A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530 |
Resumo: | O trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária |
id |
UFF-2_868de134d217093690cbeaeaf9628e62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14530 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusivaFamília homoparentalDiversidadeEducação inclusivaDiversidadeGêneroFamíliaHomossexualidadeEducação inclusivaCampos dos Goytacazes (RJ)HomoparentalityHomoparental familyInclusive educationDiversityO trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitáriaThis study aims to study how Campos dos Goytacazes' public schools work with gender and sexual diversity in the community, focusing on homoparental families. It investigates knowing the plurality of family models and practices of social inclusion provided by school institutions with the aim of bringing the community and families closer to the daily life of the school. It studies the historical changes of family institutions influenced by the medical-hygienist policies, and how this reflected in the school experiences of homoparental families resulting in processes of exclusion. Current challenges encountered in school and family are discussed, thus triggering the debate on how to promote inclusive cultures, policies and practices for a democratic education that promotes diversity, providing the role of social transformation that education faces in the face of major social challenges, aiming at a more democratic and egalitarian schoolPérez, Beatriz CorsinoPérez, Beatriz CorsinoMachado, Bárbara BrederLeonardo, Roberta Santana2020-07-30T17:45:03Z2020-07-30T17:45:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T22:33:27Zoai:app.uff.br:1/14530Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:39.778125Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
title |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
spellingShingle |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva Leonardo, Roberta Santana Família homoparental Diversidade Educação inclusiva Diversidade Gênero Família Homossexualidade Educação inclusiva Campos dos Goytacazes (RJ) Homoparentality Homoparental family Inclusive education Diversity |
title_short |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
title_full |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
title_fullStr |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
title_full_unstemmed |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
title_sort |
A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva |
author |
Leonardo, Roberta Santana |
author_facet |
Leonardo, Roberta Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pérez, Beatriz Corsino Pérez, Beatriz Corsino Machado, Bárbara Breder |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardo, Roberta Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família homoparental Diversidade Educação inclusiva Diversidade Gênero Família Homossexualidade Educação inclusiva Campos dos Goytacazes (RJ) Homoparentality Homoparental family Inclusive education Diversity |
topic |
Família homoparental Diversidade Educação inclusiva Diversidade Gênero Família Homossexualidade Educação inclusiva Campos dos Goytacazes (RJ) Homoparentality Homoparental family Inclusive education Diversity |
description |
O trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-07-30T17:45:03Z 2020-07-30T17:45:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
LEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823710160551936 |