Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212 |
Resumo: | A educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada |
id |
UFF-2_8b04f9397b0ccea3edc897de65a5a1e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6212 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visualMaquetes táteisEnsino inclusivoEnsino de físicaFísicaMaquetes táteisEnsino inclusivoEnsino de físicaFísicaTactile mockupsInclusive teachingTeaching of physicsPhysicsA educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmadaThe inclusive education is a subject that still has to be discussed a lot in Brazil and in the rest of the world, because it is through it that we will manage to guarantee everyone equal access to education. This monography performs analysis of articles and works to discuss the current situation of inclusive education in the country, its challenges and methods to teach Physics to the visually impaired. Among these methods, we focused in the use of tactile mockups and, for that, we created a guide of their assemblance, where one finds instructions of how to build them. We also showed some examples of tactile mockups used for the teaching of Physics to the visually impaired and explained how they were built and in what contexts they could be used. The tactile mockups were tested by volunteers to assure that they indeed workPlanas, Susana AliciaMansur, Newton Luiz PiresCarneiro, Lindolff ThadeuMartins, Daianne Quintanilha2018-04-11T19:12:49Z2018-04-11T19:12:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMartins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T18:27:02Zoai:app.uff.br:1/6212Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:42.027794Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual Martins, Daianne Quintanilha Maquetes táteis Ensino inclusivo Ensino de física Física Maquetes táteis Ensino inclusivo Ensino de física Física Tactile mockups Inclusive teaching Teaching of physics Physics |
title_short |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_full |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual |
author |
Martins, Daianne Quintanilha |
author_facet |
Martins, Daianne Quintanilha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Planas, Susana Alicia Mansur, Newton Luiz Pires Carneiro, Lindolff Thadeu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Daianne Quintanilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maquetes táteis Ensino inclusivo Ensino de física Física Maquetes táteis Ensino inclusivo Ensino de física Física Tactile mockups Inclusive teaching Teaching of physics Physics |
topic |
Maquetes táteis Ensino inclusivo Ensino de física Física Maquetes táteis Ensino inclusivo Ensino de física Física Tactile mockups Inclusive teaching Teaching of physics Physics |
description |
A educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-11T19:12:49Z 2018-04-11T19:12:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Martins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212 |
identifier_str_mv |
Martins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823575593648128 |