Saberes marginalizados e a escrita de outros amanhãs: emancipação e não-vidência em produções artístico-literárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25241 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender a construção da noção de deficiência em seus aspectos estruturais e históricos, o processo de apagamento da produção e legitimidade do conhecimento não-vidente. Atentou-se para a ineficácia do modelo social, atualmente incorporado nas instituições estatais, em atualizar uma verdadeira inclusão dos saberes e vivências desabilitistas em nossa sociedade para além de uma adaptação estéril que ignore suas potências. Discuto aqui o espetáculo Desassossego em Branco, a instalação The Invisible Exhibition e a literatura de Jorge Luis Borges, além de locutores vários presentes na pesquisa. Tais produções e projetos, elaborados por pessoas não-videntes, voltam-se para a produção de suas próprias narrativas e combate a este processo de assujeitamento, resistindo às dinâmicas capacitistas nas práticas diárias e relações institucionais. Suas atualizações de uma epistemologia não-vidente tanto irradiam uma retomada emancipatória de conhecimentos legítimos quanto denunciam o processo de naturalização da vidência compulsória e corporalidade hegemônica ocidental moderna. Intento, via registro antropológico de tal movimento, difundir as literaturas menores sendo produzidas para além da matriz patológica e paternalista a discursar sobre a diversidade corporal, habilitando a experiência da deficiência e escrevendo seus próprios amanhãs. |
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Saberes marginalizados e a escrita de outros amanhãs: emancipação e não-vidência em produções artístico-literáriasAntropologia do CorpoNão-vidênciaAntropologia da ArtePerformanceEpistemologiaAntropologia do CorpoAntropologia da ArteEpistemologiaAnthropology of the BodySightlessnessAnthropology of ArtPerformanceEpistemologyEsta pesquisa buscou compreender a construção da noção de deficiência em seus aspectos estruturais e históricos, o processo de apagamento da produção e legitimidade do conhecimento não-vidente. Atentou-se para a ineficácia do modelo social, atualmente incorporado nas instituições estatais, em atualizar uma verdadeira inclusão dos saberes e vivências desabilitistas em nossa sociedade para além de uma adaptação estéril que ignore suas potências. Discuto aqui o espetáculo Desassossego em Branco, a instalação The Invisible Exhibition e a literatura de Jorge Luis Borges, além de locutores vários presentes na pesquisa. Tais produções e projetos, elaborados por pessoas não-videntes, voltam-se para a produção de suas próprias narrativas e combate a este processo de assujeitamento, resistindo às dinâmicas capacitistas nas práticas diárias e relações institucionais. Suas atualizações de uma epistemologia não-vidente tanto irradiam uma retomada emancipatória de conhecimentos legítimos quanto denunciam o processo de naturalização da vidência compulsória e corporalidade hegemônica ocidental moderna. Intento, via registro antropológico de tal movimento, difundir as literaturas menores sendo produzidas para além da matriz patológica e paternalista a discursar sobre a diversidade corporal, habilitando a experiência da deficiência e escrevendo seus próprios amanhãs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research sought to understand the construction of the notion of disability in its historical and structural aspects, the process of erasure of the production and legitimacy of a sightless knowledge. The ineffectiveness of the social model was tackled, contemporarily incorporated in state institutions, and his difficulty in updating a real inclusion of disabled knowledge and livelihoods beyond a sterile adaptation of their potencies. I will discuss here the spectacle Desassossego em Branco, the installation The Invisible Exhibition and the literature of Jorge Luis Borges, alongside various actors’ interviews on this research. Such productions and projects, created by sightless people, focus on the production of their own narratives and fighting this process of domination, resisting ableist dynamics in practical life and institutional relations. Their updating of a sightless epistemology irradiates an emancipatory reclaiming of legitimate knowledges and denounce the process of naturalization of a compulsory sightedness and modern western hegemonic corporality. I attempt here, via anthropological registry of such movements, diffuse the minor literatures being produced beyond a pathological and paternalistic matrix speaking in behalf of corporal diversity, enabling disabled experiences and writing their own tomorrows.196 p.Mattos, Luiz FernandoSilva, Edilson Márcio AlmeidaBarbosa, Antonio Carlos RafaelBenítez, Maria Elvira DiazVon der Weid, OlíviaMoreira, Felipe2022-06-15T13:28:28Z2022-06-15T13:28:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOREIRA, Felipe. Saberes marginalizados e a escrita de outros amanhãs: emancipação e não-vidência em produções artístico-literárias. 2018. 196 f. Tese. (Doutorado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25241CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T13:28:32Zoai:app.uff.br:1/25241Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-15T13:28:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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