Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567 |
Resumo: | Humanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, racional e outra do lado oposto, a área das humanas, e como tal, mais emotiva, intuitiva, subjetiva. Buscamos entender nesta pesquisa que é necessário o trabalho de integração disciplinar efetivo no contexto escolar, levando nossos alunos a entender, conhecer e até mesmo gostar das áreas de humanas e exatas de forma prazerosa e interativa, no entanto, para que isso realmente aconteça de forma concreta, é necessário que propostas curriculares sejam desenvolvidas para que o elo entre as “Duas Culturas” seja satisfatório dentro de nossas escolas. Na era atual de especialização crescente, o estudo em sala de aula de escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio desenvolve-se sempre num quadro disciplinar restrito, reforçando assim, a separação entre os saberes. Discutimos as ideias e pensamentos com um debate historiográfico de autores, filósofos e sociólogos importantes da nossa história como Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman e Michel Serres é nosso pensamento. Aqui percebemos que o aluno trás sua bagagem social e cultural, sendo possível e necessário apresentar projetos inovadores para serem aplicados em sala de aula, com concepções multidisciplinares e interdisciplinares sendo desenvolvidas verdadeiramente em nossas escolas, que conseguiremos resultados consideráveis e interessantes em nossas escolas. Conhecendo as ideias de Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire e outros estudiosos da educação, identificamos o verdadeiro significado da palavra “Educação”, que tem como perspectiva transformar cidadãos ativos, criativos e participativos na sociedade. A pesquisa tem como foco o estudo sobre o distanciamento entre as “Duas Culturas” – humanas e exatas no contexto escolar, buscando entender primeiramente este termo, que foi apresentado pela primeira vez por Snow numa Conferência ministrada por ele em Cambridge em 1956, porém que já vinha sendo discutido bem antes deste acontecimento. Mesmo após mais de 50 anos vimos que muito precisa ser feito e estudado acerca da reaproximação das “Duas Culturas”, algo importante para o desenvolvimento significativo da educação no Brasil e no mundo, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFF-2_8c6a39de8eb51300cf39b040449326a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27567 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolarDuas culturasHumanasExatasIntegração disciplinarConhecimentoProfessoresEnsinoCiências humanasCiências exatasInterdisciplinaridadeTwo cultureshumanitiesexact sciencesintegration of school subjectsknowledgeteachersHumanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, racional e outra do lado oposto, a área das humanas, e como tal, mais emotiva, intuitiva, subjetiva. Buscamos entender nesta pesquisa que é necessário o trabalho de integração disciplinar efetivo no contexto escolar, levando nossos alunos a entender, conhecer e até mesmo gostar das áreas de humanas e exatas de forma prazerosa e interativa, no entanto, para que isso realmente aconteça de forma concreta, é necessário que propostas curriculares sejam desenvolvidas para que o elo entre as “Duas Culturas” seja satisfatório dentro de nossas escolas. Na era atual de especialização crescente, o estudo em sala de aula de escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio desenvolve-se sempre num quadro disciplinar restrito, reforçando assim, a separação entre os saberes. Discutimos as ideias e pensamentos com um debate historiográfico de autores, filósofos e sociólogos importantes da nossa história como Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman e Michel Serres é nosso pensamento. Aqui percebemos que o aluno trás sua bagagem social e cultural, sendo possível e necessário apresentar projetos inovadores para serem aplicados em sala de aula, com concepções multidisciplinares e interdisciplinares sendo desenvolvidas verdadeiramente em nossas escolas, que conseguiremos resultados consideráveis e interessantes em nossas escolas. Conhecendo as ideias de Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire e outros estudiosos da educação, identificamos o verdadeiro significado da palavra “Educação”, que tem como perspectiva transformar cidadãos ativos, criativos e participativos na sociedade. A pesquisa tem como foco o estudo sobre o distanciamento entre as “Duas Culturas” – humanas e exatas no contexto escolar, buscando entender primeiramente este termo, que foi apresentado pela primeira vez por Snow numa Conferência ministrada por ele em Cambridge em 1956, porém que já vinha sendo discutido bem antes deste acontecimento. Mesmo após mais de 50 anos vimos que muito precisa ser feito e estudado acerca da reaproximação das “Duas Culturas”, algo importante para o desenvolvimento significativo da educação no Brasil e no mundo, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.Humanities and Exact Sciences. A connection between these two fields may seem absurd for some people because they may not know the commonalities between the exact sciences, which is more rigorous, objective and rational, and its counterpart, the humanity sciences, which is more emotional, intuitive and subjective. In this study, we sought to understand the need of an effective interdisciplinary integration within the schools, helping our students to understand, know and even enjoy the humanities and exact subjects in an interactive way. However, in order to achieve this, it is necessary that school curriculums are developed to create a satisfactory link between these “Two Cultures” inside our schools. In the current era of over-specialization, the classroom studies within the Elementary and High Schools are often developed in a restricted way, reinforcing the separation of the school subjects. We discuss the ideas and thoughts through a historiographic debate of authors, philosophers and sociologists who are historically important, such as, Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman and Michel Serres. Here, we realize that the student brings his or her social and cultural experiences, making it possible and necessary to offer innovative projects in the classroom. These projects should be developed in a multidisciplinary and interdisciplinary way to achieve significant and interesting results within our schools. Knowing the ideas of Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire and other scholars, we identified the true meaning of the word “Education”, which has the perspective of transforming people into active, creative and participative citizens. This research focuses on the study of the gap between the “Two Cultures” – humanities and exact sciences within schools. We sought to understand this term, which was first presented by Snow in a conference in Cambridge in 1956, although it has been discussed long before this event. Even after 50 years, we saw that much more should be done and studied in regards of the approximation between the “Two Cultures”, which is something important to a significant development of the education in Brazil and in the world, towards improvements in the teaching-learning process.164 f.Marques, Adílio Jorgehttp://lattes.cnpq.br/7617994755277783Paiva, Daniel Costa dehttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499Biasse, Anselmo Domingoshttp://lattes.cnpq.br/7720745281276961http://lattes.cnpq.br/9905090977653698Machado, Miriam de Souza Oliveira2023-01-16T20:32:44Z2023-01-16T20:32:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Miriam de Souza Oliveira. Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T20:32:47Zoai:app.uff.br:1/27567Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:14.873507Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
title |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
spellingShingle |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar Machado, Miriam de Souza Oliveira Duas culturas Humanas Exatas Integração disciplinar Conhecimento Professores Ensino Ciências humanas Ciências exatas Interdisciplinaridade Two cultures humanities exact sciences integration of school subjects knowledge teachers |
title_short |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
title_full |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
title_fullStr |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
title_sort |
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar |
author |
Machado, Miriam de Souza Oliveira |
author_facet |
Machado, Miriam de Souza Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Adílio Jorge http://lattes.cnpq.br/7617994755277783 Paiva, Daniel Costa de http://lattes.cnpq.br/9425925721844499 Biasse, Anselmo Domingos http://lattes.cnpq.br/7720745281276961 http://lattes.cnpq.br/9905090977653698 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Miriam de Souza Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Duas culturas Humanas Exatas Integração disciplinar Conhecimento Professores Ensino Ciências humanas Ciências exatas Interdisciplinaridade Two cultures humanities exact sciences integration of school subjects knowledge teachers |
topic |
Duas culturas Humanas Exatas Integração disciplinar Conhecimento Professores Ensino Ciências humanas Ciências exatas Interdisciplinaridade Two cultures humanities exact sciences integration of school subjects knowledge teachers |
description |
Humanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, racional e outra do lado oposto, a área das humanas, e como tal, mais emotiva, intuitiva, subjetiva. Buscamos entender nesta pesquisa que é necessário o trabalho de integração disciplinar efetivo no contexto escolar, levando nossos alunos a entender, conhecer e até mesmo gostar das áreas de humanas e exatas de forma prazerosa e interativa, no entanto, para que isso realmente aconteça de forma concreta, é necessário que propostas curriculares sejam desenvolvidas para que o elo entre as “Duas Culturas” seja satisfatório dentro de nossas escolas. Na era atual de especialização crescente, o estudo em sala de aula de escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio desenvolve-se sempre num quadro disciplinar restrito, reforçando assim, a separação entre os saberes. Discutimos as ideias e pensamentos com um debate historiográfico de autores, filósofos e sociólogos importantes da nossa história como Charles Percy Snow, Zygmunt Bauman e Michel Serres é nosso pensamento. Aqui percebemos que o aluno trás sua bagagem social e cultural, sendo possível e necessário apresentar projetos inovadores para serem aplicados em sala de aula, com concepções multidisciplinares e interdisciplinares sendo desenvolvidas verdadeiramente em nossas escolas, que conseguiremos resultados consideráveis e interessantes em nossas escolas. Conhecendo as ideias de Moacir Gadotti, Ivani Fazenda, Jurjo Torres Santomé, Paulo Freire e outros estudiosos da educação, identificamos o verdadeiro significado da palavra “Educação”, que tem como perspectiva transformar cidadãos ativos, criativos e participativos na sociedade. A pesquisa tem como foco o estudo sobre o distanciamento entre as “Duas Culturas” – humanas e exatas no contexto escolar, buscando entender primeiramente este termo, que foi apresentado pela primeira vez por Snow numa Conferência ministrada por ele em Cambridge em 1956, porém que já vinha sendo discutido bem antes deste acontecimento. Mesmo após mais de 50 anos vimos que muito precisa ser feito e estudado acerca da reaproximação das “Duas Culturas”, algo importante para o desenvolvimento significativo da educação no Brasil e no mundo, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-16T20:32:44Z 2023-01-16T20:32:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Miriam de Souza Oliveira. Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Miriam de Souza Oliveira. Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823633157324800 |