Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerril, Manacés dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478
Resumo: Identificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada.
id UFF-2_8bad20b7e9e3fa9fe21d6476f4dedb86
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32624
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratórioTeaching the Nursing Process according to YouTube videos: a descriptive-exploratory studyNursing ProcessNursingTeachingWebcastsAudiovisual resourcesProcesso de EnfermagemEnfermagemEnsinoWebcastsRecursos audiovisuaisIdentificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada.SimTo identify YouTube videos on the Nursing Process as a teaching theme in the national context. Method: A descriptive-exploratory and quanti-qualitative study, carried out with YouTube videos in November 2019, in which the main data identified were posting date and total views, author, video category, participant and content. Results: Among the 23 videos in the final sample, videos were identified in the period from 2016 to 2019, with predominance of the year 2018 (10; 43.9%), nursing professionals (17; 65.3%) as participants, and definition of the Nursing Process (12, 27.2%) as the content addressed. Discussion: Ease of access, existence of video sharing websites, the importance of the Nursing Process, and the development of partnerships between teaching and health organizations enhance the construction of audiovisual tools. Conclusion: The videos explain the concept of the Nursing Process and its stages and display the content through dialogical exposition.OBJNN/A2024-03-06T17:35:50Z2024-03-06T17:35:50Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlapplication/pdfapplication/epub+zipBEZERRIL, M. dos S. et al. Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216478, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6478. Acesso em:http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624N/Ahttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerril, Manacés dos Santosengreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-06-08T18:28:53Zoai:app.uff.br:1/32624Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:58.636439Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
Teaching the Nursing Process according to YouTube videos: a descriptive-exploratory study
title Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
spellingShingle Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
Bezerril, Manacés dos Santos
Nursing Process
Nursing
Teaching
Webcasts
Audiovisual resources
Processo de Enfermagem
Enfermagem
Ensino
Webcasts
Recursos audiovisuais
title_short Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
title_full Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
title_fullStr Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
title_full_unstemmed Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
title_sort Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
author Bezerril, Manacés dos Santos
author_facet Bezerril, Manacés dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerril, Manacés dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing Process
Nursing
Teaching
Webcasts
Audiovisual resources
Processo de Enfermagem
Enfermagem
Ensino
Webcasts
Recursos audiovisuais
topic Nursing Process
Nursing
Teaching
Webcasts
Audiovisual resources
Processo de Enfermagem
Enfermagem
Ensino
Webcasts
Recursos audiovisuais
description Identificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
2024-03-06T17:35:50Z
2024-03-06T17:35:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRIL, M. dos S. et al. Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216478, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6478. Acesso em:
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624
N/A
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478
identifier_str_mv BEZERRIL, M. dos S. et al. Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216478, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6478. Acesso em:
N/A
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv OBJN
N/A
publisher.none.fl_str_mv OBJN
N/A
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823626949754880