A guitarra elétrica no Brasil: Submissão cultural ou ressignificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Leandro Damasco de Sá Abreu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24385
Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar como a guitarra elétrica era vista no Brasil, desde a sua introdução, nos anos 1930, até o ano de 1967, quando ocorreu em São Paulo uma manifestação – que contou com a participação de importantes músicos da música popular brasileira – contra o uso deste instrumento. O estudo busca compreender como a guitarra elétrica foi assimilada e apropriada por músicos brasileiros desde a sua introdução, o que se contrapõe às ideias defendidas pelos participantes da passeata, que tomaram este instrumento como um símbolo da dominação cultural norte-americana sobre a música nacional. A partir da análise de textos da área da sociologia e da música, da disponibilidade de acervo na internet e da relevância no campo da música, foram selecionados cinco jornais e revistas de época como fonte de dados (jornais: A Noite e A manhã; revistas: Revista do Rádio, Radiolândia e Revista da Música Popular). Nesses periódicos, usou-se as palavras-chaves “guitarra”, “guitarrista” e “violão elétrico” para busca de artigos. Esta última incluída porque na época havia confusão acerca dos dois instrumentos, tanto nos meios de comunicação, quanto nas capas e encartes de discos. Ao final, chegou-se a um total de 1.926 ocorrências que foram analisadas e, após uma seleção minuciosa, com objetivo de eliminar ocorrências irrelevantes, obteve-se um total de 438 ocorrências. Após a observação e a sistematização dos dados coletados, chegou-se a organização por um lado, de quatro contextos distintos quanto ao uso da guitarra e, por outro, de períodos definidos no tempo, entre os anos 1930 e 1967, para a história da guitarra elétrica no Brasil. Uma das conclusões é que, ao mesmo tempo em que houve certa submissão cultural, por outro lado, a guitarra foi bem assimilada no contexto musical brasileiro através de novas abordagens e técnicas desenvolvidas por músicos do país. "
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