Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Mariana Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5017
Resumo: O objetivo deste trabalho era perceber como a arte, de acordo com seus elementos, pode estar presente no ambiente escolar e se fazer de grande valia ao professor a ser utilizado como recurso didático. A sociologia por ser uma disciplina muito recente no currículo escolar obrigatório não dispõe de tantos recursos didáticos aos professores, que ficam muito presos ao livro didático apenas. Este trabalho vem com o esforço de pensar como a arte e seus elementos podem contribuir para o trabalho diário do professor. Este trabalho se baseia na leitura sobre artigos, dissertações e livros que versam sobre a literatura da sociologia e sua intermitência no ensino médio, assim como a construção de seu currículo, e também sobre arte-educação. Para além das leituras, apliquei um questionário a alguns alunos, e entrevistei professores de sociologia da rede estadual de ensino para avaliar diante de suas perspectivas o que eles consideram acerca dessa possibilidade de junção entre a sociologia e arte
id UFF-2_7eb0038701db7c6e5d0764979285a0aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5017
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possívelRecurso didáticoArteArte-educaçãoArtDidactic resourceO objetivo deste trabalho era perceber como a arte, de acordo com seus elementos, pode estar presente no ambiente escolar e se fazer de grande valia ao professor a ser utilizado como recurso didático. A sociologia por ser uma disciplina muito recente no currículo escolar obrigatório não dispõe de tantos recursos didáticos aos professores, que ficam muito presos ao livro didático apenas. Este trabalho vem com o esforço de pensar como a arte e seus elementos podem contribuir para o trabalho diário do professor. Este trabalho se baseia na leitura sobre artigos, dissertações e livros que versam sobre a literatura da sociologia e sua intermitência no ensino médio, assim como a construção de seu currículo, e também sobre arte-educação. Para além das leituras, apliquei um questionário a alguns alunos, e entrevistei professores de sociologia da rede estadual de ensino para avaliar diante de suas perspectivas o que eles consideram acerca dessa possibilidade de junção entre a sociologia e arteThe objective of this work was to realize how the art, according with its elements, may be present in the school environment and be very valuable to the teacher being used as a didactic resource. The sociology due it’s a very recent discipline in the mandatory school curriculum, it doesn’t give the teacher much didactic resources to be used, who stay stuck only to didactic books. This work comes with the effort to think how the art and its elements may contribute to the daily work of teachers. This work is based on the readings about articles, dissertations and books which analyze the literature of sociology and its intermittence in the high school, as much as the construction of the its curriculum, and also the art-education. Beyond the reading, I have applied questionnaire to some students, and I interviewed sociology professors of the public teaching system in other to evaluate according to their perspective what they consider about this possibility of getting together the sociology and the artFerreira, Flávia MendesLemos, Carlos EugênioMalta, Márcio JoséCoelho, Mariana Gomes2017-10-26T21:51:54Z2017-10-26T21:51:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5017Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T20:04:20Zoai:app.uff.br:1/5017Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:20.014561Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
title Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
spellingShingle Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
Coelho, Mariana Gomes
Recurso didático
Arte
Arte-educação
Art
Didactic resource
title_short Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
title_full Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
title_fullStr Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
title_full_unstemmed Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
title_sort Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
author Coelho, Mariana Gomes
author_facet Coelho, Mariana Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Flávia Mendes
Lemos, Carlos Eugênio
Malta, Márcio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Mariana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso didático
Arte
Arte-educação
Art
Didactic resource
topic Recurso didático
Arte
Arte-educação
Art
Didactic resource
description O objetivo deste trabalho era perceber como a arte, de acordo com seus elementos, pode estar presente no ambiente escolar e se fazer de grande valia ao professor a ser utilizado como recurso didático. A sociologia por ser uma disciplina muito recente no currículo escolar obrigatório não dispõe de tantos recursos didáticos aos professores, que ficam muito presos ao livro didático apenas. Este trabalho vem com o esforço de pensar como a arte e seus elementos podem contribuir para o trabalho diário do professor. Este trabalho se baseia na leitura sobre artigos, dissertações e livros que versam sobre a literatura da sociologia e sua intermitência no ensino médio, assim como a construção de seu currículo, e também sobre arte-educação. Para além das leituras, apliquei um questionário a alguns alunos, e entrevistei professores de sociologia da rede estadual de ensino para avaliar diante de suas perspectivas o que eles consideram acerca dessa possibilidade de junção entre a sociologia e arte
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26T21:51:54Z
2017-10-26T21:51:54Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5017
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5017
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823674818297856