A influência dos animês na escolha de hospedagem no Japão por brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerk, Luiza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28627
Resumo: Parte integrante do soft power nipônico, a cultura pop japonesa, foi usada como estratégia para mudar a imagem do Japão na sua reconstrução no pós Segunda Guerra Mundial. Um dos seus mecanismos foi a cultura otaku que se disseminou por meio de mangás, animês e jogos eletrônicos criando um mercado cultural expressivo em todo mundo. Da cultura otaku desenvolve-se o turismo otaku (ou peregrinação por animês) que também passa a ser usado como uma estratégia do soft power japonês. Entre as expressões desse tipo de turismo estão os quartos tematizados em hotéis e as hospedagens tradicionais japonesas em destinos em que as histórias dos personagens ocorreram. Por este prisma, o presente estudo, tem como objetivo identificar a influência dos animês na escolha dos meios de hospedagem por brasileiros que viajaram ou desejam viajar ao Japão. Utilizando-se de referenciais bibliográficos sobre a contemporaneidade e a cultura pop japonesa, a difusão dos animês, a influência do ‘Cool Japan’, o turismo otaku no Japão e os meios de hospedagem no país do sol nascente, construiu-se a base teórica que subsidiou a pesquisa quantitativa descritiva aplicada por meio eletrônico em grupos de interesse pelo tema, analisada à luz desta teoria. Como resultado, verificou-se que há influência dos animês na escolha dos meios de hospedagem para viagens de brasileiros ao Japão e que a preferência recaiu mais pela experiência imersiva nos destinos turísticos relacionados à temática em acomodações tradicionais japonesas do que pelos quartos temáticos de hotéis. Da pesquisa empírica dividida em dois grupos (viajantes que foram ao Japão e viajantes que têm interesse no Japão como destino turístico), observou-se que dos respondentes que visitaram o Japão e não se hospedaram nas acomodações mencionadas, o maior motivo que justificou a não estada, foi a falta de conhecimento sobre esses meios de hospedagem. Apontou-se ainda que, dos respondentes que possuem interesse no Japão como destino turístico, a xenofobia desenvolvida pela pandemia da Covid-19 não afetou o desejo de conhecer o país.
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