Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriel Luiz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9177
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, na contemporaneidade, como o Estado brasileiro, por meios das esferas político-institucionais, atua como agente econômico determinante na manutenção das relações de produção capitalistas. Para compreender a realidade do Estado brasileiro serão utilizadas teorias que abordam a categoria de Estado e crise do capital, sintetizando a teoria do valor e lei de acumulação de Marx e passando por conceitos que fundamentam as relações de produção. Dessa forma, a primeira seção do presente trabalho tem como objetivo expor as contribuições de Marx para o entendimento da sociedade capitalista. A segunda busca evidenciar a fase imperialista na qual o capitalismo se encontra. A terceira parte analisa a crise capitalista numa perspectiva teórica marxista, ressaltando a existência da tendência de queda da taxa de lucro. A quarta expõe como o Estado se constitui como elemento essencial das relações capitalistas de produção. A presente pesquisa utilizará da análise documental e da pesquisa bibliográfica a fim de estabelecer o diálogo entre a teoria e o objeto, com base em uma análise conjuntural do Estado brasileiro.
id UFF-2_7e3da3bc887fc4e0a70310aac2e9232e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9177
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistasEstadoCriseRelações de produçãoContratendênciasEstadoCapitalismoCrise do capitalismoProduçãoO presente trabalho tem como objetivo analisar, na contemporaneidade, como o Estado brasileiro, por meios das esferas político-institucionais, atua como agente econômico determinante na manutenção das relações de produção capitalistas. Para compreender a realidade do Estado brasileiro serão utilizadas teorias que abordam a categoria de Estado e crise do capital, sintetizando a teoria do valor e lei de acumulação de Marx e passando por conceitos que fundamentam as relações de produção. Dessa forma, a primeira seção do presente trabalho tem como objetivo expor as contribuições de Marx para o entendimento da sociedade capitalista. A segunda busca evidenciar a fase imperialista na qual o capitalismo se encontra. A terceira parte analisa a crise capitalista numa perspectiva teórica marxista, ressaltando a existência da tendência de queda da taxa de lucro. A quarta expõe como o Estado se constitui como elemento essencial das relações capitalistas de produção. A presente pesquisa utilizará da análise documental e da pesquisa bibliográfica a fim de estabelecer o diálogo entre a teoria e o objeto, com base em uma análise conjuntural do Estado brasileiro.Universidade Federal FluminenseVolta RedondaAlcântara Filho, José LuizEstevez, Alejandra Luisa MagalhãesAndrade, Eder Frossard deSouza, Gabriel Luiz de2019-04-11T23:02:15Z2019-04-11T23:02:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfSouza, Gabriel Luiz de. Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9177Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-05-27T15:05:29Zoai:app.uff.br:1/9177Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:40.921148Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
title Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
spellingShingle Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
Souza, Gabriel Luiz de
Estado
Crise
Relações de produção
Contratendências
Estado
Capitalismo
Crise do capitalismo
Produção
title_short Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
title_full Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
title_fullStr Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
title_full_unstemmed Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
title_sort Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas
author Souza, Gabriel Luiz de
author_facet Souza, Gabriel Luiz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alcântara Filho, José Luiz
Estevez, Alejandra Luisa Magalhães
Andrade, Eder Frossard de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriel Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
Crise
Relações de produção
Contratendências
Estado
Capitalismo
Crise do capitalismo
Produção
topic Estado
Crise
Relações de produção
Contratendências
Estado
Capitalismo
Crise do capitalismo
Produção
description O presente trabalho tem como objetivo analisar, na contemporaneidade, como o Estado brasileiro, por meios das esferas político-institucionais, atua como agente econômico determinante na manutenção das relações de produção capitalistas. Para compreender a realidade do Estado brasileiro serão utilizadas teorias que abordam a categoria de Estado e crise do capital, sintetizando a teoria do valor e lei de acumulação de Marx e passando por conceitos que fundamentam as relações de produção. Dessa forma, a primeira seção do presente trabalho tem como objetivo expor as contribuições de Marx para o entendimento da sociedade capitalista. A segunda busca evidenciar a fase imperialista na qual o capitalismo se encontra. A terceira parte analisa a crise capitalista numa perspectiva teórica marxista, ressaltando a existência da tendência de queda da taxa de lucro. A quarta expõe como o Estado se constitui como elemento essencial das relações capitalistas de produção. A presente pesquisa utilizará da análise documental e da pesquisa bibliográfica a fim de estabelecer o diálogo entre a teoria e o objeto, com base em uma análise conjuntural do Estado brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-11T23:02:15Z
2019-04-11T23:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Gabriel Luiz de. Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9177
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Souza, Gabriel Luiz de. Estado, capitalismo e crise: um entendimento do papel do Estado na manutenção das relações capitalistas. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823701259190272