Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12995 |
Resumo: | A publicidade, enquanto ferramenta, serviu durante décadas ao mercado na criação e manutenção de um ambiente favorável a um consumo voraz, com consumidores ávidos por adquirir produtos e serviços. A publicidade social, entretanto, toma para si as ferramentas hegemônicas da publicidade e as utiliza para um novo fim, contra-hegemônico, que, pautado na criação do vínculo e no engajamento, é capaz de mobilizar a sociedade civil em prol de resoluções de causas comuns. É sobre o conceito de publicidade social, na perspectiva do Laccops, que se fundamenta esta pesquisa. O objeto analisado foi a campanha #TodosContraTB, coordenada pela organização Médicos Sem Fronteiras, que visava colher assinaturas através de uma petição online para pressionar os ministros da saúde dos países que ainda sofrem com alto índice de tuberculose na atualidade a tomarem medidas efetivas no combate à doença em seus países. Por se tratar de uma campanha realizada, especialmente, através de canais digitais, #TodosContraTB foi a base para que se refletisse sobre as possibilidades da publicidade social através das redes digitais e se questionasse, até que ponto é possível que se realizem ações contra-hegemônicas em um cenário modulado por ferramentas hegemônicas. Para, a partir daí, analisar se a campanha se enquadra no conceito de publicidade social, assim como, ela própria, contribui para sua complementação. |
id |
UFF-2_888e5c70922bfd7d6271635129ee5eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12995 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redesPublicidade socialMSF#TodosContraTBEngajamentoMobilizaçãoTuberculosePublicidadeRede SocialMobilização popularA publicidade, enquanto ferramenta, serviu durante décadas ao mercado na criação e manutenção de um ambiente favorável a um consumo voraz, com consumidores ávidos por adquirir produtos e serviços. A publicidade social, entretanto, toma para si as ferramentas hegemônicas da publicidade e as utiliza para um novo fim, contra-hegemônico, que, pautado na criação do vínculo e no engajamento, é capaz de mobilizar a sociedade civil em prol de resoluções de causas comuns. É sobre o conceito de publicidade social, na perspectiva do Laccops, que se fundamenta esta pesquisa. O objeto analisado foi a campanha #TodosContraTB, coordenada pela organização Médicos Sem Fronteiras, que visava colher assinaturas através de uma petição online para pressionar os ministros da saúde dos países que ainda sofrem com alto índice de tuberculose na atualidade a tomarem medidas efetivas no combate à doença em seus países. Por se tratar de uma campanha realizada, especialmente, através de canais digitais, #TodosContraTB foi a base para que se refletisse sobre as possibilidades da publicidade social através das redes digitais e se questionasse, até que ponto é possível que se realizem ações contra-hegemônicas em um cenário modulado por ferramentas hegemônicas. Para, a partir daí, analisar se a campanha se enquadra no conceito de publicidade social, assim como, ela própria, contribui para sua complementação.184fSaldanha, Patrícia GonçalvesTavares Júnior, Frederico AugustoMalerba, João Paulo CarreraBastos, Pablo Nabarretehttp://lattes.cnpq.br/9148162806142710Souza, Gabriel Faza Guedes de2019-03-04T13:35:16Z2019-03-04T13:35:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12995Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:30Zoai:app.uff.br:1/12995Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:41.426741Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
title |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
spellingShingle |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes Souza, Gabriel Faza Guedes de Publicidade social MSF #TodosContraTB Engajamento Mobilização Tuberculose Publicidade Rede Social Mobilização popular |
title_short |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
title_full |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
title_fullStr |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
title_full_unstemmed |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
title_sort |
Fronteiras da publicidade social: #TodosContraTB e os desafios da mobilização social pelas redes |
author |
Souza, Gabriel Faza Guedes de |
author_facet |
Souza, Gabriel Faza Guedes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saldanha, Patrícia Gonçalves Tavares Júnior, Frederico Augusto Malerba, João Paulo Carrera Bastos, Pablo Nabarrete http://lattes.cnpq.br/9148162806142710 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gabriel Faza Guedes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade social MSF #TodosContraTB Engajamento Mobilização Tuberculose Publicidade Rede Social Mobilização popular |
topic |
Publicidade social MSF #TodosContraTB Engajamento Mobilização Tuberculose Publicidade Rede Social Mobilização popular |
description |
A publicidade, enquanto ferramenta, serviu durante décadas ao mercado na criação e manutenção de um ambiente favorável a um consumo voraz, com consumidores ávidos por adquirir produtos e serviços. A publicidade social, entretanto, toma para si as ferramentas hegemônicas da publicidade e as utiliza para um novo fim, contra-hegemônico, que, pautado na criação do vínculo e no engajamento, é capaz de mobilizar a sociedade civil em prol de resoluções de causas comuns. É sobre o conceito de publicidade social, na perspectiva do Laccops, que se fundamenta esta pesquisa. O objeto analisado foi a campanha #TodosContraTB, coordenada pela organização Médicos Sem Fronteiras, que visava colher assinaturas através de uma petição online para pressionar os ministros da saúde dos países que ainda sofrem com alto índice de tuberculose na atualidade a tomarem medidas efetivas no combate à doença em seus países. Por se tratar de uma campanha realizada, especialmente, através de canais digitais, #TodosContraTB foi a base para que se refletisse sobre as possibilidades da publicidade social através das redes digitais e se questionasse, até que ponto é possível que se realizem ações contra-hegemônicas em um cenário modulado por ferramentas hegemônicas. Para, a partir daí, analisar se a campanha se enquadra no conceito de publicidade social, assim como, ela própria, contribui para sua complementação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-04T13:35:16Z 2019-03-04T13:35:16Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12995 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12995 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823657822978048 |