Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Carolina Barcellos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23225
Resumo: Instrumentalizada através da Lei 13.467/17, a Reforma Trabalhista de 2017 alterou uma série de parâmetros na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Grande parte da literatura da área trabalhista aborda que a medida gerou a precarização das condições de trabalho, flexibilizando direitos, enfraquecendo e desarticulando as organizações sindicais. Apesar disso, o discurso de divulgação do governo afirmava que a alteração legal aumentaria o poder sindical, fortalecendo as negociações. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos efeitos da Reforma Trabalhista nas dinâmicas dos dois maiores sindicatos da região Sul Fluminense: Sindicato da Construção Civil (Sintraconsmonpes) e Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal SF). A metodologia empregada foi uma análise exploratória com levantamento quantitativo e qualitativo de fontes diversas, como entrevistas semiestruturadas com sindicalistas, análise de boletins sindicais e dos Instrumentos Coletivos de Trabalho registrados no Mediador. Por fim, confrontou-se a revisão bibliográfica com o estudo de caso realizado, de modo a estabelecer paralelos que aproximam e distanciam os casos analisados da literatura. Conclui-se que, diferente do anunciado pelo governo Temer, os efeitos da Reforma Trabalhista de 2017 tendem a fragilizar os sindicatos, que parecem perder poder de barganha nas novas negociações coletivas.
id UFF-2_8018009e1326b4a90a3746b2ee8930aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23225
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul FluminenseReforma trabalhistaSindicatoNegociado sobre o legisladoUltratividade das normasSul FluminenseDireito do trabalhoSindicato de metalúrgicosInstrumentalizada através da Lei 13.467/17, a Reforma Trabalhista de 2017 alterou uma série de parâmetros na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Grande parte da literatura da área trabalhista aborda que a medida gerou a precarização das condições de trabalho, flexibilizando direitos, enfraquecendo e desarticulando as organizações sindicais. Apesar disso, o discurso de divulgação do governo afirmava que a alteração legal aumentaria o poder sindical, fortalecendo as negociações. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos efeitos da Reforma Trabalhista nas dinâmicas dos dois maiores sindicatos da região Sul Fluminense: Sindicato da Construção Civil (Sintraconsmonpes) e Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal SF). A metodologia empregada foi uma análise exploratória com levantamento quantitativo e qualitativo de fontes diversas, como entrevistas semiestruturadas com sindicalistas, análise de boletins sindicais e dos Instrumentos Coletivos de Trabalho registrados no Mediador. Por fim, confrontou-se a revisão bibliográfica com o estudo de caso realizado, de modo a estabelecer paralelos que aproximam e distanciam os casos analisados da literatura. Conclui-se que, diferente do anunciado pelo governo Temer, os efeitos da Reforma Trabalhista de 2017 tendem a fragilizar os sindicatos, que parecem perder poder de barganha nas novas negociações coletivas.Volta RedondaDias, Sabrina de Oliveira MouraLanzara, Arnaldo ProvasiLima, Raphael Jonathas da CostaFerreira, Maria Carolina Barcellos2021-09-16T14:36:38Z2021-09-16T14:36:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Maria Carolina Barcellos. Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do sul fluminense. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23225Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T14:36:38Zoai:app.uff.br:1/23225Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-16T14:36:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
title Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
spellingShingle Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
Ferreira, Maria Carolina Barcellos
Reforma trabalhista
Sindicato
Negociado sobre o legislado
Ultratividade das normas
Sul Fluminense
Direito do trabalho
Sindicato de metalúrgicos
title_short Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
title_full Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
title_fullStr Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
title_full_unstemmed Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
title_sort Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do Sul Fluminense
author Ferreira, Maria Carolina Barcellos
author_facet Ferreira, Maria Carolina Barcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Sabrina de Oliveira Moura
Lanzara, Arnaldo Provasi
Lima, Raphael Jonathas da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Carolina Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma trabalhista
Sindicato
Negociado sobre o legislado
Ultratividade das normas
Sul Fluminense
Direito do trabalho
Sindicato de metalúrgicos
topic Reforma trabalhista
Sindicato
Negociado sobre o legislado
Ultratividade das normas
Sul Fluminense
Direito do trabalho
Sindicato de metalúrgicos
description Instrumentalizada através da Lei 13.467/17, a Reforma Trabalhista de 2017 alterou uma série de parâmetros na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Grande parte da literatura da área trabalhista aborda que a medida gerou a precarização das condições de trabalho, flexibilizando direitos, enfraquecendo e desarticulando as organizações sindicais. Apesar disso, o discurso de divulgação do governo afirmava que a alteração legal aumentaria o poder sindical, fortalecendo as negociações. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos efeitos da Reforma Trabalhista nas dinâmicas dos dois maiores sindicatos da região Sul Fluminense: Sindicato da Construção Civil (Sintraconsmonpes) e Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal SF). A metodologia empregada foi uma análise exploratória com levantamento quantitativo e qualitativo de fontes diversas, como entrevistas semiestruturadas com sindicalistas, análise de boletins sindicais e dos Instrumentos Coletivos de Trabalho registrados no Mediador. Por fim, confrontou-se a revisão bibliográfica com o estudo de caso realizado, de modo a estabelecer paralelos que aproximam e distanciam os casos analisados da literatura. Conclui-se que, diferente do anunciado pelo governo Temer, os efeitos da Reforma Trabalhista de 2017 tendem a fragilizar os sindicatos, que parecem perder poder de barganha nas novas negociações coletivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16T14:36:38Z
2021-09-16T14:36:38Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Maria Carolina Barcellos. Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do sul fluminense. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23225
Aluno de Graduação
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Carolina Barcellos. Percepções da reforma trabalhista em sindicatos do sul fluminense. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135446808952832