A democracia burguesa possível no capitalismo dependente : luta de classes no município do Rio de Janeiro (1989-1992)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16225 |
Resumo: | Esta tese de doutorado em educação é um prolongamento e um desdobramento da dissertação de mestrado que defendi em 2014. Ela busca, ao fim e ao cabo, evidenciar, através da análise histórica do processo de conflitos entre o governo de Marcello Alencar e a categoria dos profissionais da educação, no período entre 1989 a 1992, o quanto é limitado, restritivo e marcado pela coerção o regime democrático burguês que se constrói em nosso país. O quanto no momento em que se consolidava a transição do regime empresarial-militar para o democrático no Brasil, a categoria dos profissionais da educação e seu sindicato o SEPE, amargaram um processo de imposição e autoritarismo por parte da prefeitura, ocupada por um representante de um partido político, que, na época, se apresentava como sendo uma alternativa progressista aos que ocupavam o poder federal. Para chegar a esta caracterização fundamentei-me nos suportes teóricos desenvolvidos por Lênin, León Trotsky, Antônio Gramsci, Florestan Fernandes, E. P. Thompson, David Harvey e Virgínia Fontes, principalmente. Os dois primeiros foram fundamentais no sentido de entender os fundamentos do período histórico que vivemos no capitalismo e quais as possíveis orientações para sua superação. Gramsci fundamentalmente pela categoria de hegemonia. Florestan por toda a contribuição para compreender o processo histórico de nossa formação social a partir da caracterização do capitalismo dependente. Thompson pela grande contribuição no sentido da experiência e do “fazer-se da classe”, que, ao meu ver, resgata a figura das pessoas de carne e osso nesse processo. David Harvey por toda a contribuição no entendimento do momento atual, de hegemonia da doutrina neoliberal e das possibilidades de superação da mesma. Virgínia Fontes pela contribuição na conceituação da forma como a hegemonia burguesa se construiu em nosso país |
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O quanto no momento em que se consolidava a transição do regime empresarial-militar para o democrático no Brasil, a categoria dos profissionais da educação e seu sindicato o SEPE, amargaram um processo de imposição e autoritarismo por parte da prefeitura, ocupada por um representante de um partido político, que, na época, se apresentava como sendo uma alternativa progressista aos que ocupavam o poder federal. Para chegar a esta caracterização fundamentei-me nos suportes teóricos desenvolvidos por Lênin, León Trotsky, Antônio Gramsci, Florestan Fernandes, E. P. Thompson, David Harvey e Virgínia Fontes, principalmente. Os dois primeiros foram fundamentais no sentido de entender os fundamentos do período histórico que vivemos no capitalismo e quais as possíveis orientações para sua superação. Gramsci fundamentalmente pela categoria de hegemonia. Florestan por toda a contribuição para compreender o processo histórico de nossa formação social a partir da caracterização do capitalismo dependente. Thompson pela grande contribuição no sentido da experiência e do “fazer-se da classe”, que, ao meu ver, resgata a figura das pessoas de carne e osso nesse processo. David Harvey por toda a contribuição no entendimento do momento atual, de hegemonia da doutrina neoliberal e das possibilidades de superação da mesma. Virgínia Fontes pela contribuição na conceituação da forma como a hegemonia burguesa se construiu em nosso paísThis doctorate thesis on education is a stretching of the master’s thesis that I have defended in 2014. It seeks to highlight, through the historical analysis of the conflict process between the government of Marcello Alencar and the category of education professionals in the period between 1989 and 1992, how limited, restrictive and coercive is the bourgeois democratic regime that is being built in Brazil. At the moment when the transition from the military regime to the democratic regime in Brazil, the category of education professionals and their union the SEPE, embittered a process of imposition and authoritarianism on the part of the city hall, occupied by a representative of a political party, which at the time appeared to be a progressive alternative to those in federal power. In order to reach this characterization, I have based myself on the theoretical supports developed by Lenin, Leon Trotsky, Antônio Gramsci, Florestan Fernandes, E. P. Thompson, David Harvey and Virgínia Fontes. The first two were fundamental in understanding the fundamentals of the historical period we live in capitalism and what possible guidelines for overcoming it. Gramsci fundamentally by the category of hegemony. Florestan for all the contribution to understand the historical process of our social formation from the characterization of dependent capitalism. Thompson for the great contribution to the experience and the “making of class”m which, in my view, rescues the figure of people of flesh and blood in this process. David Harvey for all the contribution in the understanding of the current moment of neoliberal’s hegemony doctrine and of the possibilities of overcoming it. Virgínia Fontes for the contribution in the conceptualization of the way bourgeois hegemony was built in Brazil361 f.Silveira, Zuleide Simas daMiranda, Kênia AparecidaOliveira, Lorene Figueiredo deSantos, Jaílson dosGarcia, CyroRodrigues, José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1836697327861113http://lattes.cnpq.br/8037763146233564http://lattes.cnpq.br/3949754810250124http://lattes.cnpq.br/5056739879949724http://lattes.cnpq.br/2086818231977565http://lattes.cnpq.br/4240768827532732http://lattes.cnpq.br/0969723904217070Teixeira, Albano Luiz Francisco2020-12-08T14:51:12Z2020-12-08T14:51:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Albano Luiz Francisco. 2018. 361 f. A democracia burguesa possível no capitalismo dependente: luta de classes no município do Rio de Janeiro (1989-1992). 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