Da suplência à educação de jovens e adultos: construção discursiva de um percurso educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8166 |
Resumo: | Nesta tese, considerando as problemáticas em torno à educação de jovens e adultos no Brasil, buscamos analisar materialidades discursivas produzidas a partir da confrontação de leis, de fragmentos de discursos proferidos por governantes e de entrevistas com professores e alunos pertencentes a esta modalidade de ensino. Com embasamento teórico oriundo da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2013) e da concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003), a investigação pautou-se, mais particularmente, nos conceitos de fórmulas discursivas (KRIEG-PLANQUE, 2010, 2011), enunciados destacados sobreasseverados e aforizados (MAINGUENEAU, 2013) e no conceito de silenciamento (ORLANDI, 2007) para a confrontação desses discursos. No que tange a aspectos sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, recorremos a ARANHA (2007), HADDAD & DI PIERRO (2000), PAIVA (2003), ROMANELLI (2010) e SOARES (2002). A delimitação do material de pesquisa privilegiou, em um primeiro momento, as Constituições Brasileiras (BRASIL, 1891, 1934, 1937, 1946, 1988), as Leis de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (BRASIL, 1961, 1971, 1996), os fragmentos de discursos proferidos em relação à EJA e, por fim, entrevistas (DAHER, 1998) com professores de espanhol e alunos dos Centros de Estudos Supletivos (CES), escolas estaduais do Rio de Janeiro pertencentes a esta modalidade de ensino – foco Ensino Médio. Buscou-se confrontar as materialidades discursivas produzidas com base em legislações, em fragmentos de discursos proferidos por governantes ao longo do histórico realizado sobre o percurso da EJA no Brasil à análise das entrevistas, segundo momento da tese. Teve como objetivo constatar a presença de mudanças nos modos de perceber a EJA a partir do entendimento do que são os centros de estudos e dos alunos que a ela pertencem. As conclusões da análise apontam para a cristalização dos sintagmas “supletivo” e “módulos de ensino”, para a existência de enunciados destacados atribuídos a esses alunos e à noção que estes possuem dos centros de estudos. Verificamos, ainda, que a EJA permanece com as mesmas premissas no que se refere ao conceito pré-estabelecido desses alunos. Por fim, constata-se que nessas escolas há uma supervalorização dos “módulos de ensino” deixando entrever a figura de um professor praticamente “neutralizado” à medida que se sobreleva a utilização desse material didático |
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Da suplência à educação de jovens e adultos: construção discursiva de um percurso educacionalSupletivoEducação de Jovens e AdultosFórmulas discursivasEnunciados destacadosEnsino de espanholEducação de adultosEnsino da língua espanholaEnsino supletivoSupletivoEnseñanza de Jóvenes y AdultosFórmulas discursivasEnunciados destacadosEnseñanza de españolSupletivoEJADiscursive formulasEnunciados destacadosTeaching SpanishNesta tese, considerando as problemáticas em torno à educação de jovens e adultos no Brasil, buscamos analisar materialidades discursivas produzidas a partir da confrontação de leis, de fragmentos de discursos proferidos por governantes e de entrevistas com professores e alunos pertencentes a esta modalidade de ensino. Com embasamento teórico oriundo da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2013) e da concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003), a investigação pautou-se, mais particularmente, nos conceitos de fórmulas discursivas (KRIEG-PLANQUE, 2010, 2011), enunciados destacados sobreasseverados e aforizados (MAINGUENEAU, 2013) e no conceito de silenciamento (ORLANDI, 2007) para a confrontação desses discursos. No que tange a aspectos sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, recorremos a ARANHA (2007), HADDAD & DI PIERRO (2000), PAIVA (2003), ROMANELLI (2010) e SOARES (2002). A delimitação do material de pesquisa privilegiou, em um primeiro momento, as Constituições Brasileiras (BRASIL, 1891, 1934, 1937, 1946, 1988), as Leis de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (BRASIL, 1961, 1971, 1996), os fragmentos de discursos proferidos em relação à EJA e, por fim, entrevistas (DAHER, 1998) com professores de espanhol e alunos dos Centros de Estudos Supletivos (CES), escolas estaduais do Rio de Janeiro pertencentes a esta modalidade de ensino – foco Ensino Médio. Buscou-se confrontar as materialidades discursivas produzidas com base em legislações, em fragmentos de discursos proferidos por governantes ao longo do histórico realizado sobre o percurso da EJA no Brasil à análise das entrevistas, segundo momento da tese. Teve como objetivo constatar a presença de mudanças nos modos de perceber a EJA a partir do entendimento do que são os centros de estudos e dos alunos que a ela pertencem. As conclusões da análise apontam para a cristalização dos sintagmas “supletivo” e “módulos de ensino”, para a existência de enunciados destacados atribuídos a esses alunos e à noção que estes possuem dos centros de estudos. Verificamos, ainda, que a EJA permanece com as mesmas premissas no que se refere ao conceito pré-estabelecido desses alunos. Por fim, constata-se que nessas escolas há uma supervalorização dos “módulos de ensino” deixando entrever a figura de um professor praticamente “neutralizado” à medida que se sobreleva a utilização desse material didáticoEn esta tesis, al tener en cuenta las cuestiones relacionadas con la educación de jóvenes y adultos en Brasil, buscamos analizar la materialidad discursiva producida a partir de la confrontación de las leyes, discursos proferidos y entrevistas con profesores y estudiantes que pertenecen a esta modalidad de enseñanza. Con el aporte teórico oriundo del análisis del discurso francés (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2013) y de la concepción dialógica del lenguaje (BAKHTIN, 2003), la investigación se ha basado, en particular, en los conceptos de fórmulas discursivas (KRIEG-PLANQUE, 2010, 2011), enunciados destacados sobreasseverados y aforizados (Maingueneau, 2013) y en el concepto de silenciamiento (Orlandi, 2007) para la confrontación de estos discursos. En cuanto a los aspectos de la educación de jóvenes y adultos en Brasil, se recurre a ARANHA (2007), HADDAD Y DI PIERRO (2000), PAIVA (2003), ROMANELLI (2010) y SOARES (2002). La delimitación del material de investigación contemplan las Constituciones de Brasil (Brasil, 1891, 1934, 1937, 1946, 1988), la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (BRASIL, 1961, 1971, 1996), fragmentos de discursos en relación a la educación de adultos y, por último, las entrevistas (DAHER, 1998) con profesores de español y estudiantes de los Centros de Estudos Supletivos (CES) de las escuelas de estado de Río de Janeiro que pertenecen a este tipo de modalidad de enseñanza – Enseñanza Secundaria. Hemos tratado de hacer una confrontación entre los aspectos legislativos, los discursos proferidos en la historia sobre la EJA en Brasil con la segunda parte de la tesis que consta del análisis de las entrevistas. Las conclusiones del análisis apuntan a la cristalización de los términos "supletivo" y "módulos de enseñanza", para la existencia de enunciados destacados concernientes a los alumnos y la idea que poseen de estos centros de estudios. Por fin, se constató una sobrevaloración de los "módulos de enseñanza" dejando entrever la figura de un profesor prácticamente "neutralizado" en la medida en que se sobrelleva el uso de tales materialesThis thesis focus on the issues around Adult and Young Adult education in Brazil (EJA) and aims to examine some discourse materials produced from de examination of legal documents, excerpts of some authorities’ speeches and from interviews with teachers and students involved in this form of education. The theoretical foundation adopted in the study was drawn from the French School of Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 2005, 2010, 2013) and from the dialogic concept of language (BAKHTIN, 2003). To examine and contrast the discourse material found in the corpora, we employed the concept of discourse formulas (KRIEG-PLANQUE, 2010, 2011), the concept of silencing (ORLANDI, 2007) and Dominique Maingueneau’s theory of enunciations (MAINGUENEAU, 2013). The works of ARANHA (2007), HADDAD & DI PIERRO (2000), PAIVA (2003), ROMANELLI (2010) e SOARES (2002) were valuable to investigate the aspects of Adult Education in the country. The material investigated consisted of the Brazilian Constitutions of 1891, 1934, 1937, 1946, 1988, the 1961 and the 1996’s Guidelines and Bases for national education, some excerpts of official speeches, as well as some interviews with teachers of Spanish and students from the Centros de Estudos Supletivos (Supplementary Learning Centers), which are the secondary schools specialized in this mode of education in the state of Rio de Janeiro. After analyzing the discourse of the legal documents and the official speeches about the history of this sector of education in Brazil, these data were contrasted with the students and teachers’ interviews. The analysis intended to find evidence of changes in the perception of Adult and Young Adult Education, focusing on the understanding about the Supplementary Learning Centers and their students. The analysis point towards a crystallization of the syntagmas ‘supletivo’ (supplementary) and ‘módulos de ensino’ (learning modules). It also evidenced the presence of enunciados destacados ascribed to these students and that their concept of the EJA learning centers has remained unchanged. It was also evidenced that the learning modules have been overestimated in these schools, which might have helped to the ‘neutralization’ of the teacher’s role at the same time as the teaching materials are overvaluedDaher, María Del Carmen GonzálezFernandes, Marcia ParaquettFreitas, Luciana Maria de AlmeidaGiorgi, Maria CristinaCosta, Cláudia EstevamCatta Preta, Luziana de Magalhães2019-01-11T15:42:21Z2019-01-11T15:42:21Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8166http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T21:51:21Zoai:app.uff.br:1/8166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:08.285322Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Nesta tese, considerando as problemáticas em torno à educação de jovens e adultos no Brasil, buscamos analisar materialidades discursivas produzidas a partir da confrontação de leis, de fragmentos de discursos proferidos por governantes e de entrevistas com professores e alunos pertencentes a esta modalidade de ensino. Com embasamento teórico oriundo da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2013) e da concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003), a investigação pautou-se, mais particularmente, nos conceitos de fórmulas discursivas (KRIEG-PLANQUE, 2010, 2011), enunciados destacados sobreasseverados e aforizados (MAINGUENEAU, 2013) e no conceito de silenciamento (ORLANDI, 2007) para a confrontação desses discursos. No que tange a aspectos sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, recorremos a ARANHA (2007), HADDAD & DI PIERRO (2000), PAIVA (2003), ROMANELLI (2010) e SOARES (2002). A delimitação do material de pesquisa privilegiou, em um primeiro momento, as Constituições Brasileiras (BRASIL, 1891, 1934, 1937, 1946, 1988), as Leis de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (BRASIL, 1961, 1971, 1996), os fragmentos de discursos proferidos em relação à EJA e, por fim, entrevistas (DAHER, 1998) com professores de espanhol e alunos dos Centros de Estudos Supletivos (CES), escolas estaduais do Rio de Janeiro pertencentes a esta modalidade de ensino – foco Ensino Médio. Buscou-se confrontar as materialidades discursivas produzidas com base em legislações, em fragmentos de discursos proferidos por governantes ao longo do histórico realizado sobre o percurso da EJA no Brasil à análise das entrevistas, segundo momento da tese. Teve como objetivo constatar a presença de mudanças nos modos de perceber a EJA a partir do entendimento do que são os centros de estudos e dos alunos que a ela pertencem. As conclusões da análise apontam para a cristalização dos sintagmas “supletivo” e “módulos de ensino”, para a existência de enunciados destacados atribuídos a esses alunos e à noção que estes possuem dos centros de estudos. Verificamos, ainda, que a EJA permanece com as mesmas premissas no que se refere ao conceito pré-estabelecido desses alunos. Por fim, constata-se que nessas escolas há uma supervalorização dos “módulos de ensino” deixando entrever a figura de um professor praticamente “neutralizado” à medida que se sobreleva a utilização desse material didático |
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