O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Luciana Barreto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15598
Resumo: A presente monografia teve como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças com transtornos do espectro autista – TEA a partir do lúdico. Diante desse desafio elaboramos um panorama sobre a área clínica, compreendendo que o docente inclusivo precisa ter conhecimentos básicos sobre o transtorno para que possa observar, planejar, analisar e potencializar a aprendizagem de seu aluno com TEA. Como abordagem pedagógica inclusiva defende-se o lúdico pelo seu amplo espectro de desenvolvimento social, cultural, relacional, psicológico e afetivo, dimensões básicas para o desenvolvimento da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Para isso, desenvolvemos um estudo bibliográfico no qual entrelaçamos conceitos teóricos com o aparato legal, com o intuito de desnaturalizar o preconceito arraigado nas escolas sobre como é difícil lidar com as diferenças. E, quem sabe, contribuir para que práticas inclusivas sejam naturalizadas no dia a dia das escolas a fim de favorecer a todas as crianças, inclusive as com TEA
id UFF-2_7f3fab4fdcc48798fddc0734428dc374
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15598
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismoTranstorno do espectro autista (TEA)AprendizagemLudicidadeAutismoAprendizagemLúdicoAutistic spectrum disorder (ASD)LearningPlayfulnessA presente monografia teve como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças com transtornos do espectro autista – TEA a partir do lúdico. Diante desse desafio elaboramos um panorama sobre a área clínica, compreendendo que o docente inclusivo precisa ter conhecimentos básicos sobre o transtorno para que possa observar, planejar, analisar e potencializar a aprendizagem de seu aluno com TEA. Como abordagem pedagógica inclusiva defende-se o lúdico pelo seu amplo espectro de desenvolvimento social, cultural, relacional, psicológico e afetivo, dimensões básicas para o desenvolvimento da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Para isso, desenvolvemos um estudo bibliográfico no qual entrelaçamos conceitos teóricos com o aparato legal, com o intuito de desnaturalizar o preconceito arraigado nas escolas sobre como é difícil lidar com as diferenças. E, quem sabe, contribuir para que práticas inclusivas sejam naturalizadas no dia a dia das escolas a fim de favorecer a todas as crianças, inclusive as com TEAThis monograph aims to reflect on the learning process of children with autistic spectrum disorders - TEA from the playful. Faced with this challenge we elaborate an overview about the clinical area, understanding that the inclusive teacher needs to have basic knowledge about the disorder in order to observe, plan, analyze and enhance the learning of his student with ASD. As an inclusive pedagogical approach the playful is defended by its broad spectrum of social, cultural, relational, psychological and affective development, basic dimensions for the development of learning and human development. For this, we developed a bibliographical study in which we interweave theoretical concepts with the legal apparatus, in order to denaturalize the rooted prejudice in schools about how difficult it is to deal with differences. And perhaps contribute to inclusive practices that are naturalized in the daily life of schools in order to favor all children, including those with ASDMaia, Marta Nidia Varella GomesLeme, Erika SouzaPaula, Luciana Barreto de2020-10-29T18:33:50Z2020-10-29T18:33:50Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15598http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T13:03:42Zoai:app.uff.br:1/15598Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:19.621160Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
title O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
spellingShingle O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
Paula, Luciana Barreto de
Transtorno do espectro autista (TEA)
Aprendizagem
Ludicidade
Autismo
Aprendizagem
Lúdico
Autistic spectrum disorder (ASD)
Learning
Playfulness
title_short O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
title_full O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
title_fullStr O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
title_full_unstemmed O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
title_sort O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo
author Paula, Luciana Barreto de
author_facet Paula, Luciana Barreto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Marta Nidia Varella Gomes
Leme, Erika Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Luciana Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista (TEA)
Aprendizagem
Ludicidade
Autismo
Aprendizagem
Lúdico
Autistic spectrum disorder (ASD)
Learning
Playfulness
topic Transtorno do espectro autista (TEA)
Aprendizagem
Ludicidade
Autismo
Aprendizagem
Lúdico
Autistic spectrum disorder (ASD)
Learning
Playfulness
description A presente monografia teve como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças com transtornos do espectro autista – TEA a partir do lúdico. Diante desse desafio elaboramos um panorama sobre a área clínica, compreendendo que o docente inclusivo precisa ter conhecimentos básicos sobre o transtorno para que possa observar, planejar, analisar e potencializar a aprendizagem de seu aluno com TEA. Como abordagem pedagógica inclusiva defende-se o lúdico pelo seu amplo espectro de desenvolvimento social, cultural, relacional, psicológico e afetivo, dimensões básicas para o desenvolvimento da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Para isso, desenvolvemos um estudo bibliográfico no qual entrelaçamos conceitos teóricos com o aparato legal, com o intuito de desnaturalizar o preconceito arraigado nas escolas sobre como é difícil lidar com as diferenças. E, quem sabe, contribuir para que práticas inclusivas sejam naturalizadas no dia a dia das escolas a fim de favorecer a todas as crianças, inclusive as com TEA
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-29T18:33:50Z
2020-10-29T18:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15598
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823689779380224