O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22545 |
Resumo: | Software Livre é um termo que indica o software que respeita a liberdade do usuário de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Mais do que um movimento técnico, o Software Livre é um movimento filosófico de grande impacto social na era da informação. Das comunidades de Software Livre mais ativas, o KDE atua internacionalmente desenvolvendo aplicações para as mais variadas finalidades, dentre elas podemos destacar o projeto KDE-Edu que desenvolve softwares livres para educação. Este trabalho realiza uma implementação para o entendimento do algoritmo Floyd-Warshall para caminhos mínimos no Rocs, uma IDE para ensino de grafos do projeto KDE-Edu. A partir da experiência de implementação dessa extensão, o texto pretende apresentar uma discussão sobre a consequência positiva que os softwares livres podem ter para a educação, tentando reverter o fato de que estes são ainda pouco utilizados uma vez que a educação ainda está baseada e orientada por suas raízes tradicionais |
id |
UFF-2_8524a82b5c076490c84f8a8492913f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22545 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica FreirianaSoftware LivreKDEKDE-EduArtíficePaulo FreireCiência da ComputaçãoSoftware livreEnsino gerenciado por computadorSoftware Livre é um termo que indica o software que respeita a liberdade do usuário de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Mais do que um movimento técnico, o Software Livre é um movimento filosófico de grande impacto social na era da informação. Das comunidades de Software Livre mais ativas, o KDE atua internacionalmente desenvolvendo aplicações para as mais variadas finalidades, dentre elas podemos destacar o projeto KDE-Edu que desenvolve softwares livres para educação. Este trabalho realiza uma implementação para o entendimento do algoritmo Floyd-Warshall para caminhos mínimos no Rocs, uma IDE para ensino de grafos do projeto KDE-Edu. A partir da experiência de implementação dessa extensão, o texto pretende apresentar uma discussão sobre a consequência positiva que os softwares livres podem ter para a educação, tentando reverter o fato de que estes são ainda pouco utilizados uma vez que a educação ainda está baseada e orientada por suas raízes tradicionaisFree Software is a term that indicates software that respects the user’s freedom to execute, copy, distribute, study, change and improve the software. More than a technical movement, Free Software is a philosophical movement of great social impact in the information age. KDE as one of the most active Free Software communities acts internationally developing applications for the most varied purposes, among which we can highlight the KDE-Edu project that develops free software for education. This work performs an implementation to understand the Floyd-Warshall algorithm for shortest paths in Rocs, an IDE for teaching graphs of the KDE-Edu project. From the experience of implementing this extension, the text intends to present a discussion about the positive consequence that free software can have on education, trying to reverse the fact that these are still not much used, since our education is still based and oriented for its traditional rootsCafezeiro, Isabel LeiteSeichas, Fávio luizFornazin, MarceloMagalhães, Karina Mochetti deAraujo, Thiago Ururay Fragoso2021-07-13T14:09:57Z2021-07-13T14:09:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Thiago Ururay Fragoso. O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22545http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T15:54:07Zoai:app.uff.br:1/22545Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:06.684656Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
title |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
spellingShingle |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana Araujo, Thiago Ururay Fragoso Software Livre KDE KDE-Edu Artífice Paulo Freire Ciência da Computação Software livre Ensino gerenciado por computador |
title_short |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
title_full |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
title_fullStr |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
title_full_unstemmed |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
title_sort |
O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana |
author |
Araujo, Thiago Ururay Fragoso |
author_facet |
Araujo, Thiago Ururay Fragoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cafezeiro, Isabel Leite Seichas, Fávio luiz Fornazin, Marcelo Magalhães, Karina Mochetti de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Thiago Ururay Fragoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software Livre KDE KDE-Edu Artífice Paulo Freire Ciência da Computação Software livre Ensino gerenciado por computador |
topic |
Software Livre KDE KDE-Edu Artífice Paulo Freire Ciência da Computação Software livre Ensino gerenciado por computador |
description |
Software Livre é um termo que indica o software que respeita a liberdade do usuário de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Mais do que um movimento técnico, o Software Livre é um movimento filosófico de grande impacto social na era da informação. Das comunidades de Software Livre mais ativas, o KDE atua internacionalmente desenvolvendo aplicações para as mais variadas finalidades, dentre elas podemos destacar o projeto KDE-Edu que desenvolve softwares livres para educação. Este trabalho realiza uma implementação para o entendimento do algoritmo Floyd-Warshall para caminhos mínimos no Rocs, uma IDE para ensino de grafos do projeto KDE-Edu. A partir da experiência de implementação dessa extensão, o texto pretende apresentar uma discussão sobre a consequência positiva que os softwares livres podem ter para a educação, tentando reverter o fato de que estes são ainda pouco utilizados uma vez que a educação ainda está baseada e orientada por suas raízes tradicionais |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-07-13T14:09:57Z 2021-07-13T14:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Thiago Ururay Fragoso. O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22545 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Thiago Ururay Fragoso. O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823598299512832 |