Lugaridade dos espaços públicos das cidades em expansão: o caso Maricá, RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23995 http://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2018.m.05936211746 |
Resumo: | O conceito de lugar fenomenológico, fundamental na geografia, vem sendo trazido com mais frequência aos estudos de arquitetura e urbanismo, em trabalhos teóricos e nas práticas projetuais. Associado a ele vê-se a utilização do termo "lugaridade", presente nas investigações sobre a relação entre os espaços e os homens, que designa o conjunto de características constitutivas dos lugares. Lugares são locais dotados de qualidades físicas, usos e significados específicos: detentores de lugaridade. O seu oposto (os espaços distorcidos por modas, que não expressam autenticidades locais e que possuem fraca ou nenhuma capacidade de promover reunião) são os “lugares-semlugaridade”. Costuma-se associá-los às cidades contemporâneas, por sua ocupação dispersa em que predominam os espaços destinados à circulação. Tendo isso em vista, esta dissertação busca investigar como a expansão da urbanização influi na lugaridade das cidades pequenas que se localizam nos bordos dos aglomerados urbanos, valendo-se do Município de Maricá como estudo de caso. É feita revisão bibliográfica que traz uma análise das características da urbanização contemporânea, focando nas transformações ocorridas nas cidades e no pensamento científico na transição da modernidade para a pós-modernidade, uma explanação do conceito de lugar fenomenológico desde sua ascensão nas ciências sociais até sua utilização na atualidade, a abordagem do conceito dentro da arquitetura e urbanismo e uma revisão teórica do significado de espaço público na contemporaneidade. Posteriormente chega-se à pesquisa de campo, cujo objetivo é observar a lugaridade nos espaços públicos de Maricá. Para tanto, recolheu-se poesias, fotografias, mapas, vídeos, conversas informais e observação não participante. |
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