Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Miriam de Souza Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567
Resumo: Humanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, racional e outra do lado oposto, a área das humanas, e como tal, mais emotiva, intuitiva, subjetiva. Buscamos entender nesta pesquisa que é necessário o trabalho de integração disciplinar efetivo no contexto escolar, levando nossos alunos a entender, conhecer e até mesmo gostar das áreas de humanas e exatas de forma prazerosa e interativa, no entanto, para que isso realmente aconteça de forma concreta, é necessário que propostas curriculares sejam desenvolvidas para que o elo entre as “Duas Culturas” seja satisfatório dentro de nossas escolas. Na era atual de especialização crescente, o estudo em sala de aula de escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio desenvolve-se sempre num quadro disciplinar restrito, reforçando assim, a separação entre os saberes. Discutimos as ideias e pensamentos com um debate historiográfico de autores, filósofos e sociólogos importantes da nossa história como Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman e Michel Serres é nosso pensamento. Aqui percebemos que o aluno trás sua bagagem social e cultural, sendo possível e necessário apresentar projetos inovadores para serem aplicados em sala de aula, com concepções multidisciplinares e interdisciplinares sendo desenvolvidas verdadeiramente em nossas escolas, que conseguiremos resultados consideráveis e interessantes em nossas escolas. Conhecendo as ideias de Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire e outros estudiosos da educação, identificamos o verdadeiro significado da palavra “Educação”, que tem como perspectiva transformar cidadãos ativos, criativos e participativos na sociedade. A pesquisa tem como foco o estudo sobre o distanciamento entre as “Duas Culturas” – humanas e exatas no contexto escolar, buscando entender primeiramente este termo, que foi apresentado pela primeira vez por Snow numa Conferência ministrada por ele em Cambridge em 1956, porém que já vinha sendo discutido bem antes deste acontecimento. Mesmo após mais de 50 anos vimos que muito precisa ser feito e estudado acerca da reaproximação das “Duas Culturas”, algo importante para o desenvolvimento significativo da educação no Brasil e no mundo, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
id UFF-2_8c6a39de8eb51300cf39b040449326a1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27567
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolarDuas culturasHumanasExatasIntegração disciplinarConhecimentoProfessoresEnsinoCiências humanasCiências exatasInterdisciplinaridadeTwo cultureshumanitiesexact sciencesintegration of school subjectsknowledgeteachersHumanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, racional e outra do lado oposto, a área das humanas, e como tal, mais emotiva, intuitiva, subjetiva. Buscamos entender nesta pesquisa que é necessário o trabalho de integração disciplinar efetivo no contexto escolar, levando nossos alunos a entender, conhecer e até mesmo gostar das áreas de humanas e exatas de forma prazerosa e interativa, no entanto, para que isso realmente aconteça de forma concreta, é necessário que propostas curriculares sejam desenvolvidas para que o elo entre as “Duas Culturas” seja satisfatório dentro de nossas escolas. Na era atual de especialização crescente, o estudo em sala de aula de escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio desenvolve-se sempre num quadro disciplinar restrito, reforçando assim, a separação entre os saberes. Discutimos as ideias e pensamentos com um debate historiográfico de autores, filósofos e sociólogos importantes da nossa história como Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman e Michel Serres é nosso pensamento. Aqui percebemos que o aluno trás sua bagagem social e cultural, sendo possível e necessário apresentar projetos inovadores para serem aplicados em sala de aula, com concepções multidisciplinares e interdisciplinares sendo desenvolvidas verdadeiramente em nossas escolas, que conseguiremos resultados consideráveis e interessantes em nossas escolas. Conhecendo as ideias de Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire e outros estudiosos da educação, identificamos o verdadeiro significado da palavra “Educação”, que tem como perspectiva transformar cidadãos ativos, criativos e participativos na sociedade. A pesquisa tem como foco o estudo sobre o distanciamento entre as “Duas Culturas” – humanas e exatas no contexto escolar, buscando entender primeiramente este termo, que foi apresentado pela primeira vez por Snow numa Conferência ministrada por ele em Cambridge em 1956, porém que já vinha sendo discutido bem antes deste acontecimento. Mesmo após mais de 50 anos vimos que muito precisa ser feito e estudado acerca da reaproximação das “Duas Culturas”, algo importante para o desenvolvimento significativo da educação no Brasil e no mundo, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.Humanities and Exact Sciences. A connection between these two fields may seem absurd for some people because they may not know the commonalities between the exact sciences, which is more rigorous, objective and rational, and its counterpart, the humanity sciences, which is more emotional, intuitive and subjective. In this study, we sought to understand the need of an effective interdisciplinary integration within the schools, helping our students to understand, know and even enjoy the humanities and exact subjects in an interactive way. However, in order to achieve this, it is necessary that school curriculums are developed to create a satisfactory link between these “Two Cultures” inside our schools. In the current era of over-specialization, the classroom studies within the Elementary and High Schools are often developed in a restricted way, reinforcing the separation of the school subjects. We discuss the ideas and thoughts through a historiographic debate of authors, philosophers and sociologists who are historically important, such as, Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman and Michel Serres. Here, we realize that the student brings his or her social and cultural experiences, making it possible and necessary to offer innovative projects in the classroom. These projects should be developed in a multidisciplinary and interdisciplinary way to achieve significant and interesting results within our schools. Knowing the ideas of Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire and other scholars, we identified the true meaning of the word “Education”, which has the perspective of transforming people into active, creative and participative citizens. This research focuses on the study of the gap between the “Two Cultures” – humanities and exact sciences within schools. We sought to understand this term, which was first presented by Snow in a conference in Cambridge in 1956, although it has been discussed long before this event. Even after 50 years, we saw that much more should be done and studied in regards of the approximation between the “Two Cultures”, which is something important to a significant development of the education in Brazil and in the world, towards improvements in the teaching-learning process.164 f.Marques, Adílio Jorgehttp://lattes.cnpq.br/7617994755277783Paiva, Daniel Costa dehttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499Biasse, Anselmo Domingoshttp://lattes.cnpq.br/7720745281276961http://lattes.cnpq.br/9905090977653698Machado, Miriam de Souza Oliveira2023-01-16T20:32:44Z2023-01-16T20:32:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Miriam de Souza Oliveira. Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T20:32:47Zoai:app.uff.br:1/27567Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:14.873507Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
title Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
spellingShingle Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
Machado, Miriam de Souza Oliveira
Duas culturas
Humanas
Exatas
Integração disciplinar
Conhecimento
Professores
Ensino
Ciências humanas
Ciências exatas
Interdisciplinaridade
Two cultures
humanities
exact sciences
integration of school subjects
knowledge
teachers
title_short Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
title_full Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
title_fullStr Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
title_full_unstemmed Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
title_sort Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
author Machado, Miriam de Souza Oliveira
author_facet Machado, Miriam de Souza Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adílio Jorge
http://lattes.cnpq.br/7617994755277783
Paiva, Daniel Costa de
http://lattes.cnpq.br/9425925721844499
Biasse, Anselmo Domingos
http://lattes.cnpq.br/7720745281276961
http://lattes.cnpq.br/9905090977653698
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Miriam de Souza Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Duas culturas
Humanas
Exatas
Integração disciplinar
Conhecimento
Professores
Ensino
Ciências humanas
Ciências exatas
Interdisciplinaridade
Two cultures
humanities
exact sciences
integration of school subjects
knowledge
teachers
topic Duas culturas
Humanas
Exatas
Integração disciplinar
Conhecimento
Professores
Ensino
Ciências humanas
Ciências exatas
Interdisciplinaridade
Two cultures
humanities
exact sciences
integration of school subjects
knowledge
teachers
description Humanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, racional e outra do lado oposto, a área das humanas, e como tal, mais emotiva, intuitiva, subjetiva. Buscamos entender nesta pesquisa que é necessário o trabalho de integração disciplinar efetivo no contexto escolar, levando nossos alunos a entender, conhecer e até mesmo gostar das áreas de humanas e exatas de forma prazerosa e interativa, no entanto, para que isso realmente aconteça de forma concreta, é necessário que propostas curriculares sejam desenvolvidas para que o elo entre as “Duas Culturas” seja satisfatório dentro de nossas escolas. Na era atual de especialização crescente, o estudo em sala de aula de escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio desenvolve-se sempre num quadro disciplinar restrito, reforçando assim, a separação entre os saberes. Discutimos as ideias e pensamentos com um debate historiográfico de autores, filósofos e sociólogos importantes da nossa história como Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman e Michel Serres é nosso pensamento. Aqui percebemos que o aluno trás sua bagagem social e cultural, sendo possível e necessário apresentar projetos inovadores para serem aplicados em sala de aula, com concepções multidisciplinares e interdisciplinares sendo desenvolvidas verdadeiramente em nossas escolas, que conseguiremos resultados consideráveis e interessantes em nossas escolas. Conhecendo as ideias de Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire e outros estudiosos da educação, identificamos o verdadeiro significado da palavra “Educação”, que tem como perspectiva transformar cidadãos ativos, criativos e participativos na sociedade. A pesquisa tem como foco o estudo sobre o distanciamento entre as “Duas Culturas” – humanas e exatas no contexto escolar, buscando entender primeiramente este termo, que foi apresentado pela primeira vez por Snow numa Conferência ministrada por ele em Cambridge em 1956, porém que já vinha sendo discutido bem antes deste acontecimento. Mesmo após mais de 50 anos vimos que muito precisa ser feito e estudado acerca da reaproximação das “Duas Culturas”, algo importante para o desenvolvimento significativo da educação no Brasil e no mundo, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16T20:32:44Z
2023-01-16T20:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Miriam de Souza Oliveira. Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567
identifier_str_mv MACHADO, Miriam de Souza Oliveira. Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823633157324800