O processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Letícia Costa dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9845
Resumo: O presente estudo busca discutir o processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino (CEAQ) já que a escola sustenta-se à luz de tempos distintos: um colégio que valoriza as tradições passadas da localidade rural de Visconde de Mauá ao mesmo tempo em que incorpora mudanças globais vigentes e peculiares aos agentes na era moderna. Três são as indagações nucleares desta pesquisa: Em que medida esta dicotomia entre o local e o global gerou uma “crise de identidade” no CEAQ? Como a escola é vista pelos alunos neste momento de crise? Por que os principais projetos desenvolvidos pela escola sofreram um processo de fragilização e de evasão nos últimos anos? Que significados têm essa evasão? A fundamentação teórica adotada utiliza Anthony Giddens, Celso Castro, Peter Berger, Roberto Cardoso de Oliveira, Stuart Hall, Thomas Lukmann e Zygmunt Bauman. Dez entrevistas foram realizadas a fim de mapear a crise de identidade no CEAQ, a gênese desta instituição escolar, bem como o processo de modernização da região de Visconde de Mauá. Este estudo apresenta duas suposições: as mudanças nas técnicas dos projetos e nas formas de trabalho da escola, sem alterar seus valores resolvem de modo superficial a crise de identidade do CEAQ, atingindo precariamente mudanças na cultura da instituição escolar. Na “crise de identidade” do CEAQ entre o “novo” e o “velho” os alunos tentam conciliar os valores tradicionais da localidade com as novas tecnologias no âmbito do cotidiano escolar
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