Arquétipos de professoras alfabetizadoras de Duque de Caxias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sandra Neri Brito de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15853
Resumo: A pesquisa em questão tem como título: Arquétipos de professoras alfabetizadoras de Duque de Caxias, entendendo o conceito de arquétipos como defendido por Jung, imagens carregadas de emoção que se organizam como um holograma no nosso inconsciente que são fruto dos sentidos que atribuímos às nossas experiências pessoais e também daquelas experiências que herdamos de nossos ancestrais através do seu legado de sabedoria, luta e conhecimentos, indicando que há em cada uma de nós que trabalhamos na Educação Popular em Duque de Caxias, um pouco do espírito dos pioneiros e nos faz entender que nossa opção ideológica traz em si um posicionamento político, nos fazendo entender que a alfabetização tem como foco o desvelamento da realidade e a transformação social, onde a leitura e a escrita estão a serviço da leitura do texto e das intenções de seus autores e a escrita é vista por nós não como reprodução do dizer do outro, mas como expressão da própria voz, um texto com autoria e assinatura do seu autor. A pesquisa visa refletir a respeito das parcerias que os chamados Especialistas em Educação - Supervisores Educacionais de macro sistema e Orientadores Pedagógicos - têm desenvolvido ou não, para colaborar com o trabalho das professoras alfabetizadoras na alfabetização das crianças das classes populares em Duque de Caxias no sentido de construir um trabalho coletivo, onde a alfabetização seja vista em sua vertente política. O referência teórico que norteou a pesquisa contou com Michel de Certeau ao nos propor enxergar a cidade como “lugar praticado” que se configura pelas ações de sujeitos históricos, vidas que pulsam e interagem entre si, afetando o espaço e sendo afetadas por ele. Walter Benjamim também se faz presente através de três de seus conceitos: Memória/Rememoração como a possibilidade de ver o passado com os olhos de hoje, em permanente atualização, o conceito de Experiência que provoca a construção, partilha e recuperação de sentidos sobre a nossa própria existência e sobre o mundo, provocando uma transformação em nós. Libânio através de sua visão a respeito do Orientador Pedagógico, que nessa pesquisa se estende também ao Supervisor Educacional como profissionais que prestam assistência pedagógico-didática aos professores, auxiliando-os a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos educandos. Ainda se fazem presentes as considerações de Nilda Alves e Miriam Paura Grispim no tocante ao papel dos Supervisores Educacionais e dos Orientadores Pedagógicos. Emília Ferreiro, Ester Pilar Grossi, Madalena Freire, Pulo Freire e Regina Leite Garcia nos ajudam a compreender a importância da formação continuada das professoras alfabetizadoras, o papel formador dos supervisores de macro sistema e dos orientadores pedagógicos e o conceito de professor-pesquisador que originariamente é de SHON onde o professor é visto como autor de sua prática. Magda Soares e Wanderley Geraldi subsidiaram a pesquisa na visão do trabalho da alfabetização ser realizado a partir de textos reais sejam eles literários ou de problematização da vida, numa vertente discursiva, aquela que visa deixar em evidência a voz das crianças. Esta pesquisa pertence ao Campo da Pedagogia Social, que vem a ser uma ramificação da pedagogia que se preocupa diretamente com a inclusão das crianças em situação de vulnerabilidade social. Quanto à metodologia, a pesquisa em questão é híbrida, uma vez que a pesquisadora se propõe a andar na contramão do modelo hegemônico, assim ela não se encaixa em somente um modelo de pesquisa, mas em pelo menos três possibilidades: a Pesquisa-ação tendo por base os preceitos de Michel Thiolent onde todo o processo de pesquisa objetiva construir uma ação coletiva por parte das pessoas implicadas no processo de investigação com vistas a discussão e criação de soluções para minimizar e resolver um problema coletivo. Apresenta a narrativa e o aporte autobiográfico como fio condutor das histórias narradas a partir das experiências de uma supervisora de campo e de uma orientadora pedagógica, através do nome fictício de “Clarice”, onde a pesquisadora usando desse artifício se descola de sua pessoa para poder analisar suas ações e trajetória, no sentido de refletir sobre os sentidos do vivido nessa caminhada da autoformação. A pesquisadora se vale como fonte de estudo de entrevistas a professoras alfabetizadoras, orientadoras pedagógicas, supervisoras educacionais e crianças da Rede pública municipal em Duque de Caxias, além do caderno de campo de uma supervisora e uma orientadora pedagógica, escritas de crianças, textos infantis e Termos de Visita
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A pesquisa visa refletir a respeito das parcerias que os chamados Especialistas em Educação - Supervisores Educacionais de macro sistema e Orientadores Pedagógicos - têm desenvolvido ou não, para colaborar com o trabalho das professoras alfabetizadoras na alfabetização das crianças das classes populares em Duque de Caxias no sentido de construir um trabalho coletivo, onde a alfabetização seja vista em sua vertente política. O referência teórico que norteou a pesquisa contou com Michel de Certeau ao nos propor enxergar a cidade como “lugar praticado” que se configura pelas ações de sujeitos históricos, vidas que pulsam e interagem entre si, afetando o espaço e sendo afetadas por ele. Walter Benjamim também se faz presente através de três de seus conceitos: Memória/Rememoração como a possibilidade de ver o passado com os olhos de hoje, em permanente atualização, o conceito de Experiência que provoca a construção, partilha e recuperação de sentidos sobre a nossa própria existência e sobre o mundo, provocando uma transformação em nós. Libânio através de sua visão a respeito do Orientador Pedagógico, que nessa pesquisa se estende também ao Supervisor Educacional como profissionais que prestam assistência pedagógico-didática aos professores, auxiliando-os a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos educandos. Ainda se fazem presentes as considerações de Nilda Alves e Miriam Paura Grispim no tocante ao papel dos Supervisores Educacionais e dos Orientadores Pedagógicos. Emília Ferreiro, Ester Pilar Grossi, Madalena Freire, Pulo Freire e Regina Leite Garcia nos ajudam a compreender a importância da formação continuada das professoras alfabetizadoras, o papel formador dos supervisores de macro sistema e dos orientadores pedagógicos e o conceito de professor-pesquisador que originariamente é de SHON onde o professor é visto como autor de sua prática. Magda Soares e Wanderley Geraldi subsidiaram a pesquisa na visão do trabalho da alfabetização ser realizado a partir de textos reais sejam eles literários ou de problematização da vida, numa vertente discursiva, aquela que visa deixar em evidência a voz das crianças. Esta pesquisa pertence ao Campo da Pedagogia Social, que vem a ser uma ramificação da pedagogia que se preocupa diretamente com a inclusão das crianças em situação de vulnerabilidade social. Quanto à metodologia, a pesquisa em questão é híbrida, uma vez que a pesquisadora se propõe a andar na contramão do modelo hegemônico, assim ela não se encaixa em somente um modelo de pesquisa, mas em pelo menos três possibilidades: a Pesquisa-ação tendo por base os preceitos de Michel Thiolent onde todo o processo de pesquisa objetiva construir uma ação coletiva por parte das pessoas implicadas no processo de investigação com vistas a discussão e criação de soluções para minimizar e resolver um problema coletivo. Apresenta a narrativa e o aporte autobiográfico como fio condutor das histórias narradas a partir das experiências de uma supervisora de campo e de uma orientadora pedagógica, através do nome fictício de “Clarice”, onde a pesquisadora usando desse artifício se descola de sua pessoa para poder analisar suas ações e trajetória, no sentido de refletir sobre os sentidos do vivido nessa caminhada da autoformação. A pesquisadora se vale como fonte de estudo de entrevistas a professoras alfabetizadoras, orientadoras pedagógicas, supervisoras educacionais e crianças da Rede pública municipal em Duque de Caxias, além do caderno de campo de uma supervisora e uma orientadora pedagógica, escritas de crianças, textos infantis e Termos de VisitaThe research in question is entitled: Archetypes of literacy teachers Duque de Caxias, understanding the concept of archetypes as advocated by Jung, emotionally charged images that organize as a hologram in our unconscious that are the result of the senses that we attribute to our experiences and of those experiences that we inherited from our ancestors through their legacy of wisdom, struggle and knowledge, indicating that in each of us we work in Popular Education in Duque de Caxias, a little of the spirit of the pioneers and makes us understand that our ideological option in itself poses a political position, making us understand that literacy has as its focus the unveiling of reality and social transformation, where reading and writing are at the service of reading the text and the intentions of its authors and writing is seen by us not as a reproduction of the saying of the other, but as an expression of one's own voice , a text with authorship and signature of its author. The research aims to reflect on the partnerships that the so-called Education Specialists - Macro-System Educational Supervisors and Pedagogical Advisors - have developed or not, to collaborate with the work of literacy teachers in the literacy of the children of the popular classes in Duque de Caxias to construct a collective work, where literacy is seen in its political aspect. The theoretical reference that guided the research was with Michel de Certeau in proposing to see the city as a "place practiced" that is shaped by the actions of historical subjects, lives that pulsate and interact with each other, affecting space and being affected by it. Walter Benjamim is also present through three of his concepts: Memory / Rememoration as the possibility of seeing the past with the eyes of today, in permanent update, the concept of Experience that causes the construction, sharing and recovery of meanings about our own existence and on the world, provoking a transformation in us. Libânio through his vision of the Pedagogical Advisor, who in this research also extends to the Educational Supervisor as professionals who provide pedagogical-didactic assistance to teachers, helping them to design, build and administer learning situations appropriate to the educational needs of learners. The considerations of Nilda Alves and Miriam Paura Grispim regarding the role of Educational Supervisors and Pedagogical Advisors are still present. Emílio Ferreiro, Ester Pilar Grossi, Madalena Freire, Pulo Freire and Regina Leite Garcia help us to understand the importance of the continuing education of literacy teachers, the formative role of macro system supervisors and pedagogical counselors and the concept of teacher-researcher that originally it is from SHON where the teacher is seen as the author of his practice. Magda Soares and Wanderley Geraldi subsidized the research in the vision of the work of literacy to be realized from real texts be they literary or of problematization of the life, in a discursive slope, the one that aims to leave in evidence the voice of the children. This research belongs to the Field of Social Pedagogy, which is a branch of pedagogy that is directly concerned with the inclusion of children in situations of social vulnerability. As for the methodology, the research in question is hybrid, since the researcher proposes to go against the hegemonic model, so it does not fit in only one research model, but in at least three possibilities: Research- action based on the precepts of Michel Thiolent where the whole research process aims to build a collective action by the people involved in the research process with a view to discussing and creating solutions to minimize and solve a collective problem. It presents the narrative and the autobiographical contribution as the guiding thread of the stories narrated from the experiences of a field supervisor and a pedagogical advisor, through the fictitious name of "Clarice", where the researcher using this artifice takes off from her person to be able analyze their actions and trajectory, in order to reflect on the senses of the lived in this walk of self-formation. The researcher uses as a source for the study of interviews with literacy teachers, pedagogical counselors, educational supervisors and children of the municipal public network in Duque de Caxias, besides the field notebook of a supervisor and a pedagogical counselor, written by children, children's texts and Terms of Visit380 f.Araújo , Margareth Martins deAraújo, Margareth Martins dePérez, Carmem Lúcia VidalSantos, Andréa Pessôa dosCorais, Maria Cristinahttp://lattes.cnpq.br/1937051154983215http://lattes.cnpq.br/1997023044370919http://lattes.cnpq.br/1997023044370919http://lattes.cnpq.br/0646181238100482http://lattes.cnpq.br/0770281710474059http://lattes.cnpq.br/4733603494800959Freitas, Sandra Neri Brito de2020-11-10T18:57:25Z2020-11-10T18:57:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Sandra Neri Brito de. Arquétipos de professoras alfabetizadoras de Duque de Caxias. 2018. 380 f. 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