Uma sequência didática de raios cósmicos utilizando os três momentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Matheus de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34357
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática voltada para o ensino de raios cósmicos e como esse fenômeno tem grande relevância no campo da física e da astrofísica. O objetivo principal deste trabalho é proporcionar uma compreensão mais profunda a respeito da natureza, origem, das aplicações científicas e cotidianas dos raios cósmicos. A sequência didática foi elaborada utilizando os três momentos pedagógicos para construir suas atividades, priorizando a interação ativa dos estudantes e a construção do conhecimento de forma colaborativa. Inicialmente, o trabalho problematiza questões acerca dos raios cósmicos na vida cotidiana. Em seguida, ele contextualiza o tema, abordando desde os aspectos históricos da sua descoberta dentro da ciência e explorando conceitos fundamentais como ordem de grandeza, modelos atômicos, carga elétrica, após isso discute-se questões não usuais como a radiação Cherenkov e o funcionamento dos tanques detectores de raios cósmicos no Observatório Pierre Auger. Por fim os alunos são incentivados a elaborar apresentações diante de tudo que foi discutido.
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