Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Enilda Maria dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15567
Resumo: Este trabalho dissertativo tem como foco a importância da sala de leitura como espaço de formação. A justificativa está intimamente imbricada com minha história de formação leitora e das leituras que me compõe e por todas as experiências de vida e formação ligadas a formação do leitor, provocando em mim as seguintes inquietações, qual a importância da leitura e da sala de leitura? Como as trajetórias de formação do professor de sala de leitura influenciam em seu trabalho? Como esses professores significam a leitura como processo formador? Quais os sentidos atribuídos por eles, as propostas de trabalhos de leitura propostos pela Secretaria Municipal de Educação? Para fundamentar as discussões acerca da leitura e da literatura, visando à formação do leitor, utilizo os pressupostos teóricos de Benjamin (1988/2013); Candido (1995) e Larrosa (2002) auxiliam a pensar sobre questões referentes a leitura, narração, experiência e literatura. Trouxe a perspectiva histórica das salas de leitura da Rede Municipal e o seu caminhar literário. A partir desse movimento foi delimitado como foco da pesquisa as narrativas de experiências leitora de quatro professoras de sala de leitura da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/Rio de Janeiro. Mediante princípios epistemológicos e teórico metodológicos do aporte (auto) biográfico a partir da contribuição dos seguintes autores: Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2010). O diálogo e a leitura das narrativas a partir dos fios das histórias pessoais, institucionais e sociais, evidencia a importância das experiências formadoras nas trajetórias de vida e formação e a consolidação da escola e da sala de leitura como lugar fundamental de leitura e formação
id UFF-2_830cffcc2236c56162a4ea335d1a0c13
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15567
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitorExperiênciaLeituraFormação do leitor e sala de leitura de Duque de CaxiasFormação de professorLeitorLeituraExperiênciaExperienceReadingTeacher Training and Reading Room Duque de CaxiasEste trabalho dissertativo tem como foco a importância da sala de leitura como espaço de formação. A justificativa está intimamente imbricada com minha história de formação leitora e das leituras que me compõe e por todas as experiências de vida e formação ligadas a formação do leitor, provocando em mim as seguintes inquietações, qual a importância da leitura e da sala de leitura? Como as trajetórias de formação do professor de sala de leitura influenciam em seu trabalho? Como esses professores significam a leitura como processo formador? Quais os sentidos atribuídos por eles, as propostas de trabalhos de leitura propostos pela Secretaria Municipal de Educação? Para fundamentar as discussões acerca da leitura e da literatura, visando à formação do leitor, utilizo os pressupostos teóricos de Benjamin (1988/2013); Candido (1995) e Larrosa (2002) auxiliam a pensar sobre questões referentes a leitura, narração, experiência e literatura. Trouxe a perspectiva histórica das salas de leitura da Rede Municipal e o seu caminhar literário. A partir desse movimento foi delimitado como foco da pesquisa as narrativas de experiências leitora de quatro professoras de sala de leitura da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/Rio de Janeiro. Mediante princípios epistemológicos e teórico metodológicos do aporte (auto) biográfico a partir da contribuição dos seguintes autores: Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2010). O diálogo e a leitura das narrativas a partir dos fios das histórias pessoais, institucionais e sociais, evidencia a importância das experiências formadoras nas trajetórias de vida e formação e a consolidação da escola e da sala de leitura como lugar fundamental de leitura e formaçãoThis dissertation focuses on the importance of the reading room as a training space. The justification is intimately interwoven with my history of reading training and the readings that compose me and for all the experiences of life and formation linked to the formation of the reader, provoking in me the following concerns, how important is reading and the reading room? How do the reading room teacher's trajectories influence your work? How do these teachers mean reading as a process of formation? What are the meanings attributed by them, the proposals for reading work proposed by the Municipal Education Department? To base the discussions about reading and literature, aiming at the formation of the reader, I use the theoretical presuppositions of Benjamin (1988/2013); Candido (1995) and Larrosa (2002) help to think about questions related to reading, narration, experience and literature. It brought the historical perspective of the reading rooms of the Municipal Network and its literary walk. From this movement was delimited as the focus of the research the narratives of experiences reader of four teachers of reading room of the Municipal Network of Education of Duque de Caxias / Rio de Janeiro. Using epistemological and theoretical methodological principles of (biographical) contribution from the contribution of the following authors: Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2010). The dialogue and the reading of the narratives from the threads of personal, institutional and social histories show the importance of the formative experiences in the life and formation trajectories and the consolidation of the school and the reading room as a fundamental place of reading and formation124 fHenriques, Eda Maria de OliveiraAndrade, Everardo Paiva deSantos, Andrea PessôaMoraes, Jacqueline Fátima dos SantosPires, Enilda Maria dos Santos2020-10-29T12:25:52Z2020-10-29T12:25:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Enilda Maria dos Santos. Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15567http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-01T14:53:39Zoai:app.uff.br:1/15567Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:27.741745Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
title Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
spellingShingle Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
Pires, Enilda Maria dos Santos
Experiência
Leitura
Formação do leitor e sala de leitura de Duque de Caxias
Formação de professor
Leitor
Leitura
Experiência
Experience
Reading
Teacher Training and Reading Room Duque de Caxias
title_short Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
title_full Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
title_fullStr Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
title_full_unstemmed Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
title_sort Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor
author Pires, Enilda Maria dos Santos
author_facet Pires, Enilda Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
Andrade, Everardo Paiva de
Santos, Andrea Pessôa
Moraes, Jacqueline Fátima dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Enilda Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Leitura
Formação do leitor e sala de leitura de Duque de Caxias
Formação de professor
Leitor
Leitura
Experiência
Experience
Reading
Teacher Training and Reading Room Duque de Caxias
topic Experiência
Leitura
Formação do leitor e sala de leitura de Duque de Caxias
Formação de professor
Leitor
Leitura
Experiência
Experience
Reading
Teacher Training and Reading Room Duque de Caxias
description Este trabalho dissertativo tem como foco a importância da sala de leitura como espaço de formação. A justificativa está intimamente imbricada com minha história de formação leitora e das leituras que me compõe e por todas as experiências de vida e formação ligadas a formação do leitor, provocando em mim as seguintes inquietações, qual a importância da leitura e da sala de leitura? Como as trajetórias de formação do professor de sala de leitura influenciam em seu trabalho? Como esses professores significam a leitura como processo formador? Quais os sentidos atribuídos por eles, as propostas de trabalhos de leitura propostos pela Secretaria Municipal de Educação? Para fundamentar as discussões acerca da leitura e da literatura, visando à formação do leitor, utilizo os pressupostos teóricos de Benjamin (1988/2013); Candido (1995) e Larrosa (2002) auxiliam a pensar sobre questões referentes a leitura, narração, experiência e literatura. Trouxe a perspectiva histórica das salas de leitura da Rede Municipal e o seu caminhar literário. A partir desse movimento foi delimitado como foco da pesquisa as narrativas de experiências leitora de quatro professoras de sala de leitura da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/Rio de Janeiro. Mediante princípios epistemológicos e teórico metodológicos do aporte (auto) biográfico a partir da contribuição dos seguintes autores: Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2010). O diálogo e a leitura das narrativas a partir dos fios das histórias pessoais, institucionais e sociais, evidencia a importância das experiências formadoras nas trajetórias de vida e formação e a consolidação da escola e da sala de leitura como lugar fundamental de leitura e formação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-29T12:25:52Z
2020-10-29T12:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Enilda Maria dos Santos. Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15567
identifier_str_mv PIRES, Enilda Maria dos Santos. Quem conta um conto, aumenta um ponto: percursos narrativos na formação do professor-leitor. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823643494187008