Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria das Graças Reis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13641
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a proposta pedagógica de ensino musical, através das aulas de canto orfeônico, apresentada por Heitor Villa-Lobos nos anos trinta e implantada nas escolas primárias e secundárias, inicialmente do Distrito Federal e, depois para todo o país, durante o Estado Novo. Ao apontar suas articulações sociais, buscar-se-á esclarecer como e por que essa proposta pode mobilizar não só o Estado e políticos de diferentes tendências, como também, numerosos professores, alunos e um extenso público. Buscar-se-á também uma reflexão sobre a linguagem musical desenvolvida pelo maestro que, ao mesclar elementos da música erudita com a música popular, buscando uma musicalidade nacional, deixou transparecer suas posições políticas e revelou uma nova forma de retratar o Brasil. Villa-Lobos acreditava no caráter socializador da música e que a prática escolar desse ensino, no seu dia a dia, contribuiria para a construção de um ambiente de solidariedade e de consciência coletiva, importantes para a convivência em grupo. Ao reconhecer no “movimento renovador” de 1930 a chance de realização de um programa de educação musical popular, cuja base mais importante estaria no canto coletivo como meio de uma educação estética, social e artística, instrumento de promoção de novos hábitos de disciplina, de civismo entre crianças e jovens escolares, o canto orfeônico veio a ocupar um espaço importante dentro dessa proposta política, ao viabilizar uma pedagogia de mobilização, através da música, como um dos caminhos possíveis para se alcançar a harmonia social. Portanto, considerar a música enquanto um espaço de luta, resultado de um processo histórico significa, sobretudo, vê-la como um campo onde diversos discursos, aspirações, sentimentos e crenças se entrelaçaram. Nesta perspectiva, a música e a política se encontraram.
id UFF-2_88e70e07ca26e4a6e11c21e41f993812
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13641
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novoEstadoNacionalismoVilla-LobosEnsino MusicalMúsicaPolíticaNacionalismo - aspecto históricoEnsino musicalEstadoVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959StateNationalismMusical TeachingMusicPolicyEsta pesquisa tem como tema a proposta pedagógica de ensino musical, através das aulas de canto orfeônico, apresentada por Heitor Villa-Lobos nos anos trinta e implantada nas escolas primárias e secundárias, inicialmente do Distrito Federal e, depois para todo o país, durante o Estado Novo. Ao apontar suas articulações sociais, buscar-se-á esclarecer como e por que essa proposta pode mobilizar não só o Estado e políticos de diferentes tendências, como também, numerosos professores, alunos e um extenso público. Buscar-se-á também uma reflexão sobre a linguagem musical desenvolvida pelo maestro que, ao mesclar elementos da música erudita com a música popular, buscando uma musicalidade nacional, deixou transparecer suas posições políticas e revelou uma nova forma de retratar o Brasil. Villa-Lobos acreditava no caráter socializador da música e que a prática escolar desse ensino, no seu dia a dia, contribuiria para a construção de um ambiente de solidariedade e de consciência coletiva, importantes para a convivência em grupo. Ao reconhecer no “movimento renovador” de 1930 a chance de realização de um programa de educação musical popular, cuja base mais importante estaria no canto coletivo como meio de uma educação estética, social e artística, instrumento de promoção de novos hábitos de disciplina, de civismo entre crianças e jovens escolares, o canto orfeônico veio a ocupar um espaço importante dentro dessa proposta política, ao viabilizar uma pedagogia de mobilização, através da música, como um dos caminhos possíveis para se alcançar a harmonia social. Portanto, considerar a música enquanto um espaço de luta, resultado de um processo histórico significa, sobretudo, vê-la como um campo onde diversos discursos, aspirações, sentimentos e crenças se entrelaçaram. Nesta perspectiva, a música e a política se encontraram.The theme of this research is the pedagogical proposal of musical education, through the orpheonic singing classes, presented by Heitor Villa-Lobos during the thirties and implanted in primary and secondary education, initially of the Federal District and, later, throughout the country, during the New State. In pointing out its social articulations, it will be sought to clarify how and why this proposal can mobilize not only the State and politicians of different tendencies, but also numerous teachers, students and an extensive public. We will also be sought a reflection on the musical language developed by the maestro who sought a national musicality, from the mixture of erudite music elements with popular music, he made clear their political positions and revealed a new way of portraying Brazil. Villa-Lobos believed in the socializing character of music and that the school practice of this teaching, in its daily life, would contribute to the construction of an environment of solidarity and collective consciousness, important for group living together. By recognizing in the 1930's the "renewal movement" the chance to realize a popular music education program, whose most important basis would be in collective singing as a means of aesthetic, social and artistic education, an instrument to promote new habits of discipline, civility among schoolchildren and youngsters, the orpheonic singing came to occupy an important space within this political proposal, making viable a pedagogy of mobilization, through music, as one of the possible ways to achieve social harmony. Therefore, to consider music as a space of struggle, derived from the result of a historical process means, above all, to see it as a field where several discourses, aspirations, feelings and beliefs have become interweaved. From this perspective, the music and the politics met.623fNiteróiNeves, Guilherme Paulo Castagnoli Pereira dasPereira, Avelino Romero SimõesMartins, Ismenia de LimaSouza, Jusamara VieiraBarros, Orlando deGonçalves, Maria das Graças Reis2020-05-08T15:44:17Z2020-05-08T15:44:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13641Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-11T17:09:28Zoai:app.uff.br:1/13641Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-11T17:09:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
title Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
spellingShingle Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
Gonçalves, Maria das Graças Reis
Estado
Nacionalismo
Villa-Lobos
Ensino Musical
Música
Política
Nacionalismo - aspecto histórico
Ensino musical
Estado
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
State
Nationalism
Musical Teaching
Music
Policy
title_short Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
title_full Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
title_fullStr Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
title_full_unstemmed Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
title_sort Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo
author Gonçalves, Maria das Graças Reis
author_facet Gonçalves, Maria das Graças Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das
Pereira, Avelino Romero Simões
Martins, Ismenia de Lima
Souza, Jusamara Vieira
Barros, Orlando de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria das Graças Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
Nacionalismo
Villa-Lobos
Ensino Musical
Música
Política
Nacionalismo - aspecto histórico
Ensino musical
Estado
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
State
Nationalism
Musical Teaching
Music
Policy
topic Estado
Nacionalismo
Villa-Lobos
Ensino Musical
Música
Política
Nacionalismo - aspecto histórico
Ensino musical
Estado
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
State
Nationalism
Musical Teaching
Music
Policy
description Esta pesquisa tem como tema a proposta pedagógica de ensino musical, através das aulas de canto orfeônico, apresentada por Heitor Villa-Lobos nos anos trinta e implantada nas escolas primárias e secundárias, inicialmente do Distrito Federal e, depois para todo o país, durante o Estado Novo. Ao apontar suas articulações sociais, buscar-se-á esclarecer como e por que essa proposta pode mobilizar não só o Estado e políticos de diferentes tendências, como também, numerosos professores, alunos e um extenso público. Buscar-se-á também uma reflexão sobre a linguagem musical desenvolvida pelo maestro que, ao mesclar elementos da música erudita com a música popular, buscando uma musicalidade nacional, deixou transparecer suas posições políticas e revelou uma nova forma de retratar o Brasil. Villa-Lobos acreditava no caráter socializador da música e que a prática escolar desse ensino, no seu dia a dia, contribuiria para a construção de um ambiente de solidariedade e de consciência coletiva, importantes para a convivência em grupo. Ao reconhecer no “movimento renovador” de 1930 a chance de realização de um programa de educação musical popular, cuja base mais importante estaria no canto coletivo como meio de uma educação estética, social e artística, instrumento de promoção de novos hábitos de disciplina, de civismo entre crianças e jovens escolares, o canto orfeônico veio a ocupar um espaço importante dentro dessa proposta política, ao viabilizar uma pedagogia de mobilização, através da música, como um dos caminhos possíveis para se alcançar a harmonia social. Portanto, considerar a música enquanto um espaço de luta, resultado de um processo histórico significa, sobretudo, vê-la como um campo onde diversos discursos, aspirações, sentimentos e crenças se entrelaçaram. Nesta perspectiva, a música e a política se encontraram.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-05-08T15:44:17Z
2020-05-08T15:44:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13641
Aluno de doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13641
identifier_str_mv Aluno de doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135246858092544