Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Liliane Corrêa Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22939
Resumo: Essa tese, defendida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campo dos Estudos da Linguagem, Cultura e Processos Formativos, com orientação da Profa Dra Marisol Barenco de Mello, foi desenvolvida a partir das discussões no Curso de extensão: “FormAção em diálogo: Pedagogias críticas a partir das práticas” realizado em parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e a Universidade Federal Fluminense- UFF, bem como nos coletivos de formação dos quais participo e participei. Por coletivo de formação docente compreendo toda organização político-ideológica de professoras e professores que se encontram em espaços oficiais ou não-oficiais que tenha como proposta estudar e discutir as suas próprias práticas, fazer cotejos teóricos e criar possibilidades outras na ação e formação docente, onde o conhecimento seja criação em alteridade e sem hierarquia de saberes. Com aportes da filosofia da linguagem bakhtiniana enuncio esses encontros alargando o gênero dissertativo-argumentativo, criando planos estéticos que possibilitem a equipotência e plenivalência de vozes de todos os que enunciam comigo, para assim afirmar a formação como escritura que transforma o mundo enquanto transforma os seres humanos que a vivem. O texto traz contribuições para os estudos da formação de professores ao apontar os índices que os estudos do Círculo de Bakhtin indicam para o sentido para o que está em formação, como movimento da própria vida humana, aberto, inacabado e em alteridade, deslocando assim as noções de tempo, espaço e valor na imagem de ser humano
id UFF-2_80f172668dbc1b9a40593630962ae9fa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22939
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”Coletivos docentesFormação como escrituraEstudos bakhtinianosFormação de professorMovimento de professorOrganização políticaEducaçãoTeachers collectivesEducation as scriptureBakhtinian estudiesEssa tese, defendida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campo dos Estudos da Linguagem, Cultura e Processos Formativos, com orientação da Profa Dra Marisol Barenco de Mello, foi desenvolvida a partir das discussões no Curso de extensão: “FormAção em diálogo: Pedagogias críticas a partir das práticas” realizado em parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e a Universidade Federal Fluminense- UFF, bem como nos coletivos de formação dos quais participo e participei. Por coletivo de formação docente compreendo toda organização político-ideológica de professoras e professores que se encontram em espaços oficiais ou não-oficiais que tenha como proposta estudar e discutir as suas próprias práticas, fazer cotejos teóricos e criar possibilidades outras na ação e formação docente, onde o conhecimento seja criação em alteridade e sem hierarquia de saberes. Com aportes da filosofia da linguagem bakhtiniana enuncio esses encontros alargando o gênero dissertativo-argumentativo, criando planos estéticos que possibilitem a equipotência e plenivalência de vozes de todos os que enunciam comigo, para assim afirmar a formação como escritura que transforma o mundo enquanto transforma os seres humanos que a vivem. O texto traz contribuições para os estudos da formação de professores ao apontar os índices que os estudos do Círculo de Bakhtin indicam para o sentido para o que está em formação, como movimento da própria vida humana, aberto, inacabado e em alteridade, deslocando assim as noções de tempo, espaço e valor na imagem de ser humanoThis thesis, defended in the Doctoral course of the Postgraduate Program in Education at the Fluminense Federal University (UFF), in the Field of Studies in Language, Culture and Formative Processes, under the guidance of professor Dr. Marisol Barenco de Mello, was developed from the discussions in the Extension Course: "Formation in Dialogue: Critical Pedagogies from Practices" held in partnership between the State University of Rio de Janeiro - UERJ and the Fluminense Federal University - UFF, as well as in the training collectives of the which I have been participating. By collective of teacher education I understand any political-ideological organization of teachers who are in official or unofficial spaces that have as a proposal to study and discuss their own practices, make theoretical comparisons and create other possibilities in the action and teacher education, where knowledge is creation in otherness and without hierarchy of knowledge. With contributions from the Bakhtinian philosophy of language, I enunciate these meetings extending the dissertation-argumentative genre, creating aesthetic plans that enable the equipotence and plenivalence of the voices of all those who speak with me, in order to affirm training as a scripture that transforms the world while transforming human beings who live it. The text makes contributions to the studies of teacher education by pointing out the indexes that the studies of the Bakhtin Circle indicate for the meaning of what is in formation, as a movement of human life itself, open, unfinished and in otherness, thus displacing the notions of time, space and value in the image of human being215 f.Mello, Marisol Barenco Correa deLopes, Jader Janer MoreiraSerodio, Liana ArraisChaluh, Laura NoemiPrado, Guilherme do Val ToledoLopes, Ana Lúcia Adriana Costa eMoura, Liliane Corrêa Neves2021-08-17T13:33:35Z2021-08-17T13:33:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURA, Liliane Corrêa Neves. Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras. 2021. 215 f.Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22939http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T20:20:17Zoai:app.uff.br:1/22939Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:52.167917Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
title Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
spellingShingle Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
Moura, Liliane Corrêa Neves
Coletivos docentes
Formação como escritura
Estudos bakhtinianos
Formação de professor
Movimento de professor
Organização política
Educação
Teachers collectives
Education as scripture
Bakhtinian estudies
title_short Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
title_full Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
title_fullStr Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
title_full_unstemmed Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
title_sort Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
author Moura, Liliane Corrêa Neves
author_facet Moura, Liliane Corrêa Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Marisol Barenco Correa de
Lopes, Jader Janer Moreira
Serodio, Liana Arrais
Chaluh, Laura Noemi
Prado, Guilherme do Val Toledo
Lopes, Ana Lúcia Adriana Costa e
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Liliane Corrêa Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Coletivos docentes
Formação como escritura
Estudos bakhtinianos
Formação de professor
Movimento de professor
Organização política
Educação
Teachers collectives
Education as scripture
Bakhtinian estudies
topic Coletivos docentes
Formação como escritura
Estudos bakhtinianos
Formação de professor
Movimento de professor
Organização política
Educação
Teachers collectives
Education as scripture
Bakhtinian estudies
description Essa tese, defendida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campo dos Estudos da Linguagem, Cultura e Processos Formativos, com orientação da Profa Dra Marisol Barenco de Mello, foi desenvolvida a partir das discussões no Curso de extensão: “FormAção em diálogo: Pedagogias críticas a partir das práticas” realizado em parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e a Universidade Federal Fluminense- UFF, bem como nos coletivos de formação dos quais participo e participei. Por coletivo de formação docente compreendo toda organização político-ideológica de professoras e professores que se encontram em espaços oficiais ou não-oficiais que tenha como proposta estudar e discutir as suas próprias práticas, fazer cotejos teóricos e criar possibilidades outras na ação e formação docente, onde o conhecimento seja criação em alteridade e sem hierarquia de saberes. Com aportes da filosofia da linguagem bakhtiniana enuncio esses encontros alargando o gênero dissertativo-argumentativo, criando planos estéticos que possibilitem a equipotência e plenivalência de vozes de todos os que enunciam comigo, para assim afirmar a formação como escritura que transforma o mundo enquanto transforma os seres humanos que a vivem. O texto traz contribuições para os estudos da formação de professores ao apontar os índices que os estudos do Círculo de Bakhtin indicam para o sentido para o que está em formação, como movimento da própria vida humana, aberto, inacabado e em alteridade, deslocando assim as noções de tempo, espaço e valor na imagem de ser humano
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-17T13:33:35Z
2021-08-17T13:33:35Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Liliane Corrêa Neves. Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras. 2021. 215 f.Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22939
identifier_str_mv MOURA, Liliane Corrêa Neves. Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras. 2021. 215 f.Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823606148104192