Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
DOI: | 10.17665/1676-4285.20216478 |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624 https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478 |
Resumo: | Identificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada. |
id |
UFF-2_8bad20b7e9e3fa9fe21d6476f4dedb86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32624 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratórioTeaching the Nursing Process according to YouTube videos: a descriptive-exploratory studyNursing ProcessNursingTeachingWebcastsAudiovisual resourcesProcesso de EnfermagemEnfermagemEnsinoWebcastsRecursos audiovisuaisIdentificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada.SimTo identify YouTube videos on the Nursing Process as a teaching theme in the national context. Method: A descriptive-exploratory and quanti-qualitative study, carried out with YouTube videos in November 2019, in which the main data identified were posting date and total views, author, video category, participant and content. Results: Among the 23 videos in the final sample, videos were identified in the period from 2016 to 2019, with predominance of the year 2018 (10; 43.9%), nursing professionals (17; 65.3%) as participants, and definition of the Nursing Process (12, 27.2%) as the content addressed. Discussion: Ease of access, existence of video sharing websites, the importance of the Nursing Process, and the development of partnerships between teaching and health organizations enhance the construction of audiovisual tools. Conclusion: The videos explain the concept of the Nursing Process and its stages and display the content through dialogical exposition.OBJNN/A2024-03-06T17:35:50Z2024-03-06T17:35:50Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlapplication/pdfapplication/epub+zipBEZERRIL, M. dos S. et al. Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216478, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6478. Acesso em:http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624N/Ahttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerril, Manacés dos Santosengreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-06-08T18:28:53Zoai:app.uff.br:1/32624Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-06-08T18:28:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório Teaching the Nursing Process according to YouTube videos: a descriptive-exploratory study |
title |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório |
spellingShingle |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório Bezerril, Manacés dos Santos Nursing Process Nursing Teaching Webcasts Audiovisual resources Processo de Enfermagem Enfermagem Ensino Webcasts Recursos audiovisuais Bezerril, Manacés dos Santos Nursing Process Nursing Teaching Webcasts Audiovisual resources Processo de Enfermagem Enfermagem Ensino Webcasts Recursos audiovisuais |
title_short |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório |
title_full |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório |
title_fullStr |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório |
title_full_unstemmed |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório |
title_sort |
Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório |
author |
Bezerril, Manacés dos Santos |
author_facet |
Bezerril, Manacés dos Santos Bezerril, Manacés dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerril, Manacés dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Process Nursing Teaching Webcasts Audiovisual resources Processo de Enfermagem Enfermagem Ensino Webcasts Recursos audiovisuais |
topic |
Nursing Process Nursing Teaching Webcasts Audiovisual resources Processo de Enfermagem Enfermagem Ensino Webcasts Recursos audiovisuais |
description |
Identificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 2024-03-06T17:35:50Z 2024-03-06T17:35:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BEZERRIL, M. dos S. et al. Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216478, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6478. Acesso em: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624 N/A https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478 |
identifier_str_mv |
BEZERRIL, M. dos S. et al. Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216478, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6478. Acesso em: N/A |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32624 https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
OBJN N/A |
publisher.none.fl_str_mv |
OBJN N/A |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1822222918997770240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17665/1676-4285.20216478 |