Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Neto, Antônio Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14689
Resumo: O presente trabalho de pesquisa utiliza a memória de docentes e discentes, expressa em narrativas orais registradas por gravadores, transcritas, ou seja, a geração da autobiografia conforme nos recomenda Jovchelovitch e Bauer (2008), como forma de trabalhar as memórias para fomentar um diálogo em torno das vivências e significações trazidas pelos sujeitos dessa pesquisa em volta do currículo do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que tem como estrutura integradora as Oficinas de Trabalho Interdisciplinares. As narrativas foram conduzidas ao diálogo com as minhas narrativas, com a percepção da cultura positivista a partir da leitura de obras de Comte e de autores que o interpretaram e discutiram a influência do positivismo no sistema de ensino do Brasil, com a percepção suscitada do currículo pela leitura da obra de Sacristán e o estudo de diversos currículos de cursos de Engenharia Ambiental e/ou Sanitária, com a percepção de valores educacionais necessários a formação de discentes e docentes suscitada pelo diálogo com a obra de Morin. Os achados dessa discussão nos permitiu ter uma percepção mais abrangente sobre os processos de ensino/aprendizado no âmbito de um curso de graduação de bacharelado, compreender as características de um modelo de ensino essencialmente positivista, as características das suas etapas formativas do sentido do conhecimento mais abstrato e geral para o conhecimento mais aplicado no campo de atuação profissional, os significados desse ordenamento sobretudo no pensar a educação e viver dos/as estudantes e no reflexo desse viver também na atuação dos/as docentes, fazendo uma comparação desses significados aos aprendizados contextualizados, ou seja, com atividades que buscam o fomento ao diálogo sobre um contexto de vida, assim como ela se apresenta, dinâmica, caótica, integrada, multidimensional, aspectos fundamentais a serem compreendidos na estratégia educacional das oficinas de trabalho interdisciplinares. A principal contribuição dessa tese é compreender um curso tradicionalmente positivista diante de um desafio para suscitar valores formativos mais comprometidos com perspectiva de aprendizado inter e transdisciplinares
id UFF-2_87721413c5f6af41e4141ba3d867cd53
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14689
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinarCurrículoEngenharia ambiental e sanitáriaPositivismoPensamento complexoInterdisciplinaridadeMemóriasNarrativa pessoalCurrículoEngenharia ambientalEnsino superiorPositivismoAutobiografiaCurriculumEnvironmental and sanitary engineeringPositivismComplex thinkingInterdisciplinarityO presente trabalho de pesquisa utiliza a memória de docentes e discentes, expressa em narrativas orais registradas por gravadores, transcritas, ou seja, a geração da autobiografia conforme nos recomenda Jovchelovitch e Bauer (2008), como forma de trabalhar as memórias para fomentar um diálogo em torno das vivências e significações trazidas pelos sujeitos dessa pesquisa em volta do currículo do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que tem como estrutura integradora as Oficinas de Trabalho Interdisciplinares. As narrativas foram conduzidas ao diálogo com as minhas narrativas, com a percepção da cultura positivista a partir da leitura de obras de Comte e de autores que o interpretaram e discutiram a influência do positivismo no sistema de ensino do Brasil, com a percepção suscitada do currículo pela leitura da obra de Sacristán e o estudo de diversos currículos de cursos de Engenharia Ambiental e/ou Sanitária, com a percepção de valores educacionais necessários a formação de discentes e docentes suscitada pelo diálogo com a obra de Morin. Os achados dessa discussão nos permitiu ter uma percepção mais abrangente sobre os processos de ensino/aprendizado no âmbito de um curso de graduação de bacharelado, compreender as características de um modelo de ensino essencialmente positivista, as características das suas etapas formativas do sentido do conhecimento mais abstrato e geral para o conhecimento mais aplicado no campo de atuação profissional, os significados desse ordenamento sobretudo no pensar a educação e viver dos/as estudantes e no reflexo desse viver também na atuação dos/as docentes, fazendo uma comparação desses significados aos aprendizados contextualizados, ou seja, com atividades que buscam o fomento ao diálogo sobre um contexto de vida, assim como ela se apresenta, dinâmica, caótica, integrada, multidimensional, aspectos fundamentais a serem compreendidos na estratégia educacional das oficinas de trabalho interdisciplinares. A principal contribuição dessa tese é compreender um curso tradicionalmente positivista diante de um desafio para suscitar valores formativos mais comprometidos com perspectiva de aprendizado inter e transdisciplinaresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research work uses the memory of teachers and students, expressed in oral narratives recorded by recorders, transcribed, that is, the generation of autobiography as recommended by Jovchelovitch and Bauer (2008), as a way of working memories to foster a dialogue. around the experiences and meanings brought by the subjects of this research around the curriculum of the Environmental and Sanitary Engineering course that has as its integrating structure the Interdisciplinary Workshops. The narratives were led to dialogue with my narratives, with the perception of the positivist culture from the reading of works by Comte and authors who interpreted it and discussed the influence of positivism in the Brazilian education system, with the perception raised from the curriculum. by reading the work of Sacristán and the study of various curricula of courses in Environmental and / or Sanitary Engineering, with the perception of educational values necessary for the formation of students and teachers raised by the dialogue with the work of Morin. The findings of this discussion allowed us to have a broader insight into the teaching / learning processes within a bachelor's degree course, to understand the characteristics of an essentially positivist teaching model, the characteristics of its formative stages of the meaning of knowledge more. abstract and general for the knowledge most applied in the field of professional practice, the meanings of this order especially in thinking the education and living of students and the reflection of this living also in the performance of teachers, making a comparison of these meanings to the contextualized learning In other words, with activities that seek to foster dialogue about a life context, as it presents itself, dynamic, chaotic, integrated, multidimensional, fundamental aspects to be understood in the educational strategy of interdisciplinary workshops. The main contribution of this thesis is to understand a traditionally positivist course facing a challenge to raise formative values more committed to the perspective of inter and transdisciplinary learning290 f.Henriques, Eda Maria de OliveiraAndrade, Emmanuel Paiva deNascimento, Ilma. Vieira doVasconcellos, MónicaGaspareto, Vânia MedeirosSouza, Lúcia Helena Pralon deDias Neto, Antônio Alves2020-08-19T18:43:54Z2020-08-19T18:43:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS NETO, Antônio Alves. Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar. 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14689http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T17:52:38Zoai:app.uff.br:1/14689Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:22.710112Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
title Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
spellingShingle Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
Dias Neto, Antônio Alves
Currículo
Engenharia ambiental e sanitária
Positivismo
Pensamento complexo
Interdisciplinaridade
Memórias
Narrativa pessoal
Currículo
Engenharia ambiental
Ensino superior
Positivismo
Autobiografia
Curriculum
Environmental and sanitary engineering
Positivism
Complex thinking
Interdisciplinarity
title_short Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
title_full Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
title_fullStr Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
title_full_unstemmed Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
title_sort Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
author Dias Neto, Antônio Alves
author_facet Dias Neto, Antônio Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
Andrade, Emmanuel Paiva de
Nascimento, Ilma. Vieira do
Vasconcellos, Mónica
Gaspareto, Vânia Medeiros
Souza, Lúcia Helena Pralon de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Neto, Antônio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Engenharia ambiental e sanitária
Positivismo
Pensamento complexo
Interdisciplinaridade
Memórias
Narrativa pessoal
Currículo
Engenharia ambiental
Ensino superior
Positivismo
Autobiografia
Curriculum
Environmental and sanitary engineering
Positivism
Complex thinking
Interdisciplinarity
topic Currículo
Engenharia ambiental e sanitária
Positivismo
Pensamento complexo
Interdisciplinaridade
Memórias
Narrativa pessoal
Currículo
Engenharia ambiental
Ensino superior
Positivismo
Autobiografia
Curriculum
Environmental and sanitary engineering
Positivism
Complex thinking
Interdisciplinarity
description O presente trabalho de pesquisa utiliza a memória de docentes e discentes, expressa em narrativas orais registradas por gravadores, transcritas, ou seja, a geração da autobiografia conforme nos recomenda Jovchelovitch e Bauer (2008), como forma de trabalhar as memórias para fomentar um diálogo em torno das vivências e significações trazidas pelos sujeitos dessa pesquisa em volta do currículo do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que tem como estrutura integradora as Oficinas de Trabalho Interdisciplinares. As narrativas foram conduzidas ao diálogo com as minhas narrativas, com a percepção da cultura positivista a partir da leitura de obras de Comte e de autores que o interpretaram e discutiram a influência do positivismo no sistema de ensino do Brasil, com a percepção suscitada do currículo pela leitura da obra de Sacristán e o estudo de diversos currículos de cursos de Engenharia Ambiental e/ou Sanitária, com a percepção de valores educacionais necessários a formação de discentes e docentes suscitada pelo diálogo com a obra de Morin. Os achados dessa discussão nos permitiu ter uma percepção mais abrangente sobre os processos de ensino/aprendizado no âmbito de um curso de graduação de bacharelado, compreender as características de um modelo de ensino essencialmente positivista, as características das suas etapas formativas do sentido do conhecimento mais abstrato e geral para o conhecimento mais aplicado no campo de atuação profissional, os significados desse ordenamento sobretudo no pensar a educação e viver dos/as estudantes e no reflexo desse viver também na atuação dos/as docentes, fazendo uma comparação desses significados aos aprendizados contextualizados, ou seja, com atividades que buscam o fomento ao diálogo sobre um contexto de vida, assim como ela se apresenta, dinâmica, caótica, integrada, multidimensional, aspectos fundamentais a serem compreendidos na estratégia educacional das oficinas de trabalho interdisciplinares. A principal contribuição dessa tese é compreender um curso tradicionalmente positivista diante de um desafio para suscitar valores formativos mais comprometidos com perspectiva de aprendizado inter e transdisciplinares
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-19T18:43:54Z
2020-08-19T18:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS NETO, Antônio Alves. Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar. 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14689
identifier_str_mv DIAS NETO, Antônio Alves. Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar. 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690290036736