Incorporação de Shaders com Opengl na biblioteca Programming interface for games (PIG)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33288 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação abrangente sobre o desenvolvimento e avaliação da biblioteca gráfica PIG. A pesquisa se concentrou na eficiência da PIG na renderização de gráficos 2D e 3D, incorporando novas técnicas para alcançar resultados desejados. A análise envolveu a meticulosa avaliação de vários parâmetros durante os testes, proporcionando insights significativos sobre o desempenho e a adaptabilidade da PIG. No contexto da renderização 3D, a biblioteca foi aplicada com sucesso na criação de uma representação tridimensional de uma cidade, integrando iluminações e um skybox como plano de fundo. Os resultados indicaram uma taxa de quadros satisfatória, demonstrando a viabilidade prática da PIG em aplicações gráficas intensivas. A análise abrangente dos dados destacou a capacidade da biblioteca em otimizar automaticamente a renderização, adaptando-se a diferentes ambientes e demandas gráficas. A eficácia e versatilidade da PIG sugerem amplas aplicações, desde jogos até simulações e ambientes de realidade virtual. Este estudo contribui não apenas para a compreensão do desempenho da biblioteca PIG, mas também oferece insights valiosos para desenvolvedores e pesquisadores interessados em explorar soluções gráficas eficientes para ambientes 2D e 3D |
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Incorporação de Shaders com Opengl na biblioteca Programming interface for games (PIG)PIG2D3DOpenGLLuzJogosShadersComputação gráficaProgramação de jogosPIG2D3DOpenGLLightGamesShadersEste trabalho apresenta uma investigação abrangente sobre o desenvolvimento e avaliação da biblioteca gráfica PIG. A pesquisa se concentrou na eficiência da PIG na renderização de gráficos 2D e 3D, incorporando novas técnicas para alcançar resultados desejados. A análise envolveu a meticulosa avaliação de vários parâmetros durante os testes, proporcionando insights significativos sobre o desempenho e a adaptabilidade da PIG. No contexto da renderização 3D, a biblioteca foi aplicada com sucesso na criação de uma representação tridimensional de uma cidade, integrando iluminações e um skybox como plano de fundo. Os resultados indicaram uma taxa de quadros satisfatória, demonstrando a viabilidade prática da PIG em aplicações gráficas intensivas. A análise abrangente dos dados destacou a capacidade da biblioteca em otimizar automaticamente a renderização, adaptando-se a diferentes ambientes e demandas gráficas. A eficácia e versatilidade da PIG sugerem amplas aplicações, desde jogos até simulações e ambientes de realidade virtual. Este estudo contribui não apenas para a compreensão do desempenho da biblioteca PIG, mas também oferece insights valiosos para desenvolvedores e pesquisadores interessados em explorar soluções gráficas eficientes para ambientes 2D e 3DThis work presents a comprehensive investigation into the development and evaluation of the graphic library PIG. The research focused on the efficiency of PIG in rendering 2D and 3D graphics, incorporating new techniques to achieve desired results. The analysis involved meticulous evaluation of various parameters during tests, providing significant insights into the performance and adaptability of PIG. In the context of 3D rendering, the library was successfully applied to create a three-dimensional representation of a city, integrating lighting and a skybox as the background. The results indicated a satisfactory frame rate, demonstrating the practical viability of PIG in intensive graphic applications. The comprehensive data analysis highlighted the library's ability to automatically optimize rendering, adapting to different environments and graphic demands. The effectiveness and versatility of PIG suggest broad applications, ranging from games to simulations and virtual reality environments. This study contributes not only to the understanding of PIG library performance but also offers valuable insights for developers and researchers interested in exploring efficient graphic solutions for 2D and 3D environments62 p.Silva, André Renato Villela daCarvalho, Leonardo de OliveiraMarques, EduardoVianna, Marcilene de Fátima DianinNora, David Manuel PortoFerreira, Joelson Idalgo2024-07-12T21:58:28Z2024-07-12T21:58:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNORA, David Manuel Porto; FERREIRA, Joelson Idalgo. Incorporação de Shaders com Opengl na biblioteca Programming interface for games (PIG). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33288CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-12T21:58:32Zoai:app.uff.br:1/33288Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:52.897520Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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