge for the health care of disabled people; to know the sources of acquisition of this knowledge; and to identify the difficulties faced in the care of disabled people. It was developed through twenty-one interviews with a semistructured questionnaire with workers from different professional categories, working for more than three months. It was identified that the communication barrier was more prevalent. Access to health services proved to be insufficient, considering the limitation imposed by architectural barriers (fourstory building without a ramp and recurrent failures in the operation of elevators) and communication barriers (all professionals not fluent in Brazilian Sign Language). But it is worth valuing that no social and atitudinal barriers were identified with the researched group. This research resulted as two facts of greater relevance as a scientific construct: primary care health professionals want more training and knowledge to deal with health care for people with disabilities and the provision of health services in the public sector is below what is necessary. In the specific case of disabled people’s health care, the demands on knowledge, skills and attitudes do not differ much from the requirements for the care of the general population,although specific knowledge exists for propercare But this whole set has to be respected, it can never be neglected102 f.NiteróiKoifman, Lilianhttp://lattes.cnpq.br/0347023860243613http://lattes.cnpq.br/2524511773652697Fernandes, Fábia Barros Barcelos2021-08-14T03:28:21Z2021-08-14T03:28:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Fábia Barros Barcelos. Formação profissional para o cuidado de pessoas com deficiência na atenção primária à saúde. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22925Aluno de mestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-22T17:36:56Zoai:app.uff.br:1/22925Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:58.501973Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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