Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daianne Quintanilha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212
Resumo: A educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada
id UFF-2_8b04f9397b0ccea3edc897de65a5a1e1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6212
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visualMaquetes táteisEnsino inclusivoEnsino de físicaFísicaMaquetes táteisEnsino inclusivoEnsino de físicaFísicaTactile mockupsInclusive teachingTeaching of physicsPhysicsA educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmadaThe inclusive education is a subject that still has to be discussed a lot in Brazil and in the rest of the world, because it is through it that we will manage to guarantee everyone equal access to education. This monography performs analysis of articles and works to discuss the current situation of inclusive education in the country, its challenges and methods to teach Physics to the visually impaired. Among these methods, we focused in the use of tactile mockups and, for that, we created a guide of their assemblance, where one finds instructions of how to build them. We also showed some examples of tactile mockups used for the teaching of Physics to the visually impaired and explained how they were built and in what contexts they could be used. The tactile mockups were tested by volunteers to assure that they indeed workPlanas, Susana AliciaMansur, Newton Luiz PiresCarneiro, Lindolff ThadeuMartins, Daianne Quintanilha2018-04-11T19:12:49Z2018-04-11T19:12:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMartins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T18:27:02Zoai:app.uff.br:1/6212Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:42.027794Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
title Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
spellingShingle Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
Martins, Daianne Quintanilha
Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Tactile mockups
Inclusive teaching
Teaching of physics
Physics
title_short Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_full Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_fullStr Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_sort Guia de montagem de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual
author Martins, Daianne Quintanilha
author_facet Martins, Daianne Quintanilha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Planas, Susana Alicia
Mansur, Newton Luiz Pires
Carneiro, Lindolff Thadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daianne Quintanilha
dc.subject.por.fl_str_mv Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Tactile mockups
Inclusive teaching
Teaching of physics
Physics
topic Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Maquetes táteis
Ensino inclusivo
Ensino de física
Física
Tactile mockups
Inclusive teaching
Teaching of physics
Physics
description A educação inclusiva é um tema que ainda precisa muito ser debatido, seja no Brasil, seja no mundo, pois é através dela que conseguiremos garantir o direito à educação para todos de forma igualitária. Esta monografia utiliza de análises bibliográficas de artigos e trabalhos para discutir a situação atual da educação inclusiva no país, seus desafios e métodos de ensino de Física para pessoas com deficiência visual. Dentre esses métodos, demos um enfoque no uso de maquetes táteis e, para isso, criamos um guia de montagem das mesmas, onde encontra-se sugestões de como produzi-las. Também mostramos alguns exemplos de maquetes táteis utilizadas para o ensino de Física para pessoas com deficiência visual e explicamos como elas foram feitas e em que contextos podem ser usadas. As maquetes táteis foram testadas por voluntários para que sua eficiência fosse confirmada
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-11T19:12:49Z
2018-04-11T19:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Martins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212
identifier_str_mv Martins, Daianne Quintanilha. Guia de montagens de maquetes táteis para o auxílio do ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823575593648128