O reflexo da construção histórico-social da democracia no princípio da gestão escolar democrática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Laís de Fátima Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30813
Resumo: A fim de esboçar a trajetória histórica da democracia até se chegar ao conceito de gestão democrática na esfera pública do ensino básico no Brasil, foi realizado um diálogo com referenciais teóricos pertinentes para a compreensão sobre o tema. Foi observado um quadro de retenções e disputas em meio a diferentes fases e apropriações da ideia de democracia e, com isso, foram evidenciadas as lutas políticas a favor da redemocratização após 21 anos de ditadura militar no país. O retorno gradual de práticas democráticas na sociedade e na educação gerou garantias de realização de uma gestão democrática por Lei, então conquistadas através da nova Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e dos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014. Apesar das garantias, vê-se uma distância muito grande entre a teoria e a prática de uma gestão democrática na escola, onde a comunidade deveria estar presente nas tomadas de decisões, descentralizando, assim, as relações de poder presentes na organização escolar.
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