Centrais sindicais como educadores coletivos: CUT, UGT e CTB em busca do diálogo com a juventude trabalhadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Greyce Kelly Fernandes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29218
Resumo: Esta tese aborda as práticas sindicais de caráter educativo destinadas à juventude trabalhadora, no âmbito das três maiores centrais sindicais do Brasil, entendidas como educadores coletivos: Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Além da compreensão das concepções e do conteúdo que estruturam as práticas sindicais de caráter educativo dirigidas à juventude trabalhadora, o presente estudo examina as estratégias adotadas pelas centrais sindicais para a abordagem da juventude, bem como a percepção dos jovens sobre as ações desenvolvidas pelas centrais sindicais, com o intuito de estabelecer uma aproximação entre a juventude e o movimento sindical. A pesquisa parte de uma preocupação central, qual seja, o afastamento dos jovens em relação às ações sindicais para apreender as articulações de caráter educativo feitas para mobilizar a juventude na sua relação com o movimento sindical. Emprega-se como método a abordagem qualitativa e, como principal técnica de produção e interpretação de dados, a análise de conteúdo, com base em Laurence Bardin. Foram construídas seis categorias analíticas para tratar os achados da pesquisa: educadores coletivos, diálogos com as juventudes, organização das juventudes, juventudes e trabalho, juventudes e educação e juventudes e raça. O material examinado na análise documental é composto por fontes primárias, em especial por deliberações congressuais do período de 2010 a 2020. Como complemento à análise documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças sindicais e jovens não sindicalizados e, também, transcrições de transmissões ao vivo, material empírico analisado com a mediação teórica de Antonio Gramsci, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Paulo Carrano, Helena Abramo e Miriam Abramovay. Como resultado, verificou-se a presença de uma prática sindical intensa, no que diz respeito à presença de ações educativas, mas marcadas por grande dificuldade no diálogo e na aproximação com os jovens. Além disso, as práticas sindicais desenvolvidas não se comunicam diretamente com os jovens trabalhadores e com aqueles jovens que ainda não estão inseridos no movimento sindical. Apesar de as centrais sindicais serem consideradas muito importantes na luta por melhores condições de trabalho e de vida, há um hiato significativo no diálogo do sindicalismo com a juventude.
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Além da compreensão das concepções e do conteúdo que estruturam as práticas sindicais de caráter educativo dirigidas à juventude trabalhadora, o presente estudo examina as estratégias adotadas pelas centrais sindicais para a abordagem da juventude, bem como a percepção dos jovens sobre as ações desenvolvidas pelas centrais sindicais, com o intuito de estabelecer uma aproximação entre a juventude e o movimento sindical. A pesquisa parte de uma preocupação central, qual seja, o afastamento dos jovens em relação às ações sindicais para apreender as articulações de caráter educativo feitas para mobilizar a juventude na sua relação com o movimento sindical. Emprega-se como método a abordagem qualitativa e, como principal técnica de produção e interpretação de dados, a análise de conteúdo, com base em Laurence Bardin. Foram construídas seis categorias analíticas para tratar os achados da pesquisa: educadores coletivos, diálogos com as juventudes, organização das juventudes, juventudes e trabalho, juventudes e educação e juventudes e raça. O material examinado na análise documental é composto por fontes primárias, em especial por deliberações congressuais do período de 2010 a 2020. Como complemento à análise documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças sindicais e jovens não sindicalizados e, também, transcrições de transmissões ao vivo, material empírico analisado com a mediação teórica de Antonio Gramsci, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Paulo Carrano, Helena Abramo e Miriam Abramovay. Como resultado, verificou-se a presença de uma prática sindical intensa, no que diz respeito à presença de ações educativas, mas marcadas por grande dificuldade no diálogo e na aproximação com os jovens. Além disso, as práticas sindicais desenvolvidas não se comunicam diretamente com os jovens trabalhadores e com aqueles jovens que ainda não estão inseridos no movimento sindical. Apesar de as centrais sindicais serem consideradas muito importantes na luta por melhores condições de trabalho e de vida, há um hiato significativo no diálogo do sindicalismo com a juventude.This thesis addresses the educational trade union practices aimed at young workers, within the three largest trade union centers in Brazil, understood as collective educators: the Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT) and the Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). In addition to understanding the conceptions and content that structure those union practices of an educational nature directed to working youth, this study examines the strategies adopted by the trade union centrals for the approach to youth, as well as the perception of young people about the actions developed by the central unions with the intention of establishing an approximation between youth and the union movement. The research starts from a central concern, which is the distance of young people in relation to union actions, to understand the articulations of an educational nature made to mobilize young people in their relationship with the union movement. The qualitative approach is used as a method and, as the main technique for the production and interpretation of data is content analysis, based on Laurence Bardin. Six analytical categories were constructed to treat the research findings: collective educators, dialogues with youth, youth organization, youth and work, youth and education, and youth and race. The material examined in the documentary analysis is composed of primary sources, in particular congressional deliberations from the period 2010 to 2020. As a complement to the documentary analysis, semi-structured interviews were conducted with union leaders and nonunionized young people, an also live broadcasts transcriptions, empirical material analyzed with the theoretical mediation of Antonio Gramsci, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Paulo Carrano, Helena Abramo and Miriam Abramovay. As a result, it was verified the presence of an intense union practice, in what concerns the presence of educational actions, but marked by great difficulty in the dialogue and in the approximation with young people. Besides this, the developed union practices do not communicate directly with young workers and with those young people who are not yet inserted in the union movement. Although the trade union centers are considered very important in the struggle for better working and living conditions, there is a significant gap in the dialogue of trade unionism with youth.232 p.Silva, Waldeck Carneiro daMoraes, Viviane MerlimCarrano, Paulo César RodriguesRodrigues, Alexandre Manuel EstevesSantana, Gustavo Clayton AlvesAlmeida, Greyce Kelly Fernandes de2023-06-26T18:25:11Z2023-06-26T18:25:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Greyce Kelly Fernandes de. Centrais sindicais como educadores coletivos: CUT, UGT e CTB em busca do diálogo com a juventude trabalhadora. 2023. 232 f. 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