Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuber, Bianca Pimentel Berk
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/19062
Resumo: O presente trabalho examinou os efeitos de tarefas autênticas combinadas ou não com procedimentos de conscientização (PC) de uma seleção de marcadores interacionais no desenvolvimento da competência interacional (CI) do registro oral. CI em nosso estudo se restringiu à participação em encontros comerciais de Turismo e debates sobre temas dessa área dentro do contexto pedagógico de ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) no Brasil. Dados foram coletados de cinquenta alunos de Graduação em Turismo de nível pré- intermediário de proficiência em ILE, os quais pertenciam a quatro turmas regulares de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Duas dessas turmas formaram o grupo experimental do nosso estudo e as outras duas o grupo de controle. No primeiro grupo, tarefas autênticas foram combinadas com PC, enquanto que o segundo foi tratado somente com o conjunto de tarefas autênticas. Os dados levantados por dois conjuntos diferentes de pré- e pós-testes (i.e. o Teste de Preenchimento do Discurso e o Test do Discurso Oral ) foram primeiramente codificados de acordo com uma proposta de Esquema de Codificação de Competência Interacional , o qual abrange quatro categorias interacionais, quais sejam pragmalinguística, sociopragmática, stratégica e discursiva. Após a codificação, os dados foram quantificados e submetidos à análise estatística da hipótese nula. Os resultados dos testes com significação estatística indicam que o grupo experimental apresentou um desempenho superior àquele do grupo de controle na expressão adequada de funções de pragmalinguística e discursivas em ambos os testes e produziu um número estatisticamente menor de funções inadequadas e ausentes de quase metade das quatro categorias no TPD. Em relação às categorias de sociopragmática e estratégica, o grupo experimental apresentou um desempenho superior ao de controle nas situações dos testes onde os marcadores dessas categorias eram requeridos pelo contexto. No TDOX, o grupo experimental superou o de controle somente quanto à expressão adequada dos quatro tipos de categorias interacionais.
id UFF-2_802f97b22d41a74f3ca633133df71105
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/19062
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competenceTask AuthenticityConsciousness-RaisingInteractional CompetenceAutenticidade da TarefaConscientizaçãoCompetência InteracionalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO presente trabalho examinou os efeitos de tarefas autênticas combinadas ou não com procedimentos de conscientização (PC) de uma seleção de marcadores interacionais no desenvolvimento da competência interacional (CI) do registro oral. CI em nosso estudo se restringiu à participação em encontros comerciais de Turismo e debates sobre temas dessa área dentro do contexto pedagógico de ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) no Brasil. Dados foram coletados de cinquenta alunos de Graduação em Turismo de nível pré- intermediário de proficiência em ILE, os quais pertenciam a quatro turmas regulares de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Duas dessas turmas formaram o grupo experimental do nosso estudo e as outras duas o grupo de controle. No primeiro grupo, tarefas autênticas foram combinadas com PC, enquanto que o segundo foi tratado somente com o conjunto de tarefas autênticas. Os dados levantados por dois conjuntos diferentes de pré- e pós-testes (i.e. o Teste de Preenchimento do Discurso e o Test do Discurso Oral ) foram primeiramente codificados de acordo com uma proposta de Esquema de Codificação de Competência Interacional , o qual abrange quatro categorias interacionais, quais sejam pragmalinguística, sociopragmática, stratégica e discursiva. Após a codificação, os dados foram quantificados e submetidos à análise estatística da hipótese nula. Os resultados dos testes com significação estatística indicam que o grupo experimental apresentou um desempenho superior àquele do grupo de controle na expressão adequada de funções de pragmalinguística e discursivas em ambos os testes e produziu um número estatisticamente menor de funções inadequadas e ausentes de quase metade das quatro categorias no TPD. Em relação às categorias de sociopragmática e estratégica, o grupo experimental apresentou um desempenho superior ao de controle nas situações dos testes onde os marcadores dessas categorias eram requeridos pelo contexto. No TDOX, o grupo experimental superou o de controle somente quanto à expressão adequada dos quatro tipos de categorias interacionais.The present research examined the effects of authentic tasks combined or not with consciousness-raising (CR) procedures of a selection of interactional markers on the development of interactional competence (IC) of the oral mode. IC in our study was restricted to participation in Tourism service encounters and debates on themes of this area within the pedagogical context of learning English as a foreign language (EFL) in Brazil. Data were collected from fifty Tourism undergraduates at a pre-intermediate level of proficiency in EFL, who belonged to four intact groups from a private university in Rio de Janeiro. Two of these groups formed the experimental group of our study and the other two the control group. In the former group, a set of authentic tasks were combined with CR procedures, whereas in the latter only the set of authentic tasks were applied. The data raised by two different sets of pre- and post-tests (i.e. the Discourse Completion Test and the Oral Discourse Test ) were first coded according to a proposed Coding Scheme of Interactional Competence , which comprises four interactional categories, namely pragmalinguistic, sociopragmatic, strategic and discourse. After the coding, the data were quantified and submitted to the statistical analysis of the null hypothesis. The test results with statistical significance indicate that the experimental group outscored the control group on the adequate expression of pragmalinguistic and discourse functions on both types of test and produced a statistically smaller number of inadequate and absent functions of almost half of the four categories on the DCT. In relation to the sociopragmatic and strategic categories, the experimental group outperformed the control group in the test situations where markers of these categories were contextually required. On the ODTX, the experimental group outperformed the control group only as regards the adequate expression of all four types of interactional categories.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasMitrano Neto, NelsonCPF:59863257822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7Schuber, Bianca Pimentel Berk2021-03-10T20:46:22Z2011-01-242021-03-10T20:46:22Z2010-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19062engCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:46:22Zoai:app.uff.br:1/19062Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:46:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
title Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
spellingShingle Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
Schuber, Bianca Pimentel Berk
Task Authenticity
Consciousness-Raising
Interactional Competence
Autenticidade da Tarefa
Conscientização
Competência Interacional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
title_full Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
title_fullStr Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
title_full_unstemmed Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
title_sort Task authenticity and consciousness-raising: development of interactional competence
author Schuber, Bianca Pimentel Berk
author_facet Schuber, Bianca Pimentel Berk
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mitrano Neto, Nelson
CPF:59863257822
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuber, Bianca Pimentel Berk
dc.subject.por.fl_str_mv Task Authenticity
Consciousness-Raising
Interactional Competence
Autenticidade da Tarefa
Conscientização
Competência Interacional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Task Authenticity
Consciousness-Raising
Interactional Competence
Autenticidade da Tarefa
Conscientização
Competência Interacional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description O presente trabalho examinou os efeitos de tarefas autênticas combinadas ou não com procedimentos de conscientização (PC) de uma seleção de marcadores interacionais no desenvolvimento da competência interacional (CI) do registro oral. CI em nosso estudo se restringiu à participação em encontros comerciais de Turismo e debates sobre temas dessa área dentro do contexto pedagógico de ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) no Brasil. Dados foram coletados de cinquenta alunos de Graduação em Turismo de nível pré- intermediário de proficiência em ILE, os quais pertenciam a quatro turmas regulares de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Duas dessas turmas formaram o grupo experimental do nosso estudo e as outras duas o grupo de controle. No primeiro grupo, tarefas autênticas foram combinadas com PC, enquanto que o segundo foi tratado somente com o conjunto de tarefas autênticas. Os dados levantados por dois conjuntos diferentes de pré- e pós-testes (i.e. o Teste de Preenchimento do Discurso e o Test do Discurso Oral ) foram primeiramente codificados de acordo com uma proposta de Esquema de Codificação de Competência Interacional , o qual abrange quatro categorias interacionais, quais sejam pragmalinguística, sociopragmática, stratégica e discursiva. Após a codificação, os dados foram quantificados e submetidos à análise estatística da hipótese nula. Os resultados dos testes com significação estatística indicam que o grupo experimental apresentou um desempenho superior àquele do grupo de controle na expressão adequada de funções de pragmalinguística e discursivas em ambos os testes e produziu um número estatisticamente menor de funções inadequadas e ausentes de quase metade das quatro categorias no TPD. Em relação às categorias de sociopragmática e estratégica, o grupo experimental apresentou um desempenho superior ao de controle nas situações dos testes onde os marcadores dessas categorias eram requeridos pelo contexto. No TDOX, o grupo experimental superou o de controle somente quanto à expressão adequada dos quatro tipos de categorias interacionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-28
2011-01-24
2021-03-10T20:46:22Z
2021-03-10T20:46:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/19062
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/19062
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135440386424832