A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Roberta Santana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530
Resumo: O trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária
id UFF-2_868de134d217093690cbeaeaf9628e62
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14530
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusivaFamília homoparentalDiversidadeEducação inclusivaDiversidadeGêneroFamíliaHomossexualidadeEducação inclusivaCampos dos Goytacazes (RJ)HomoparentalityHomoparental familyInclusive educationDiversityO trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitáriaThis study aims to study how Campos dos Goytacazes' public schools work with gender and sexual diversity in the community, focusing on homoparental families. It investigates knowing the plurality of family models and practices of social inclusion provided by school institutions with the aim of bringing the community and families closer to the daily life of the school. It studies the historical changes of family institutions influenced by the medical-hygienist policies, and how this reflected in the school experiences of homoparental families resulting in processes of exclusion. Current challenges encountered in school and family are discussed, thus triggering the debate on how to promote inclusive cultures, policies and practices for a democratic education that promotes diversity, providing the role of social transformation that education faces in the face of major social challenges, aiming at a more democratic and egalitarian schoolPérez, Beatriz CorsinoPérez, Beatriz CorsinoMachado, Bárbara BrederLeonardo, Roberta Santana2020-07-30T17:45:03Z2020-07-30T17:45:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T22:33:27Zoai:app.uff.br:1/14530Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:39.778125Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
title A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
spellingShingle A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
Leonardo, Roberta Santana
Família homoparental
Diversidade
Educação inclusiva
Diversidade
Gênero
Família
Homossexualidade
Educação inclusiva
Campos dos Goytacazes (RJ)
Homoparentality
Homoparental family
Inclusive education
Diversity
title_short A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
title_full A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
title_fullStr A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
title_full_unstemmed A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
title_sort A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
author Leonardo, Roberta Santana
author_facet Leonardo, Roberta Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez, Beatriz Corsino
Pérez, Beatriz Corsino
Machado, Bárbara Breder
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo, Roberta Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Família homoparental
Diversidade
Educação inclusiva
Diversidade
Gênero
Família
Homossexualidade
Educação inclusiva
Campos dos Goytacazes (RJ)
Homoparentality
Homoparental family
Inclusive education
Diversity
topic Família homoparental
Diversidade
Educação inclusiva
Diversidade
Gênero
Família
Homossexualidade
Educação inclusiva
Campos dos Goytacazes (RJ)
Homoparentality
Homoparental family
Inclusive education
Diversity
description O trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-07-30T17:45:03Z
2020-07-30T17:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530
Aluno de Graduação
identifier_str_mv LEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823710160551936